Convidados

ALBERTO WISNIEWSKI JUNIOR

ALBERTO WISNIEWSKI JUNIOR

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 , é Bacharel em Química pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Paraná (2003), doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), e possui estágio pós-doutoral junto ao Grupo de Processos Termoquímicos da Universidad de Zaragoza na Espanha (2014).
Atuou na Universidade de Blumenau (FURB) no período 2001 à 2010 como gerente do Lab. de Cromatografia, e como coordenador do IPTB/FURB no período de 2007 à 2010. Atualmente é professor do DQI da Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Biocombustívies, Energia da Biomassa, Petróleo, Pirólise e Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Biocombustíveis de 2ª geração pelo processo de Conversão Térmica de Biomassa (Pirólise); Petróleo (Geoquímica orgânica); Espectrometria de Massas, Cromatografia a gás Bidimensional Abrangente, e micropirólise analítica.

ALEXANDRE RICARDO PEREIRA SCHULER

ALEXANDRE RICARDO PEREIRA SCHULER

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestre em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1968).
Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco.
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Biocombustíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, controle de processo e cromatografia líquida e gasosa.
Foi coordenador do antigo Programa de Pós-Graduação em Química do pre-existente Departamento de Química da UFPE, coordenador do Curso de Química Industrial da UFPE, Chefe do Departamento de Química da UFPE e Diretor do Centro de Tecnologia da UFPE.
Aposentado em 2015, continua exercendo atividades de pesquisa na área de biodiesel no DEQ e no DEN e como docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFPE.

ALFREDO OLIVERA GÁLVEZ

ALFREDO OLIVERA GÁLVEZ
Biólogo, possui Bacharelado em Biologia pela Universidad Ricardo Palma - Peru (1983), Doutorado em Biologia de organismos aquáticos e Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Brasil (1998) e Pós Doutorado em Maricultura no Waddell Mariculture Center em South Carolina - USA (2009).
Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Brasil.
Atua na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca tendo experiencia em: Cultivo e Biotecnologia de Microalgas e Sustentabilidade da Aquicultura. Coordenou os projetos : Microalgas para Indústrias de Biodiesel, Farmoquimicos e Energia;. Obtenção de Carotenóides natural denominado Astaxantina a partir da microalga Haematococcus fluvialis para a produção e comercialização de encapsulados; Avaliação da inoculação das diatomáceas Navicula sp, Amphora sp e Thalassiosira fluviatilis no cultivo super-intensivo de Litopenaeus vannamei em meio heterotrófico e outros que envolvem a producao de microalgas para aquicultura, biotecnologia e bionergia.

EXPEDITO JOSÉ DE SÁ PARENTE JÚNIOR

EXPEDITO JOSÉ DE SÁ PARENTE JÚNIOR

Engenheiro químico, consultor internacional em temas agroindustriais e energias renováveis, mais de dez anos ocupando cargos de diretoria no desenvolvimento tecnológico, engenharia, implantação e gerenciamento de operações industriais em empresas do setor de agronegócios, químico, alimentício e energias renováveis no Brasil e no Exterior, e empreendedor tecnológico com  experiência bem sucedida no desenvolvimento de negócios de base tecnológica, desde a concepção em fases de protótipos até a estruturação de complexas operações industriais de larga escala. Participou ativamente da concepção do programa nacional de produção e uso de biocombustíveis.
É membro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Com know-how transversal nas áreas tecnológicas e expertise em desenvolvimento de negócios e industrial, coordenou um portfolio de projetos de desenvolvimento em cooperação com diversas instituições de base tecnológica reconhecidas no Brasil e no Exterior.
Participa frequentemente como palestrante de vários fóruns de discussão no tema da energia e biocombustíveis em diversos países.
Possui mais de uma dezena de publicações científicas em periódicos internacionais em coautoria com mais de 40 pesquisadores.

FLORIVAL RODRIGUES DE CARVALHO

FLORIVAL RODRIGUES DE CARVALHO

Engenheiro Químico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-1984), especialização em Engenharia de Segurança (UFPE-1985), mestrado em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-1989) e doutorado em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-1996).
Professor adjunto do departamento de Engenharia Química da UFPE (desde 1996) e atualmente cedido para ocupar o cargo de Superintendente de Planejamento e Pesquisa na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ANP.
Anteriormente desempenhou as seguintes funções: secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife PCR,  assessor da diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP; presidente do Fórum dos Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia; coordenador do Laboratório de Combustíveis da UFPE.
Atuou por quase 10 anos como engenheiro químico nas empresas: Petroquímica do Nordeste - COPENE - (hoje BRASKEM) e na Usina de Açúcar e Álcool Bom Jesus (Cabo-PE), quando acumulou uma larga experiência nas áreas de: pesquisa, desenvolvimento, acompanhamento de processo, projeto e operação industrial, tanto no setor petroquímico, quanto na produção de açúcar e álcool.

