ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: APRENDENDO E BRINCANDO COM UM BINGO DE ELEMENTOS QUÍMICOS

AUTORES: SANTOS, A. O. (IFPB) ; FIGUEIRÊDO, A. M. T. A. (IFPB)

RESUMO: A Tabela Periódica desperta a curiosidade dos alunos nas aulas iniciais sobre a mesma, é notável a ansiedade deles em saber o que são aquelas siglas, e se eles terão que decorá-las. Foi com base na percepção dessa ansiedade que resolvemos desenvolver um jogo que envolvesse os alunos de uma forma lúdica e educativa sobre esse conteúdo. Para alcançar essa meta foi confeccionado um bingo com 50 elementos químicos selecionados da tabela periódica e aplicado em duas turmas, sendo uma turma formada por alunos do 9° ano do E.F. de uma escola privada e outra formada por alunos do 1° ano do E. M. de uma escola pública, totalizando 35 alunos. Após a execução do bingo ambas as turmas responderam um questionário que avaliou a parte educativa e a lúdica.O resultado mostrou aprovação em ambas as partes.

PALAVRAS CHAVES: jogo, elementos químicos, bingo

INTRODUÇÃO: Na maioria das vezes, antes do primeiro contato dos alunos com a Tabela Periódica em sala de aula, como conteúdo da disciplina de Química, eles já a viram estampada em alguns lugares como em contracapa de cadernos escolares ou colocadas em laboratórios e até em alguns ambientes da escola como ilustração. Aí naturalmente se perguntaram: O que é isso? Faz parte do conteúdo de que disciplina? Em que série vou estudar? E quando finalmente é chegado o momento das primeiras aulas sobre essa Tabela tão esperada, deparou-se com a seguinte realidade: além de ser um assunto novo é recheado de informações confusas inicialmente, como por exemplo, a associação dos símbolos com seus respectivos nomes. Então o que professor poderá fazer para melhor transmitir essas informações? Foi percebendo essas dificuldades que se pensou na criação de um recurso didático que auxiliasse o educador nesse processo de aprendizagem.
Logo nesse trabalho apresenta-se a elaboração de um jogo que utiliza os elementos químicos da Tabela Periódica, como peças formadoras de um Bingo, um jogo fácil de jogar e que envolve as partes lúdica e educativa.
Pois segundo Kishimoto (1994) o jogo, como uma atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio. Se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas, ou seja, o mesmo deve ser inserido como impulsor nos trabalhos escolares.


MATERIAL E MÉTODOS: Para execução desse trabalho, foi elaborado um material auxiliar usado na aula de exposição dialógica, sobre o conteúdo Tabela Periódica em ambas as turmas. Depois o Bingo (parte lúdica) foi acrescentado à aula, fazendo uma ponte com o conteúdo anteriormente exposto (parte educativa) e à medida que cada elemento químico era sorteado a educadora aproveitava para reforçar as informações pertinentes a esse elemento químico, já estudado.
O Bingo foi jogado da seguinte forma: a educadora entregou uma cartela para cada aluno e depois iniciou o sorteio das peças, de modo que toda vez que o aluno tivesse aquela peça sorteada ele a marcaria com o lápis grafite. Ganhava quem primeiro preenchesse toda a cartela. O Bingo foi confeccionado anteriormente pela educadora, sendo ele formado por 50 peças usadas no sorteio, onde em cada peça há o símbolo de um elemento químico (foram selecionados os elementos mais usuais como Ca, Na, N, etc.) e 40 cartelas contendo cada uma 12 símbolos e os respectivos nomes dos elementos químicos selecionados aleatoriamente, de modo que não houvesse cartelas repetidas. As peças e as cartelas foram digitadas no WORD 2003, impressas, coladas em cartolinas do tipo Guache e depois recortadas. Para marcar nas cartelas as peças sorteadas, foi utilizado o lápis grafite dos alunos participantes.
O público participante desse projeto foi uma turma com 25 alunos do 9° ANO do E. F. uma escola privada da cidade de Bayeux - PB, e outra com 10 alunos do 1° ANO do E. M. de uma escola pública de João Pessoa – PB, totalizando 35 alunos. Após a realização do Bingo, foi aplicado o mesmo questionário avaliativo em ambas as turmas contendo 5 perguntas referentes a parte educativa (verificando os acertos e erros) e 5 perguntas da parte lúdica(aprovação ou Não), 10 no total.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a aplicação do questionário avaliativo em ambas as turmas, foi realizada a coleta de dados para que se pudesse fazer uma comparação dos desempenhos obtidos. Esses dados foram contabilizados separadamente de acordo com a turma e também e com o tipo de pergunta, se eram da parte lúdica ou da parte educativa, conforme está descrito na metodologia.
Depois da separação, os dados foram organizados em Tabelas, que vão em anexo como Figura 1, onde se encontra a Tabela 1-Questionário Avaliativo do 9°Ano do E. Fundamental e Figura 2, onde se encontra a Tabela 2-Questionário Avaliativo do 1°Ano do E. Médio.
Com relação ao desempenho, esperava-se que a turma do 1° ano do Ensino Médio da escola pública, tivesse um maior rendimento com relação à parte educativa desse trabalho, acreditando-se que eles já tinham visto esse assunto no ano letivo anterior. Mas com essa análise constatou-se que a turma do 9° ano do Ensino Fundamental obteve maior rendimento na parte educativa.
Neste caso, vale ressaltar que a turma do1° ano do Ensino Médio da escola pública é formada por alunos que estudam no turno da noite, trabalham durante o dia e estão em séries atrasadas para sua faixa etária. Talvez essas características tenham interferido no resultado esperado.






CONCLUSÕES: Diante do exposto ao longo do trabalho e das porcentagens extraídas das médias conclui-se que:
• O 9° Ano do Ensino Fundamental obteve 80% de acertos contra 70% do 1° Ano Ensino Médio em relação à parte Educativa;
• Com relação à aprovação da parte Lúdica, pode-se afirmar que houve um empate já que foram 84,2% de SIM no 9° Ano do Ensino Fundamental e 84% de SIM no 1° Ano do Ensino Médio;
Esse rsultado foi considerado muito bom, pelas educadoras elaboradoras desse trabalho.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a participação dos alunos do 9° Ano do E. F. e do 1° Ano do E. M. que colaboraram com esse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.