ÁREA: Alimentos

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE DAS FOLHAS DE SPONDIAS PURPÚREA L. (CIRIGÜELA).

AUTORES: REIS,J.M.L. (NOVAFAPI) ; ARRUDA,Y.P.L.L. (NOVAFAPI) ; OLIVEIRA,F.C (NOVAFAPI)

RESUMO: O Nordeste brasileiro é um grande produtor de cirigüela em virtude do clima favorável para o plantil de tal vegetal. Com isso, surgiu o interesse de se fazer um estudo da composição centesimal dos constituintes das folhas das Spondias purpúrea L (cirigüela). Foram utilizados neste estudo os métodos oficiais para a análise da composição centesimal. A análise centesimal para 100g das folhas, revelou um produto com UM de 27,77 ± 1,40 g; com teor de CT de 2,94 ± 0,03 g; com uma fração etérea de 2,40 ± 0,00 g; um teor P de 0,80 ± 0,05 g; e um teor de CH de 22,09 e FT de 44,00 ± 0,00 g. Os resultados obtidos evidenciaram que a composição centesimal das folhas de Spondias purpúrea L. apresentou uma variedade de constituintes químicos, os quais poderão ser utilizados em diversos fins nutricionais.

PALAVRAS CHAVES: composição centesimal, análise, ceriguela

INTRODUÇÃO: No Brasil a comercialização do fruto de cirigüela em 2006 obteve um índice médio de 21,27 kg anual o que representa cerca de 255,20 kg do fruto, superando a média anual da comercialização do caju (20,50 kg), banana da terra (17,00 kg), acerola (5,38 gg) e romã (2,5 kg).
A cirigüela catalogada como Spondias purpúrea L., expandiu-se por toda a América do Sul, e durante sua expansão adquiriu muitos nomes vulgares por onde passou. Suas folhas são compostas de cinco a doze pares, que caem antes do período de florescimento. O fruto nasce de forma isolada ou em cachos, apresentando coloração amarela ou vermelha quando madura e a polpa, bastante suculenta, apresenta coloração amarela. Contém um único caroço de aparência esponjosa (MARTINS et al, 2003). O presente trabalho teve como objetivo a determinação centesimal das folhas de Spondias purpúrea L. (cirigüela), já que pouco se tem relatado sob os constituintes presentes nas demais partes deste vegetal, que não os da polpa. Este objetivo vem seguido da comparação entre as folhas analisadas e as folhas utilizadas na preparação da multimistura em especial a mandioca, para uma possível substituição, visto ser a cirigüela uma árvore de porte alto e vasta folhagem.


MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado no Laboratório de Bromatologia da NOVAFAPI, no período de março a junho de 2007. As amostras das folhas de Spondias purpúrea L. foram coletadas de forma direta de uma única espécie, no mês de março de 2007, na cidade de Teresina. A aquisição destas foi feita no horário da manhã.
A amostra foi lavada em água corrente e depois de seca, triturada com a ajuda de um liquidificador, e conservada na geladeira, devidamente embalada e identificada. A composição centesimal foi realizada de acordo com os métodos oficiais para cinzas, umidade, lipideo, fibra, carboidrato redutor e teor protéico (AOAC, 1997; IAL, 1985).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As análises determinaram um teor de 27,77g de umidade em uma porção de 100g de amostra. Quando comparado com a folha de mandioca observa-se nos estudos realizados por Cereda (2001), que o valor verificado nesta folhas foram superior (77,20 g), aos encontrados em nossos estudos, isto sugere que as folhas da cirigüela por ter menos água, está menos sujeita a proliferação de microorganismo.Foi possível determinar 2,94 g de cinzas, valor pouco superior ao encontrado na folha de mandioca (1,77g), determinou-se 0,80g de nitrogênio, valor bem próximo ao encontrado no fruto (0,90g) e inferior ao da folha de mandioca (1,10g). Foi encontrado na folha da cirigüela 2,40g de lipídio, valor bem superior ao do fruto da cirigüela (0,10 g) e na folha de mandioca (1,31g), o que se torna benéfica, pois o lipídio (gorduras) auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis. O teor de fibra bruta foi superior ao encontrado na fruta, 44 g e 0,40 g respectivamente, o que também é visto quando comparamos o teor de fibra da raiz da mandioca (1,60g). Comparando ainda as duas folhas, vê-se que a da cirigüela tem bem mais fibras (44g/100g) que a da mandioca (2,54g/100g). Os teores de carboidratos encontrados na folha e no fruto da cirigüela mantiveram bem próximos, 22,09g e 22 g respectivamente. Quando comparada a folha de mandioca, esta manteve-se inferior (10,33 g), o que demonstra que a utilização da folha da cirigüela na multimistura, seria bem promissora, caso seu objetivo fosse a recuperação de pacientes com desnutrição energética. O valor energético verificado um teor de 113,16 kcal, mantendo superior ao do fruto (83 kcal). Porém esse valor energético se torna diminuído, devido ao auto teor de fibras encontradas na folha, não sendo estas fibras digeridas e absorvidas pelo organismo humano.

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos pode-se evidenciar que a composição centesimal das folhas de Spondias purpúrea L. apresentou uma variedade de constituintes químicos, os quais poderão ser utilizados em diversos fins nutricionais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.AOAC. ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official methods of analysis of AOAC international. 16th ed. Gaithersburg: AOAC International, 1997. 1141 p.
2.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC n° 53 de 15 de junho de 200. Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Misturas à Base de Farelo de Cereais. Brasília, 2000.4p.
3.CEREDA,MP. Caracterização dos subprodutos da industrialização da mandioca. Cap. 01 p.13-37. in: FRANÇA et al. Manejo, uso e tratamento de subprodutos da industrialização da mandioca. V.04. Serie: Culturas de Tuberculosas Amiláceas Latino Americanas. Junho, 2001.
4.INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz: métodos físicos e químicos para análise de alimentos. 3. ed. São Paulo: IAL, 1985. v. 1, 533 p.
5.MARTINS,L.P.; SILVA,S.M.; ALVES,R.E.; FILGUEIRAS,H.A.C. Desenvolvimento de frutos de Cirigüeleira (Spondias purpúrea L.). Revista Brasileira de Fruticultura. Jaboticabal – SP, v. 25,n° 1, p. 11-14, Abril 2003.