Palestras

15/05/2019 19:00h : A economia da bioenergia.

Súmula:
Diversos estudos têm reafirmado a importância da bioenergia e dos biocombustíveis, em particular, para as metas de descarbonização da economia que se colocam para as próximas décadas. Mas o papel dos biocombustíveis nesse processo tende a ser bastante diferente do tradicional papel dos produtos de primeira geração como o etanol e o biodiesel. A bioenergia deve se inserir cada vez mais na lógica da nova indústria da biomassa e da bioeconomia. Para atender os mercados da economia de baixo carbono, os biocombustíveis deverão enfrentar desafios de inovações em quatro frentes principais: matérias-primas, tecnologias de conversão, produtos e modelos de negócio. Os desafios do futuro da bioenergia são o tema central da palestra.

Palestrante: JOSÉ VITOR BOMTEMPO
Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Gilza Maria Piedade Prazeres – UFMA / ABQ-MA.


16/05/2019 09:30h : Cadeia produtiva do Biogás e Biometano.

Súmula:
O Brasil possui o maior potencial de produção de biogás do mundo, no entanto, seu aproveitamento ainda é incipiente. Grande parte disso deve-se ao pouco conhecimento a respeito da situação atual em termos de tecnologia ao redor do mundo para seu aproveitamento, bem como das inúmeras vantagens e potencialidades em diversos modelos de negócio. O objetivo dessa apresentação está centrado juntamente em demonstrar a viabilidade técnica e econômica do biogás e do biometano em diversas escalas e modelos de negócio diferentes, a fim de elucidar o público e atrair novos interessados em atuar nesse mercado novo e promissor que é esse biocombustível.

Palestrante: ALESSANDRO SANCHES
Currículo.

Apresentador: A ser indicado.


16/05/2019 14:30h : Produção de biocombustíveis avançados no Brasil.

Súmula:
No curto e médio prazos, a redução da dependência mundial de combustíveis fósseis passa pela produção de grandes quantidades de biomassa para síntese de biocombustíveis. Além de biocombustíveis convencionais já estabelecidos, como etanol de primeira geração (1G) e biodiesel, novos biocombustíveis com baixo impacto ambiental, ditos avançados, serão necessários para compor a matriz energética global e enfrentar o aquecimento global antrópico. Nessa apresentação, serão mostrados aspectos técnico-econômicos e ambientais para dois estudos de caso de produção de biocombustíveis avançados: etanol de segunda geração (2G) e biocombustíveis de aviação. As análises foram feitas utilizando a Biorrefinaria Virtual de Cana-de-Açúcar (BVC), ferramenta desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/CNPEM) para avaliação de sustentabilidade de biorrefinarias. Serão destacadas, também, a importância da produção de biocombustíveis avançados em integração com o setor sucroenergético e as perspectivas trazidas pelo Programa RenovaBio para viabilização econômica das rotas.

Palestrante: BRUNO COLLING KLEIN
Currículo.

Apresentador: A ser indicado.


16/05/2019 15:30h : Desafios da produção de biocombustíveis no nordeste.

Súmula:
O Brasil figura como um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo. Porém, em 2018, mais de 82% da produção nacional de biodiesel estava concentrada em duas regiões (Centro-oeste e Sul). Cada uma destas regiões produziu mais que o dobro da soma das outras três regiões (Nordeste, Norte e Sudeste). No caso do bioetanol, quase metade da produção nacional está concentrada em um único estado (São Paulo). Quais fatores contribuíram para esta desigualdade na produção de biocombustíveis? Quais as principais desvantagens dessa concentração da produção? Como reverter este quadro de forma equilibrada e sustentável econômica e ambientalmente? Todas essas questões, e outras, serão apresentadas nesta palestra.    

Palestrante: ADEILTON PEREIRA MACIEL
Currículo.

Apresentador: A ser indicado.


17/05/2019 09:30h : Matérias-primas oleosas para a produção de biodiesel.

Súmula:
INTRODUÇÃO; O BIODIESEL; PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DO BIODIESEL; A UTILIZAÇÃO DO BIODIESEL; BIODIESEL NO MUNDO; BIODIESEL NO BRASIL; MATÉRIAS – PRIMAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL; IMPACTOS AMBIENTAIS; DESAFIO CENTRAL DO DESENVOLVIMENTO DO SETOR - RENTABILIDADE; CONCLUSÃO E PESPECTIVA.

Palestrante: GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO
Currículo.

Apresentador: A ser indicado.


17/05/2019 14:30h : Produção integrada de biocombustíveis e insumos químicos.

Súmula:
Em breve.

Palestrante: PAULO ANSELMO ZIANI SUAREZ
Currículo.

Apresentador: A ser indicado.