ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: O USO DA FIBRA DE COCO PARA ADSORÇÃO, SEPARAÇÃO E ESPECIAÇÃO DE CROMO III E VI

AUTORES: UCHOA, P. K. S. (UFC) ; SILVA, D. C. (UFC) ; GOUVEIA S.T. (UFC)

RESUMO: O uso de materiais alternativos de baixo custo e elevada eficiência constituem-se uma fonte de pesquisa. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de fibra de coco no processo de adsorção e de separação dos cátions metálico Cr3+ e Cr6+. Estando o Cr6+ na forma de CrO42- ou Cr2O72-, dependendo do pH. Os resultados indicam que a quantidade de massa de fibra e o pH são críticos para eficiência da adsorção. Para pH 5,0 e massa de 250mg de fibra, foi possível reter 90% de Cr3+, enquanto que a retenção Cr6+ não ultrapassou a 12%. Indicando uma possível adsorção seletiva deste metal pesado, em função do estado de oxidação, o que potencializa o procedimento.



PALAVRAS CHAVES: adsorção; fibra de coco; cromo

INTRODUÇÃO: Atualmente um dos problemas mais sérios que afetam o meio ambiente é o lançamento de esgotos domiciliares, lixo e diversos tipos de resíduos resultantes de atividades industriais e agrícolas em rios e mares, comprometendo, assim, a qualidade das águas em vários pontos do planeta. A presença de substâncias químicas potencialmente tóxicas em concentrações elevadas nos ecossistemas aquáticos é resultado direto do avanço da industrialização e da urbanização, incluindo os metais pesados. No caso dos metais pesados, sua remoção pode ocorrer de diferentes formas, sobretudo pelos processos adsortivos, que podem ser físicos, químicos ou biológicos. Os métodos mais comumente usados para a remoção de íons metálicos incluem: precipitação com hidróxidos, sulfitos ou oxalatos; troca iônica por via química ou eletroquímica; osmose reversa; adsorção física ou química; estabilização ou solidificação; redução química; remediação bioquímica e deposição eletroquímica. No entanto, esses processos podem apresentar custo final elevado ou causar a liberação de novos contaminantes. O uso de materiais alternativos de baixo custo e elevada eficiência constituem-se uma fonte de pesquisa. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de fibra de coco no processo de adsorção e de separação dos cátions metálico Cr3+ e Cr6+. Estando o Cr6+ na forma de CrO42- ou Cr2O72-, dependendo do pH.

MATERIAL E MÉTODOS: Nestes estudos foram investigados os seguintes parâmetros: massa de fibra, tempo de adsorção, concentração dos metais e pH. Quanto à fibra, utilizou-se a fibra de coco da espécie Coccus nucífera. Esta fibra foi adquirida no comércio local da cidade de Fortaleza. Posteriormente, a fibra teve seu tamanho diminuído da ordem de 1cm. Os ensaios de adsorção foram realizados utilizando-se bloco de suporte para tubos contendo a solução padrão de cromo e fibra. Para a agitação empregou-se uma mesa de agitação com velocidade constante igual a 3,7 ciclos/segundo. Soluções padrões de cromo de concentrações de 100 e 250 ppm foram preparadas utilizando-se os sais CrCl3. 6H2O (para Cr3+) e K2Cr2O7 (para Cr6+). Foram transferidos 20 mL de solução para cada tubo falcon que seria utilizado nos ensaios. Em seguida a massa da fibra escolhida era posta dentro dos tubos contendo a solução de cromo e imediatamente levada para a mesa de agitação onde ficava um tempo determinado (15 ou 60 minutos). Terminando-se a agitação a fibra era separada da solução através de um processo de filtração, utilizando-se papel de filtro e a solução restante foi analisada utilizando-se a técnica de emissão atômica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados indicam que a quantidade de massa de fibra e o pH são críticos para eficiência da adsorção, tendo sido observado que o tempo de contato não é crítico para a eficiência do procedimento. A eficiência da adsorção dependerá da proporção massa de fibra com quantidade de analito. Portanto para massas de 250mg de fibra obteve-se para o Cr3+, os melhores percentuais de adsorção em pH 5,0, ficando da ordem de 90% de retenção, por outro lado houve uma baixa eficiência para adsorção da espécie Cr6+, tendo a retenção de 12%. Em pH 2,0, para a espécie Cr6+ foi obtidos percentuais de adsorção de 60% e para o Cr3+, os percentuais foram da ordem de 20%. Diante destes resultados é possível promover uma adsorção seletiva em relação deste metal pesado em função do estado de oxidação, o que potencializa o procedimento no uso em processos de separação e possível uso analítico na especiação deste metal pesado.

CONCLUSÕES: O uso da fibra natural de coco demonstrou com este estudo um elevado potencial para sua utilização nos estudos envolvendo especiação química entre a espécie Cr3+ e Cr6+ . Este material pode ser empregado ainda, em escalas industriais no tratamento de rejeito. Contudo, estudos complementares devem ser mais bem avaliados para a verificação do papel da lignina e celulosa no processo de adsorção, definindo assim, qual seria a fração responsável pelos sítios adsortivos.

AGRADECIMENTOS: UFC, CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. BASSO, MC; CERRELLA, EG; CUKIERMAN, A. L. Lignocellulosic materials as potential biosorbents of trace toxic metals from wastewater. Ind. & Engineering Chemistry Research, v.41, n.15, p.3580-3585, jul. 2002.
2. SCHNEEGURT, MA; et al. Biomass byproducts for the remediation of wastewaters contaminated with toxic metals. Environ. Sci.Technol., v.35, n.15, p.3786-3791, sep. 2001.
3. EMBRAPA. Comunicado Técnico. Caracterização do pó de casca de coco verde usado como substrato agrícola. Fortaleza, 2001. v.54. 5p.
4. NAMASIVAYAM, C; KADIRVELU, K. Activated carbon from coirpith by physical and chemical activation methods. Bioresour. Technol., v.62, p. 123-127, 1997.
5. NAMASIVAYAM, C; KADIRVELU, K. Agricultural solid waste for the removal of heavy metals: adsorption of Cu(II) by coirpith carbon. Chemosphere, v.34, p.377-399, 1997.
6. NAMASIVAYAM, C.; KADIRVELU, K. Uptake of mercury (II) from wastewater by activated carbon from unwanted agricultural agricultural solid waste by-product: coirpith. Carbon, v.37, p.79-84, 1999.
7. NAMASIVAYAM, C; KADIRVELU, K. Carbonized coirpith as adsorbent for the removal of toxic ions, dyes and pesticides from wastewaters. Indian J. Chem. Technol. v.5, ,p.334-336, 1998.