JEAN HELITON LOPES DOS SANTOS

JEAN HELITON LOPES DOS SANTOS

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestre em Engenharia Química (2005) pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente é pesquisador visitante do PRH-28/ANP da UFPE (Programa dos Recursos Humanos da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e cursando doutorado em Eng. Química na UFPE.
Experiência no ramo acadêmico na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Químicos Industriais, Reatores Químicos e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrogenação de carboidratos, síntese e caracterização de adsorventes e catalisadores, remoção de compostos sulfurados de combustíveis por adsorção, remoção de acidez naftênica com adsorventes de materiais de transição. Experiência profissional na área de fabricação de pólvora negra e explosivos, controle de qualidade de combustíveis líquidos e fiscalização em obras e instalação de equipamentos de postos de combustíveis atentando também para enquadramento ambiental.

JOSÉ FERNANDO THOMÉ JUCÁ

JOSÉ FERNANDO THOMÉ JUCÁ

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestre em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid (1990) e Pós Doutor pela Universidade de São Paulo (2011).
Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1981 e Pesquisador do CNPq desde 1991, com bolsa de produtividade 1B desde 2005.
Em 1994 criou o Grupo de Geotecnia Ambiental (GRS/UFPE), onde coordena vários projetos de pesquisa financiados por agências de fomento Estadual, Federal e Municipal, dentre eles Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), P&D CHESF/ANEEL e FINEP, nas áreas de Geotecnia Ambiental, Bienergia e Resíduos Sólidos Urbanos. Atualmente coordena o projeto de pesquisa "Alternativas tecnológicas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, com base na experiência da Europa, Estados Unidos e Japão", financiado pelo BNDES, com a participação de 62 consultores do Brasil e exterior.
Nos últimos 10 anos publicou 27 artigos em periódicos especializados. Também publicou 228 trabalhos completos em congressos nacionais e internacionais. Possui 4 livros publicados, 6 livros organizados e 10 capítulos de livros publicados. A partir da criação do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, em 1995, orientou 29 dissertações de mestrado. Em 2000 foi implantado o doutorado, onde orientou 9 teses, inclusive a primeira do Programa, defendida em dezembro de 2003.
Atualmente é Professor Titular da UFPE (após concurso público realizado em 2010), orienta 6 dissertações de mestrado, 7 teses de doutoramento e 1 pós-doutoramento. No Programa de Pós Graduação, ministra as disciplinas de Geotecnia Ambiental, Ensaios de Campo e Instrumentação, Solos Não Saturados, Percolação e Adensamento.
No período de 1995 a 1998 foi o Presidente do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) e de 2005 a 2010 foi Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

JOSÉ MAURICIO DOS SANTOS FILHO

JOSÉ MAURICIO DOS SANTOS FILHO

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco, curso concluído em 1999 com Láurea Acadêmica. Seguindo a linha de pesquisa realizada durante a gradução, obtive o título de mestre em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), com foco no planejamento bioisostérico, síntese e avaliação biológica de compostos heterocíclicos. Após aprovação no programa conjunto da CAPES/CNPq e DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), iniciou o doutorado no Chemie Institut da Universität Bremen, Alemanha, obtendo em 2006 o título "Doktor der Naturwissenschaft" com predicado "magna cum laude".
Atualmente, é do corpo docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao curso de Engenharia de Alimentos.

LUIZ PEREIRA RAMOS

LUIZ PEREIRA RAMOS

Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Obteve seu Bacharelado em Química (1978-82) pela Universidade Católica do Paraná, Mestrado em Bioquímica pela UFPR (1983-87) e Doutorado pelo Ottawa-Carleton Institute of Biology, University of Ottawa, Canadá (1988-92). É membro da Sociedade Brasileira de Química e da American Oil Chemist’s Society. Na UFPR, leciona Cromatografia, Espectrometria, Biocatálise e Química de Recursos Renováveis. Suas linhas de pesquisa envolvem química da madeira, química de carboidratos, bioprocessos e tecnologias de produção de biocombustíveis de primeira e segunda geração (biodiesel e bioetanol). Até hoje, publicou cerca de 54 artigos científicos, 11 capítulos de livro, 6 patentes, 44 trabalhos completos em congresso e mais de 140 comunicações em congresso, além da edição de 3 livros e/ou anais de congresso. Na pós-graduação, orientou mais de 20 estudantes de mestrado e doutorado e atualmente supervisiona 5 mestrandos e 3 doutorandos. Tem atuado como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UFPR desde 2006 e é líder de várias atividades de pesquisa no âmbito do Programa Brasileiro de Produção e Uso de Biodiesel.

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1998).
Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise Térmica, Espectroscopia IV, Espectroscopia de Absorção Atômica, Espectroscopia de Absorção Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de alimentos, análise de medicamentos.

MARIA DE LOS ANGELES PEREZ FERNANDEZ PALHA

MARIA DE LOS ANGELES PEREZ FERNANDEZ PALHA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).
Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Foi vice-coordenadora do Curso de Engenharia Química da UFPE entre outubro de 2002 e agosto de 2005. Coordenadora do Curso de Engenharia Química da UFPE desde agosto de 2005.
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Zymomonas mobilis, cinética enzimática, Cladosporium cladosporioides, auto-imobilização de células, produção de biopigmentos; produção de biogás. Participa em vávios projetos do Grupo de Resíduos Sólidos do Depto de Engenharia Civil da UFPE. Pesquisa a degradação de óleo Diesel por via microbiana. Trabalha com aproveitamento de Glicerina oriunda do biodiesel para produção de energia.

