Convidados

ADEILTON PEREIRA MACIEL

ADEILTON PEREIRA MACIEL

Químico Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal da Paraíba, Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos.
Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, biotecnologia e formação de professores.



BRUNO COLLING KLEIN

BRUNO COLLING KLEIN

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Faz parte da Divisão de Sustentabilidade do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde participa do desenvolvimento da Biorrefinaria Virtual de Cana-de-Açúcar (BVC).
Tem experiência na produção de biocombustíveis e bioprodutos e no mercado global de renováveis. Suas áreas de interesse incluem cultivo e processamento de microalgas; conversão de biomassa em bioprodutos e combustíveis líquidos avançados; processamento termoquímico de biomassa; design e análise de biorrefinarias; modelagem e simulação de processos; e avaliação de sustentabilidade.

CRISTINA ALVES LACERDA

CRISTINA ALVES LACERDA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo.
Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Maranhão.
É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Química Analítica (LPQA), vinculado ao Núcleo de Petróleo e Energia (NEPE).
É coordenadora da qualidade do Laboratório de Análises e Pesquisa em Química Analítica de Petróleo e Biocombustíveis (LAPQAP).
Possui experiência em gestão da Qualidade para Laboratórios de Combustíveis e Biocombustíveis, de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia líquida e gasosa, SPME, espectrometria de massas, controle de qualidade de combustíveis e biocombustíveis.

GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO

GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1978), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutorado em Química - Universite Pierre et Marie Curie - Paris/França (1993).
Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará e Pesquisador 2 do CNPq.
Ocupou vários cargos dentro da Universidade tais como: Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química por quatro anos, Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação por dois anos e Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais por quatro anos. Entre março de 2011 e dezembro de 2014 foi Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de catalisadores heterogêneos, transformação de óleos vegetais utilizando catalisadores heterogêneos (transesterificação, esterificação, hidrogenação, craqueamento), análise de óleos vegetais e derivados, análise de combustíveis (álcool, diesel, gasolina e biodiesel). 

GILZA MARIA PIEDADE PRAZERES

GILZA MARIA PIEDADE PRAZERES

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1987),
mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1977) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2003).
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia de força, afm, force spectroscopy, cell-protein interaction e interação células-proteínas.