ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: AVALIAÇÃO AMBIENTAL DA NASCENTE JARDIM DA LUZ DO CÓRREGO BARREIRO,GOIÂNIA-GO

AUTORES: MATOS, H.R. (UCG) ; MARTINS, S.S. (UCG) ; RODRIGUES, C.L.F. (UCG) ; LIMA, C.M. (UCG) ; SILVA, A.M.L. (UCG)

RESUMO: O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade da água da principal nascente do córrego Barreiro, no bairro Jardim da Luz,a qual foi o objeto de estudo.Foram definidos três pontos.Ponto 1 no afloramento da água.Ponto 2no meio da represa.Ponto 3 na saída da água para o leito do córrego.A qualidade foi avaliada por parâmetros físico-químicos e microbiológicos,comparando-os com a Legislação.De modo geral no ponto 1,a água se encontra em ótima qualidade, segundo os parâmetros analisados.No entanto,nos outros dois pontos de coleta, a água apresentou alterações,principalmente na condutividade,turbidez e oxigênio dissolvido. Nestes pontos a água está represada e existe uma grande variedade de animais aquáticos.No local não existe mata ciliar e o ambiente está completamente antropizado.

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: qualidade da água, análise físico-química e microbiológica, proteção ambiental.

INTRODUÇÃO: O córrego Barreiro está situado na região sudeste de Goiânia-GO. É um afluente do Rio Meia Ponte e apresenta uma extensão aproximada de 8 km. A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) tem registro de 10 nascentes com vazões diferentes em vários pontos do córrego Barreiro (AMMA, 2004).As águas são classificadas como classe II, de acordo com a Resolução Nº 357 de 17 de março de 2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2005). As nascentes do córrego estão localizadas em ambientes vulneráveis das mais variadas intervenções urbanas. Já é observado o desaparecimento de alguns pontos onde ocorria o afloramento de água, devido ao aumento de residências e desmatamento da flora nativa. Outro aspecto negativo são os agentes poluidores das águas pluviais que carregam impurezas para dentro das nascentes, assim como resíduos sólidos (lixos), alterações nas margens dos mananciais que provocam o carreamento do solo, como conseqüência ocorre à formação de erosão. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água da nascente do córrego Barreiro localizada no bairro Jardim da Luz em Goiânia, quanto à situação atual do ponto de vista físico-químico e microbiológico,assim como da água proveniente da represa a qual é utilizada para criação de peixes.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras de água foram coletadas em triplicata. Ponto 1: afloramento da água. Ponto 2: no meio da represa. Ponto 3: na saída da água da represa para o leito do córrego. As coordenadas geográficas foram determinadas por GPS marca channel, modelo 12. As análises foram realizadas segundo as metodologias oficiais do American Public Health Association (APHA, 1995). As temperaturas da água e do ambiente foram determinadas utilizando um termômetro digital (-50 a 150ºC), modelo 95557/01 da marca multi-thermometer. A cor aparente foi determinada com um colorímetro de bancada da marca PoliControl, modelo Nessler Quanti 200. Para turbidez foi utilizado um turbidímetro de bancada da marca HACH, modelo 2100P.As medidas de condutividade elétrica foram obtidas com um condutivímetro portátil da marca WTW, modelo 315i.No teor de oxigênio dissolvido utilizou-se o oxímetro portátil digital marca Lutron modelo YK 22DO.Nas medidas de pH utilizou-se o medidor de pH portátil, da marca Lutron , modelo HP 206.A acidez total foi realizada por volumetria de neutralização, utilizando solução padrão de NaOH 0,1mol/L, na presença de indicador fenolftaleína 1%.A alcalinidade total foi realizada por volumetria de neutralização, utilizando solução padrão de HCl 0,1mol/L, na presença de indicador fenolftaleína 1% e/ou alaranjado de metila.A dureza total foi realizada por volumetria de complexação, utilizando solução padrão de EDTA 0,02mol/L na presença de indicador negro eriocromoT.As análises microbiológicas foram realizadas pelo método SM 9215 para contagem de bactérias heterotróficas.O método SM 9221 B para o índice de Coliformes Totais e o método SM 9221 para Coliformes Termotolerantes. As análises foram realizadas pelo método do Número Mais Provável (NMP), pela técnica dos tu

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados estão apresentados na Tabela abaixo. As coletas foram realizadas no período seco. Observou-se que temperatura da água não variou significativamente nos três pontos. A faixa ideal da água para nascentes é entre 26 a 28º C. Deve-se ressaltar que existe sombra nos pontos 1 e 2, enquanto que no ponto 3, o sol incide de forma direta. A condutividade elétrica foi menor no ponto 1, onde a água é límpida e clara. No entanto, nos pontos 2 e 3 existe uma grande quantidade de peixes, os valores foram relativamente altos, ou seja em torno de 238 µS/cm. Quanto aos valores de pH e acidez total, os resultados mostraram que a água no ponto 1 está neutra, enquanto que nos pontos 2 e 3 está levemente alcalina. Com relação ao teor de oxigênio dissolvido, observou-se maior valor no ponto 1. Este resultado era esperado, pois a água neste ponto apresentou-se límpida e com baixa condutividade elétrica. Nos pontos 2 e 3 os valores de oxigênio dissolvido foram menores, no entanto estão acima de 5 mg/L de 02, valor mínimo exigido pela legislação. A turbidez do ponto 1 foi baixíssima, aumentando no ponto 2 para 38,0 NTU e diminuindo no ponto 3, que demonstra baixa oxigenação da água devido a uma grande quantidade de peixes. A ação antrópica devido á atividade de piscicultura alterou a qualidade da água, onde os parâmetros mais acentuados foram cor, oxigênio dissolvido e coliforme totais e termotolerantes. Na represa não existe aeração mecânica e a população de peixes e anfíbios é alta. Observou-se no local que a procura por oxigênio ultrapassa o espelho d’água, pois existe uma grande quantidade de peixes.



CONCLUSÕES: Nas amostragens realizadas em setembro e outubro de 2008, observou-se que os resultados obtidos no ponto 1 estão dentro dos limites estabelecidos para as águas de classe 2, ou seja, dentro dos valores permitidos e tolerada pela resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 357/05), se enquadrando portanto com o conceito de ótima qualidade. Já a água nos pontos 2 e 3 encontram-se com qualidade alterada. Observou-se neste estudo que a nascente está localizada em uma propriedade particular e que a mesma encontra-se canalizada, não estando protegida por mata ciliar sem respeitar a legislação e o meio ambiente está totalmente antropizado.

AGRADECIMENTOS: PROPE/UCG, Núcleo de Pesquisa em Química,PROGRAD/UCG,PROUNE,OVG.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMMA. Agência Municipal do Meio Ambiente. Disponível em http://www.anamma.com.br. Acesso em maio de 2008.
CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005.