ÁREA: Ambiental

TