ÁREA: Materiais

TÍTULO: CONSTRUÇÃO E TESTES DE FOGÕES SOLARES PARA AS COMUNIDADES CARENTES DO RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL

AUTORES: JOHNSON MOURA (UFRN) ; FABIANA PINTO (UFRN) ; SEBASTIÃO FERREIRA (UFRN)

RESUMO: No contexto dos dados da matriz energética brasileira apontam para a necessidade de massificar o uso do fogão solar para o cozimento de alimentos, como forma de preservação da natureza, e contribuição para amenizar o desequilíbrio ecológico pelo uso indiscriminado da lenha, além do fato de minimizar a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Como se podem ver, estudos que viabilizem o uso do fogão solar, através da otimização do seu processo de construção e dos níveis de temperatura gerados, bem como a melhoria do conforto de quem o utiliza, devem ter prioridade e são imprescindíveis para uma política de combate ao desequilíbrio ecológico, que amenizem a matriz energética, contribuam para a fixação do homem no campo e possa dar-lhe uma opção de geração de renda.

PALAVRAS CHAVES: fogões solares, energia, matriz energética

INTRODUÇÃO: O fogão solar é um aparelho bastante simples de se fazer e utilizar, e que trás muitos benefícios a quem o utiliza, constituindo-se em um equipamento eficaz. Mas é importante saber e compreender os motivos pelos quais, países em desenvolvimento como é o caso do Brasil, não utilizarem essa tecnologia.
Pretende-se construir um modelo de fogão solar e testar sua viabilidade técnica-econômica, que tenha como características principais à facilidade de fabricação e montagem, o baixo custo (utilizando material compósito acessível às comunidades de baixa renda) e a simplicidade no mecanismo de movimentação do protótipo para incidência da luz solar direta.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia a ser empregada está baseada nos objetivos da presente proposta, ou seja:

a) Realizar experimentos, assando, por exemplo, pão e pizza em um fogão solar tipo parabólico. Durante os experimentos serão medidas algumas temperaturas dentro do fogão solar, assim como fora dele. Obter, experimentalmente, o tempo necessário para assar alguns alimentos.

b) Obter parâmetros tais como: dimensões do objeto a ser assado, as suas propriedades termofísicas como calor específico, densidade e condutividade térmica, além de avaliar parâmetros de transporte como o coeficiente convectivo e o coeficiente devido à radiação dentro do forno solar.

c) Modelar considerando o coeficiente convectivo e o de radiação e que na superfície onde é depositado o alimento a temperatura é aproximadamente constante;

d) Realizar outra modelagem considerando um termo fonte como sendo a energia solar que pode ser captada pelo forno e que é absorvida pelo objeto (pizza, pão) durante o processo de assá-los. Além disto, que a superfície onde é depositado o alimento é mantida à temperatura aproximadamente constante;

e) Comparar o tempo avaliado pelos modelos deste projeto, com o tempo experimental necessário para assar alguns alimentos. Procurar na literatura, dados de tempo de assar, para compará-los com os valores mencionados antes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma das qualidades dos fogões de caixa solar é sua facilidade de funcionamento. Para cozinhar ao meio-dia na latitude de 20° N - 20° S, o fogão de caixa solar sem refletor precisa de um pequeno remanejamento para ficar voltado para o Sol enquanto ele se move através do céu de meio-dia. A caixa com a face voltada para cima e o Sol está alto no céu por boa parte do dia. As caixas com refletores podem ser posicionadas em direção ao Sol da manhã e da tarde para fazer o cozimento nestas partes do dia.
Operação do fogão:

• Foram obtidos dados da temperatura da panela absorvedora e do interior do forno para vários dias de ensaio. As temperaturas foram tomadas de 15 em 15 minutos, no período de 9:00 às 15:00 h.
• Colocou-se uma panela com 1 litro de água à temperatura de 36 °C no interior do forno e mediu-se a evolução da temperatura da água no interior da panela, a cada cinco minutos.
• Outro teste realizado foi o cozimento de macarrão e de arroz, nas quantidades de 100 g e 350 g, respectivamente, medindo-se o tempo de cozimento e os níveis de temperatura no interior do forno.
• O teste final consistiu na colocação de uma pizza para assar no interior do forno proposto, medindo-se o tempo de assar do mesmo e os níveis de temperatura no interior do forno.
• Para avaliar as perdas térmicas do fogão (forno) solar construído mediu-se no período de maior incidência de radiação solar global, entre 11:00 e 13:00 horas, as temperaturas externas do fogão.
Os tempos experimentais médios para cozimento de alimentos como pães(em torno de 32 minutos) e pizzas(56 minutos) são resultados satisfatórios quando comparados com os resultados da literatura.


CONCLUSÕES: O fogão solar é uma proposta alternativa ao consumo de lenha em comunidades carentes. Vem sendo bastante estudado ao redor do mundo,
seja em termos científicos e tecnológicos de aprimoramento e na sua
difusão nas comunidades. Há diversos tipos de fogão solar, porém o
tipo caixa destaca-se devido a sua facilidade de confecção e uso,
somado ao fato de que sua eficiência empírica já está comprovada.
Obtiveram-se resultados satisfatórios experimentais compatíveis com os
resultados da literatura usando uma modelagem do processo de cozimento
de alimentos do fogão solar do tipo caixa.


AGRADECIMENTOS: À UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E A CAPES PELO INCENTIVO AO TRABALHO PROPOSTO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BALZAR, A., STUMPF, P., ECKHOFF, S., ACKERMANN, H., GRUPP, M., 1996. A solar cooker using vacuum-tube collectors with integrated heat pipes. Solar Energy 58 (1–3), 63–68.
BEYER, H. G., PEREIRA, E. B., MARTINS,F. R., ABREU, S. L., COLLE, S., PEREZ, R., SCHILLINGS, C., MANNSTEIN, H., MEYER, R.. Assessing satellite derived irradiance information for South America within the UNEP resource assessment project SWERA. Proceedings of 5th ISES European Solar Conference in Freiburg, Germany, September, 2004.
BEZERRA, A.M., Energia Solar: Aquecedores de Água, Editora Universitária-UFPb, João Pessoa, 1986.
BEZERRA, J.M. Análise de um Sistema Alternativo para Aquecimento de água por Energia Solar, Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 1999.
BIERMANN, E., GRUPP, M., PALMER, R., 1999. Solar cooker acceptance in south Africa: results of a comparative fieldtest. Solar Energy 66 (6), 401–407.
CADENA, C., SARAVIA, L., 2001. Análisis del comportamiento térmico de absorbedores de aluminio empleados en cocinas solares con concentración. Avances en Energías Renovables y Medio Ambiente, ASADES, 5, 2, 08.121 – 126.
CHAUDHURI, T.K., PHILIP, S.K., MISTRY, H.M., 1997. Performance testing of a concentrating type community solar cooker. In: Proceedings of the Third International Conference on Sola Cookers, Solar Cooker International (USA). Saradayala Press, India, p. 158.
SOUZA, L.G.M. de, “Tese de Doutorado”, Viabilidades Térmicas, econômicas e de materiais na utilização de tubos de PVC, como elementos absorvedores em coletores de um sistema de aquecimento de água por energia solar, PDCEM- 2002 Natal-RN.
SOUZA, L.G.M. de, Fogão Solar Modulado para Aplicação em Camping e Comunidades Rurais, CONEM-2004, Belém-Pa.