ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DA AÇÃO MITIGADORA DE FAIXA DE CONTENÇÃO EM LAVOURA DE ALGODÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO: DETERMINAÇÃO DE PESTICIDAS EM SEDIMENTOS DE ESCOAMENTO

AUTORES: CARBO, L.1; DORES, E. F. G. C.2; CAMPOS-JÚNIOR, L. W.2; PINTO, A. A.2; RIBEIRO, M. L.1
1UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JúLIO DE MESQUITA FILHO” - UNESP, INSTITUTO DE QUíMICA, (CARBO@POSGRAD.IQ.UNESP) 2UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT, DEPARTAMENTO DE QUíMICA.


RESUMO: A ação mitigadora de uma faixa de contenção foi avaliada determinando-se 6 pesticidas e 3 metabólitos. As amostras (44) foram coletadas entre novembro de 2005 e maio de 2006, em calhas instaladas em duas parcelas (40 x 10 m) de culturas de algodão localizada na região de Primavera do Leste, MT, referentes a onze datas de amostragem, após eventos de chuva. Em uma das parcelas foi instalada uma faixa de retenção de 10 m2. Os resultados obtidos foram inferiores ao limite de detecção do método (0,5 mg kg-1) para a atrazina e seus metabolitos (DIA e DEA) e para a malationa, nas duas parcelas investigadas. Entretanto, para pesticidas metolacloro, clorpirifós, profenofós, alfa e beta-endosulfan e sulfato de endosulfan foi observada uma significativa retenção na parcela que continha a faixa.

PALAVRAS CHAVES: pesticidas, sedimento, faixa de contenção

INTRODUÇÃO: A crescente aplicação de pesticidas traz consigo preocupações com problemas de contaminação ambiental, bem como com seus efeitos sobre os seres vivos (REGITANO, 2002). O escoamento superficial e os sedimentos carreados são uma das principais formas de contaminação não pontual dos cursos d´água por pesticidas. O uso de uma faixa de vegetação disposta transversalmente ao sentido do escoamento superficial tem-se mostrado uma alternativa eficiente em áreas agrícolas, reduzindo a contaminação de águas superficiais por produtos químicos carreadas pelo mesmo (DILLAHA et al., 1989; MAGETTE et al., 1989; CORRELL, 1997; SYVERSEN, 2002). O processo de retenção dominante na faixa de retenção ocorre principalmente pela barreira física que esta proporciona ao processo de escoamento, promovendo uma redução brusca da velocidade do material escoado e conseqüentemente favorecendo a deposição ou sedimentação das partículas associadas ao solo (SYVERSEN, 2002). Deste modo, este estudo teve por objetivo avaliar o efeito de uma faixa de contenção de bracchiaria na retenção de sedimentos carreados e conseqüente redução do transporte de pesticidas.

MATERIAL E MÉTODOS: A ação mitigadora de uma faixa de contenção foi avaliada determinando seis pesticidas e três metabólitos (atrazina, DIA, DEA, metolacloro, clorpirifós, profenofós, alfa-endosulfan, beta-endosulfan e sulfato de endosulfan) em matriz de sedimento de escoamento. Estes pesticidas foram selecionados por serem os mais aplicados em cultura de algodão e freqüentemente detectados em matrizes de água de escoamento, anteriormente estudados. As amostras (44) foram coletadas entre novembro de 2005 e maio de 2006, em calhas instaladas nas extremidades de duas parcelas (40 x 10 m) de culturas de algodão localizada na região de Primavera do Leste, MT, referentes a onze datas de amostragem, após eventos de chuva. Em uma das parcelas foi instalada uma faixa de retenção (Brachiaria decumbens) de 10 m entre a calha coletora e a cultura do algodão. A avaliação da perda de solo em cada uma das calhas foi realizada pela determinação da massa total de sedimento. Os pesticidas foram extraídos das amostras de sedimento (20,0 g) com um sistema de solventes (acetona:acetato de etila:água/2:2:1/v/v) e os extratos obtidos foram purificados por extração líquido:líquido (diclorometano) e analisados por CG-EM.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos, média de duas replicatas para cada coleta, foram inferiores ao limite de detecção do método (0,5 mg kg-1) para a atrazina e seus metabolitos e para a malationa, nas duas parcelas investigadas. Entretanto, para os outros pesticidas, obteve-se diferença significativa de concentração entre as parcelas (P1 = com faixa de retenção, P2 = sem faixa de retenção). Os valores obtidos foram: profenofós (< LD a 49,9 μg kg-1para P1; < LD a 53,7 μg kg-1 para P2), clorpirifós (4,9 a 11,2 μg kg-1para P1; 4,6 a 31,2 μg kg-1 para P2), metolacloro (< LD a 7,0 μg kg-1para P1; < LD a 3,4 μg kg-1 para P2), alfa-endosulfan (3,5 a 61,7 μg kg-1para P1; 15,8 a 802,4 μg kg-1 para P2), beta-endosulfan (20,3 a 64,2 μg kg-1para P1; 51,7 a 1312,0 μg kg-1 para P2) e sulfato de endosulfan (53,0 a 157,3 μg kg-1para P1; 87,4 a 1599,3 μg kg-1 para P2). Além das concentrações mais baixas, a quantidade de sedimento carreado também foi menor na parcela P1 (total de 9,26 kg) do que na parcela P2 (total de 15,04 kg), representando uma massa total de pesticida transportado bem inferior na parcela onde foi instalada a faixa de contenção




CONCLUSÕES: A análise dos resultados indica que o filtro vegatativo (Brachiaria decumbens) mostrou-se eficiente na retenção dos pesticidas estudados em condições reais de campo. Esses dados, além de contribuírem para a implantação de uma técnica simples e econômica na prevenção de contaminação de recursos hídricos, representam os primeiros resultados descritos na literatura, em um país de clima tropical, na avaliação conjunta de pesticidas efetivamente usados na agricultura.

AGRADECIMENTOS:À CAPES, ao FACUAL pelo apoio financeiro e a AMPA pelo apoio técnico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:- REGITANO, J. B. 2002. Propriedades físico-químicas dos defensivos e seu destino no ambiente. In: Simpósio sobre a dinâmica de defensivos agrícolas no solo – Aspectos práticos e ambientais. Piracicaba: ESALQ. 40-50.
- DILLAHA, T. A.; RENEAU, R.B; MOSTAGHIMI, S.; LEE, D. 1989. Vegetative filter strips for agricultural nonpoint source pollution control. Trans. ASAE, 32 (2) 513–519.
- MAGETTE, W.L., BRINSFIELD, R.B., PALMER, R.E., WOOD, J.D. 1989. Nutrient and sediments removal by vegetated filter strips. ASAE, 32: (2) 663–667.
- CORRELL, D.L. 1997. Buffer zones and water quality protection: general principles. In: Haycock, N.E., Burt, T.P., Goulding, K.W.T., Pinay, G. (Eds.), Buffer Zones: Their Processes and Potential in Water Protection. The Proceedings of the International Conference on Buffer Zones, Quest Environmental. Harpenden, Herfordshire, UK. 7–20.
- SYVERSEN, N. 2002. Effect of a cold-climate buffer zone on minimising diffuse pollution from agriculture. Water Sci. Technol., 45: (9) 69–76.