ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Monitoramento da qualidade das águas do Riacho Cavouco da UFPE

AUTORES: CALADO,S.C.S.PRYSTHON, E.K.P.,SILVA,V.L. (UFPE)

RESUMO: O Riacho Cavouco é um afluente do principal rio de Pernambuco, o Rio Capibaribe, e tem sua nascente dentro do Campus da UFPE, possuindo extensão de 6000m e largura variável de 2 a 15m. O riacho percorre todo o Campus e atravessa ruas importantes. No seu trajeto recebe contribuições de efluentes domésticos do bairro da Várzea e de todo o Campus da UFPE, com efluentes químicos e hospitalares. Análises físico-químicas foram realizadas nas águas do Riacho Cavouco no período de 1998 a 2007 para avaliar o grau de poluição presente com a descarga de esgoto no mesmo. Para isso foram selecionados cinco pontos de coletas dentro do riacho.Com os resultados constatou-se que os parâmetros analisados encontram-se fora dos padrões estabelecidos pelo CONAMA, havendo a necessidade de um tratamento.

PALAVRAS CHAVES: água. poluição.monitoramento. rios.

INTRODUÇÃO: O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DETERMINAR OS PADRÕES ESTABELECIDOS PELA LEGISLAÇÃO PARA O CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS VISANDO MINIZAR OS DANOS AO MEIO AMBIENTE, EM PARTICULAR SUGERIR UM TRATAMENTO DE ESGOTOS PARA OS ESGOTOS DA UFPE.O MONITORAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE, EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DESTES. A IMPORTÂNCIA SERÁ QUANTIFICAR E QUALIFICAR AS ÁGUAS DE UM DOS AFLUENTES DO RIO CAPIBARIBE, PARA MINIMIZAR OS DANOS AMBIENTAIS PROVENIENTES DA POLUIÇÃO GERADA E VIABILIZAR UM SISTEMA DE TRATAMENTO DOS ESGOTOS DA UFPE.

MATERIAL E MÉTODOS:
A amostragem de águas no percurso do Riacho Cavouco foi aleatória e coletadas trimestralmente em 4 pontos, sendo acondicionadas em garrafas de polietileno para as determinações de pH, sólidos totais, DQO (demanda química de oxigênio) e DBO (demanda bioquímica de oxigênio), exceto para a determinação de OD (oxigênio dissolvido) que foram coletadas em frascos pyrex especial para DBO. As análises foram realizadas nas amostras de água do Riacho Cavouco imediatamente a coleta e seguiram a metodologia determinada no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2005).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O pH no ponto CTG desde 1998 vem se mantendo constante neutro e em 2007 sofre uma pequena queda. Já no ponto BC notou-se um aumento considerável nos anos de 1999, 2000 e 2004, nos anos seguintes foi decrescendo ate que em 2007 manteve-se perto a neutralidade. Na ponte do LIKA em 1998 manteve-se neutro e em 1999 e 2000 subiu consideravelmente assim como no ponto CTG, mas caiu em 2001 e só cresceu novamente em 2005, mas em 2007 estava neutro. No ponto HC só obtivemos um pH básico em 2000 e 2003, mas em 2007 estava próximo a neutralidade com 7,77.

CONCLUSÕES: No monitoramento das águas realizado no Riacho do Cavouco da UFPE nos anos de 1998 a 2007 evidenciou-se um aumento significativo de matéria inorgânica e orgânica principalmente no ano de 2004. O ponto que mais contribuiu para esta poluição dentro do Campus da UFPE foi o HC (Ponte do Hospital das Clínicas), podendo-se concluir que é o maior contribuidor em termos de poluição na saída do Riacho Cavouco do Campus da UFPE, não afetando a situação dentro do Campus. Pode-se observar que o teor de OD (oxigênio dissolvido) do ponto (LIKA) apresentou elevação no ano de 2004.

AGRADECIMENTOS: PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DA UFPE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2005).
BABBIT, Abastecimento de água, 1979.
COULSON, J.M., RICHARDSON, J.F. CHEMICAL ENGINEERING, v. 2, 4ª Edição, Editora HB.
HAMMER, M.J. Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotos, Editora LTC, Rio de Janeiro, 1979.
LEME, F.P. Teoria e técnica de tratamento de água, 1990.
MARK, J.H. Sistema de abastecimento de água e esgotos, 1979.
Portaria do Ministério da Saúde 518/2004.
Resolução CONAMA 357/2005.
SPERLING, M.V. Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos, v.1 e 2, Editora SEGRAC, MG,1995