ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: RECUPERAÇÃO DE PRATA DO REJEITO DA REVELAÇÃO FOTOGRÁFICA DE FILMES DOSIMÉTRICOS

AUTORES: SILVESTRE. R.G.1 (IC); SILVA. J.M.V. 1 (IC); ALCOFORADO. E. (PQ) (UFRPE)
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO1 (E-MAIL: RAQUELUFRPE@BOL.COM.BR)



RESUMO: RESUMO: Os profissionais de radiologia trabalham com um instrumento chamado dosímetro, material este que é enviado para um laboratório especializado com a finalidade de analisar a quantidade de radiação gama e raios-X que foi absorvida.
Quando este material é analisado é desprezada muita prata na solução fixadora que faz parte do processo de revelação, então a pesquisa teve como objetivo recuperar a prata, evitando que a mesma seja descartada ao meio ambiente, sendo reaproveitada em outras áreas, como por exemplo: confecção de bijuterias, espelhos, atividades odontológicas, cunho de moedas e etc.






PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: prata, rejeitos, meio ambiente

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O controle da radiação gama e raios-X em pessoas que trabalham em clínicas, indústrias e hospitais são realizados através da utilização de filmes dosimétricos (preto e branco). A dose de radiação é determinada com base na revelação fotográfica do filme exposto à radiação, seguida da medida da densidade ótica desse filme. No processo de revelação fotográfica, parte do conteúdo de prata do filme dissolve-se e mistura-se à solução fixadora (agente principal é o tiossulfato de sódio), essa solução torna-se rejeito, que deve ser tratado antes de ser descartado, recuperando-se a prata, um metal pesado nocivo ao meio ambiente.
A solução fixadora consiste basicamente de uma solução de tiossulfato de sódio, que tem a função de retirar o excesso de prata do filme revelado. Isto ocorre de acordo com a seguinte reação: AgBr + 2Na2 S2O3 -- Na3[Ag (S2O3)2] + NaBr. A prata presente no filme, sob a forma de brometo de prata (AgBr) é transformada em ditiossulfatoargentato de sódio – Na3[Ag (S2O3)2] pela ação do tiossulfato de sódio (Na2 S2O3). À medida que a solução fixadora vai sendo usada, ela se torna enriquecida de ditiossulfato argentato de sódio, até perder sua ação fixadora.


MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma atividade experimental eficiente de recuperação e purificação de prata do rejeito (solução fixadora vencida), proveniente do processo de revelação fotográfica de filmes dosimétricos.
A prata foi recuperada pela sua precipitação, a partir da sua solução fixadora, com ácido clorídrico. O método baseou-se na “quebra” do complexo ditiossulfatoargentato de sódio pela adição pela adição de ácido clorídrico (3mol/L), isto produziu a liberação de sulfeto de prata para a solução, havendo a formação, principalmente, do sulfeto de prata (Ag2S – Precipitado Preto).A partir daí foram tomadas amostras de 1g do precipitado para a extração da prata. Em seguida, purificamos a prata, para isto dissolveu-se a prata impura (Ag2S) com ácido nítrico, seguindo-se de uma nova precipitação com ácido clorídrico. O precipitado obtido, o cloreto de prata (AgCl) foi dissolvido com hidróxido de amônio e, por último, foi reduzida com ácido ascórbico (redutor orgânico).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi obtida uma eficiência de recuperação de prata igual a 98%, com as seguintes condições ótimas: concentração de ácido clorídrico: 3mol/L; relação volume de ácido/volume do rejeito:3mL/10mL; tempo de precipitação (sob agitação):2H ; pH igual 1,2. A partir do precipitado foi obtida uma média de 0,54g de prata purificada, que possui um grau de pureza na faixa de 95-99%, podendo desta forma ser aplicada diferentes propósitos. O processo definido foi elaborado para a escala maior, podendo até atender a produção real de um laboratório fotográfico.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O processo de recuperação da prata pela precipitação com acido clorídrico é simples, econômico, eficiente e facilmente adaptável a uma escala maior, o que deverá ser feito em breve. O processo de purificação da prata impura também se revelou eficiente. Entretanto, que numa escala maior pode ter custo relativamente alto devido à diversidade de etapas e produtos químicos envolvidos, sendo adaptável a um escala laboratorial simples e de fácil manuseio técnico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: P. RAWAT, J., LOBAL, S.; KAMOÓNPURI, M. “Recovery of Silver from laboratory wastes”. Journal of Chemical Education, India, v.63, nº6, June 1986.
W. HILL, J.; BELLOWS, L.”Production or Recovery of Silver for Laboratory use”. Journal of Chemical Education, OK Panhandle State University, v.63, nº4, April 1986.