ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: ESTUDO DO FENÔMENO DA BIOMAGNIFICAÇÃO EM PEIXES COLETADOS NA REPRESA DE TUCURUÍ-PARÁ

AUTORES: FONSECA,A.K.S (UFPA) ; PEREIRA,S.F.P (UFPA) ; SARAIVA,A.C.F (ELN) ; FERNANDES,K.G (UFPA) ; FERREIRA,A.U.S (UFPA)

RESUMO: A bioacumulação de metais em peixes é evidente,mesmo quando estes contaminantes se encontram na água em concentrações quase não detectáveis. O estudo consiste em verificar a ocorrência do fenômeno da biomagnificação de elementos químicos na espécie Cihla spp coletado no lago da usina hidrelétrica de Tucuruí, no Estado do Pará, e associá-los com os hábitos de consumo da população.Estudo analítico na espécie feita com digestões ácidas nas amostras desta espécie,determinou teores de metais através de ICP-OES.Demonstrou-se uma excelente correlação positiva, significativa entre a concentração total de Al, Sr e Ba e o tamanho dos indivíduos. Observou-se que, neste caso as concentrações tiveram um aumento nos exemplares maiores indicando a biomagnificação nesta espécie estudada em particular.

PALAVRAS CHAVES: cihla spp,icp-oes,biomagnificação

INTRODUÇÃO: Em várias represas, especialmente onde as massas de água apresentam longo tempo de residência, a produção primária do fitoplâncton pode ser consideravelmente reduzida, levando a uma hipoxia nas águas de fundo, com dramáticos episódios de anoxia. O processo através do qual os seres vivos absorvem e retêm substâncias químicas no seu organismo,pode ser feita de uma forma direta através do ambiente que os envolve (bioacumulação) e indiretamente a partir da alimentação (biomagnificação). Este processo implica várias etapas na cadeia alimentar e diferentes tipos de alimentação. Pesquisadores discutem que o afundamento do material em suspensão,auxilia a bioacumulação e biomagnificação. Este trabalho teve como objetivo verificar se está ocorrendo o fenômeno da biomagnificação de elementos químicos na espécie Cihla spp família Cichlidae (Tucunaré),peixe voraz, que ocupa os níveis superiores das cadeias alimentares dos rios e é de alto valor comercial de hábitos carnívoros e natural da região Norte do país ,capturados na represa de Tucuruí no estado do Pará.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram coletadas por pescadores locais e georeferenciadas através do GPS,e, após a coleta, as amostras foram preservadas em freezer. Retirou - se a parte dorsal da espécie, triturou - se e efetuou - se secagem em estufa a 40°C por 48 horas. A massa de amostra empregada foi de aproximadamente 0,2 g. A digestão ácida da amostra foi realizada em duplicata em um forno de microondas fechado (Provecto Analítica-LTG 100) usando 3,0 mL HNO3 50% (v/v) e 2,0 mL H2O2 30% (m/m). O programa de aquecimento consistiu de quatro etapas: 1º - 5 min, 400 W; 2º - 3 min, 500 W; 3º - 5 min, 650 W; 4º - 5 min, 0 W (ventilação). Os digeridos foram transferidos para frascos volumétricos e aferidos para 15 mL. A acidez final dos digeridos foram de 5% (v/v). Os teores de Ag, Al, Ba, Ca, Cr, Cd, Fe, Mg, Mn, Na, Ni, Pb, Sr, e Zn nos digeridos foram determinados empregando a espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado ,ICP-OES (Varian Expert AX-CCD) com configuração axial.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Fazendo uma análise do acúmulo de metais na espécie estudada,verificou – se que não ocorreu o fenômeno da biomagnificação em relação aos elementos Ag, Cr, Cd, Ni, Pb, Ba, Zn, Fe, Na e Mg. Já em relação aos elementos Al, Sr e Ca, verificou - se um aumento de suas concentrações nos exemplares maiores o que indica à biomagnificação em relação a esses metais. Pode - se verificar a relação entre a concentração dos metais e o tamanho dos exemplares nas figuras 1 e 2.



CONCLUSÕES: A bioacumulação e a biomagnificação de xenobióticos durante a progressão da cadeia alimentar tem causado, muitas vezes inesperadamente, um aumento substancial dos mesmos nos seres vivos, ultrapassando níveis padrões adotados legalmente. Deste modo, tem-se verificado a inscrição de certas espécies piscícolas mais susceptíveis à acumulação de xenobióticos nas chamadas "listas negras", levando a enormes perdas econômicas na indústria do pescado devido ao encerramento temporário de certos bancos de pesca.

AGRADECIMENTOS: Ao LAQUANAM pela infra-estrutura e ao Dra. Simone Fátima Pinheiro Pereira pelo apoio, suporte no decorrer do trabalho realizado

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GINE, M.F. Espectrometria de Emissão Ótica com Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-OES). Piracicaba:CPG/CENA. 1998, 143p.

World Health Organization, Guidelines for drinking-water quality.V. 1, Geneva, p. 55-56.1984.

http://www.iqsc.usp.br/iqsc/ensino/pet/docs/mono_reche2.PDF.