RAFAEL SILVA MENEZES

RAFAEL SILVA MENEZES

Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
É Analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Atualmente está como Coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI).
No Ministério é o responsável pelo Desenvolvimento Tecnológico do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) e pela a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
De 2004 a 2007 exerceu funções profissionais na ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica) tendo participado como Analista de C&T da Equipe Técnica da Unidade de Gestão Estratégica do Agronegócio GEAGRO e da Unidade de Arranjos Produtivos Locais APL s.
Possui cursos na área de Gestão do Conhecimento, em Biodiesel e em Elaboração, Acompanhamento e Avaliação de Projetos.
Tem experiência na área de Agronomia e Bioenergia, atuando principalmente nos seguintes temas: biocombustíveis, energias renováveis, desenvolvimento regional sustentável, agropolos e arranjos produtivos locais.
 

RENATO AUGUSTO PONTES CUNHA

RENATO AUGUSTO PONTES CUNHA

Presidente do SINDAÇÚCAR-PE, Vice-Presidente da FIEPE (FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO) e Vice Presidente do FNS (FÓRUM NACIONAL SUCROENERGÉTICO).
Formou-se em Direito na UFPE, em 1981. É Mestre em Economia – PIMES – UFPE 2009/2010.  É pós-graduado em Administração Financeira pela FESP - Universidade de Pernambuco -1982. Cursou MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas/UNICAP.
Exerceu cargos executivos em grandes empresas sucroenergéticas da região, como o Grupo Farias e o Grupo EQM.  Em 1999 foi contratado para o cargo de Diretor do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco - SINDAÇÚCAR, e em 12 de junho de 2000, assumiu o cargo de Presidente da entidade.
É autor de dois livros. É membro efetivo da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Governo Federal, Membro Titular do Conselho Temático da Agroindústria da CNI – COAGRO -- Confederação Nacional da Indústria. 

ROBERIO FERNANDES ALVES DE OLIVEIRA

ROBERIO FERNANDES ALVES DE OLIVEIRA

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Análise Instrumental pelo CEFET Minas Gerais, specialista em Gestão de Resíduos Urbanos, Especiais e Industriais; Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas; Contaminação de Águas e Processos de Depuração.
Atividades Profissionais: Presidente da ABQ; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ; Professor convidado em cursos de MBA na área de Planejamento e Gestão Ambiental e de Gestão da Qualidade.
Foi Vice-Presidente da ABQ Regional RJ e Coordenador de Cursos da ABQ. 

SÉRGIO PERES RAMOS DA SILVA

SÉRGIO PERES RAMOS DA SILVA

Possui graduação em Química Industrial (2006) e em Engenharia Mecânica (1981) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestrado em Applied Mechanics (1987) e especialização em Turbinas a Gás (1990) no CRANFIELD INSTITUTE OF TECHNOLOGY, na Inglaterra; e, doutorado em ENGENHARIA MECÂNICA (gaseificação de bagaço de cana) pela UNIVERSITY OF FLORIDA (1997), nos Estados Unidos.
Atualmente é professor da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco onde leciona Termodinâmica, Máquinas Térmicas e Fontes Alternativas de Energia na graduação dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica e Tecnologia do Potencial Energético de Biomassa no Mestrado Profissional de Tecnologia da Energia. Coordena o POLICOM - Laboratório de Combustíveis e Energia da Universidade de Pernambuco, e é um dos co-coordenadores da área de co-produtos da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB).
Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Química, com ênfase em Engenharia Térmica e biodiesel, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, biodiesel, glicerina, geração de energia, gaseificação de biomasssa, utilização de microalgas para produção de biocombustíveis, biogás, cogeracao e aproveitamento energético de residuos (WTE).

SILVANA CARVALHO DE SOUZA CALADO

SILVANA CARVALHO DE SOUZA CALADO

Doutora em Oceanografia pela UFPE (2004), Mestre em Ciências dos Alimentos pela UFPE (1996), Especialista em Saneamento Ambiental pela UFPE (1988), Química Industrial pela UNICAP (1982). Atuação profissional: Na UFPE: Chefe do Laboratório de Controle de Qualidade Departamento de Engenharia Química (desde 1989 até a presente data); Vice-chefe do Departamento de Engenharia Química (1989-1990); Chefe do Departamento de Engenharia Química (1991-1992); Membro de Colegiado do curso de Química Industrial (1992-1996); Coordenadora de Programa Institucional de Qualidade das Águas (1999 até a presente data); No CEFET-PE: Conselheira (2000-2002). No Conselho Regional de Química - Pernambuco: Conselheira (1998-2000); No Conselho Federal de Química: suplente de Conselheiro (2000-2008). Na ABQ-PE: Vice-Presidente (1997-1998); Presidente (1998-2001). Na ABQ Nacional: Vice-Presidente (2001-2003); Presidente (2003-2005); Conselheira Geral (2005-2007); atualmente é Diretora de Relacionamento Institucional.