Apresentação

O Simpósio Nacional de Biocombustíveis - BIOCOM é um evento organizado anualmente pela Associação Brasileira de Química - ABQ e realizará sua decima edição no período de 24 a 26 de abril de 2017, na sede da ADUFEPE, Av. dos Economistas, s/n - Campus Universitário da UFPE, em Recife, capital do Estado de Pernambuco, em comemoração aos dez anos de criação do BIOCOM que nasceu naquela cidade.
Fazem parte da comissão científica e organizadora do evento as seguintes Instituições: UFPE, UPE, UFRPE, IFEP, UNICAP e UNINASSAU. Além das universidades, contamos com o apoio do CRQ-I Região na organização do evento.
O BIOCOM, desde sua primeira edição, tem se pautado nas seguintes diretrizes: abrangência nacional, diversificação de temas e pluralidade de setores participantes. O evento tem sede itinerante e palestrantes de diferentes regiões, tenta abordar mais do que os biocombustíveis consolidados e busca a interação entre agentes governamentais, profissionais de centros de pesquisa, universidades, setor produtivo e, estudantes de nível médio, de graduação e pós-graduação. O programa deve fomentar a discussão não apenas nas novidades tecnológicas, mas também de aspectos com política, mercado, perspectivas e meio ambiente. O BIOCOM pretende identificar alternativas, reconhecer gargalos, propor soluções e projetar futuros cenários, propondo-se, ainda, a facilitar a criação de parceria entre os diversos setores. Na sua décima edição, o tema central é a Sustentabilidade na produção de biocombustíveis. Serão discutidos assuntos relacionados com novas fontes de produção, impactos ambientais, análises térmica, catalisadores e legislação de biocombustíveis.
O Simpósio envolve mesas-redondas, palestras e sessões de apresentação de pôsteres. Como pré-evento ocorrerão cursos, Duas Comissões com base foram constituídas a partir do estabelecimento da parceria entre as instituições promotoras. Nomes de reconhecimento nacional foram somados para aumentar a representatividade e o caráter não regional e multi-institucional do evento.
A experiência da ABQ na organização de eventos é um fator facilitador importante neste projeto.  Anualmente, além do BIOCOM, a ABQ promove o Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI), o Encontro de Tecnologia Química (ENTEQUI) e o Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Este último, o mais tradicional, vai para a sua 57a edição. Para que o simpósio ocorra, a organização contará com as taxas de inscrições, as quais, entretanto, não cobrem o custo estimado do evento. A ABQ e demais colaboradores pretendem assumir parte das despesas, seja com serviços e infra-estrutura, seja com recursos financeiros. Assim, a organização do 10o BIOCOM submete, neste momento, sua solicitação de auxílio à CAPES.

Atenciosamente,
Profa. Dra. Silvana Carvalho de Souza Calado
Presidente do 10º BIOCOM