Convidados

ADEILTON PEREIRA MACIEL

ADEILTON PEREIRA MACIEL

Químico Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal da Paraíba, Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos.
Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, biotecnologia e formação de professores.



ALESSANDRO SANCHES

ALESSANDRO SANCHES

Diretor Executivo da Associação Brasileira do Biogás e Biometano (ABiogás).
Idealizador do Instituto 17, uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, para viabilizar a difusão dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Tecnólogo em Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Lund, na Suécia, Doutor em Engenharia Civil na área de Saneamento e Ambiente pela Unicamp, e Pós-doutor em Planejamento Energético pela Universidade de São Paulo (USP).
Trabalhou por quatro anos como pesquisador no Instituto Real de Tecnologia (KTH), na Suécia.
Hoje, atua como consultor para United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) e registrado como avaliador de projetos de pesquisa em bioenergia pela Comissão Européia. Também atua como pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBio) da USP e do Research Centre for Gas Innovation (RCGI), iniciativa da USP, FAPESP e Shell. Além disso, ele é um dos pesquisadores brasileiros que participa da Grupo III sobre mitigação do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) para a elaboração do relatório AR6.

BRUNO COLLING KLEIN

BRUNO COLLING KLEIN

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Faz parte da Divisão de Sustentabilidade do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde participa do desenvolvimento da Biorrefinaria Virtual de Cana-de-Açúcar (BVC).
Tem experiência na produção de biocombustíveis e bioprodutos e no mercado global de renováveis. Suas áreas de interesse incluem cultivo e processamento de microalgas; conversão de biomassa em bioprodutos e combustíveis líquidos avançados; processamento termoquímico de biomassa; design e análise de biorrefinarias; modelagem e simulação de processos; e avaliação de sustentabilidade.

CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA

CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (1991), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).
Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Piauí, consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, consultora ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Piauí - PAPEPI, Consultora ad hoc da Fundação de Pesquisa do Estado de Pernambuco - FACEPE, Consultora ad hoc da Fundação de Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ, Consultora ad hoc dos periódicos, Fuel, Journal of the Brazilian Chemical Society, Industrial Crops & Products, entre outras.
Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Piaui (2014-2016, 206-2017).
É membro titular de Colegiado de Pós-Graduação de Química (PPGQ, desde 2010).
Participou na criação do Laboratório de Biodiesel e Materiais da UFPI (LBM, 2008).

CRISTINA ALVES LACERDA

CRISTINA ALVES LACERDA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo.
Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Maranhão.
É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Química Analítica (LPQA), vinculado ao Núcleo de Petróleo e Energia (NEPE).
É coordenadora da qualidade do Laboratório de Análises e Pesquisa em Química Analítica de Petróleo e Biocombustíveis (LAPQAP).
Possui experiência em gestão da Qualidade para Laboratórios de Combustíveis e Biocombustíveis, de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia líquida e gasosa, SPME, espectrometria de massas, controle de qualidade de combustíveis e biocombustíveis.

DAVINA CAMELO CHAVES

DAVINA CAMELO CHAVES

Graduação em Ciências Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1999), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2002); e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2006).
Atualmente é Professora e Diretora Geral do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão Campus Zé Doca.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produtos Naturais, Biocombustíveis, Alimentos e Educação.

GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO

GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1978), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutorado em Química - Universite Pierre et Marie Curie - Paris/França (1993).
Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará e Pesquisador 2 do CNPq.
Ocupou vários cargos dentro da Universidade tais como: Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química por quatro anos, Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação por dois anos e Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais por quatro anos. Entre março de 2011 e dezembro de 2014 foi Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de catalisadores heterogêneos, transformação de óleos vegetais utilizando catalisadores heterogêneos (transesterificação, esterificação, hidrogenação, craqueamento), análise de óleos vegetais e derivados, análise de combustíveis (álcool, diesel, gasolina e biodiesel). 

GILZA MARIA PIEDADE PRAZERES

GILZA MARIA PIEDADE PRAZERES

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1987),
mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1977) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2003).
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia de força, afm, force spectroscopy, cell-protein interaction e interação células-proteínas.

JOSÉ VITOR BOMTEMPO MARTINS

JOSÉ VITOR BOMTEMPO MARTINS

É engenheiro químico pela Escola de Química/UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutor em Economia Industrial pela École des Mines de Paris.
Atualmente, é coordenador do Grupo de Estudos em Bioeconomia da Escola de Química/UFRJ, pesquisador associado ao Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia/UFRJ, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Escola de Química/UFRJ, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, PPED, do Instituto de Economia, UFRJ.
Seus principais temas de pesquisa são: bioeconomia, inovações tecnológicas nas indústrias de processos químicos e de energia, competências para inovar, estratégias empresariais, estratégias tecnológicas e de inovação.

MARTA CÉLIA DANTAS SILVA

MARTA CÉLIA DANTAS SILVA

Possui graduação em Química, mestrado e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade Federal da Paraíba.
Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba no Centro de Energias Alternativas e Renováveis.
Desenvolve projetos de pesquisa na área de Energias Renováveis, com ênfase em Materiais Aplicados às Energias Renováveis: conversão da biomassa em biocombustíveis líquidos.

 

MIKELE CANDIDA SOUSA DE SANT ANNA

MIKELE CANDIDA SOUSA DE SANT ANNA

Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Engenharia Química pelo Núcleo de Mestrado em Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco.
Desenvolve trabalhos em Fluidodinâmica Computacional.
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Conversão de Energia.
Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão e Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia da Energia, da Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.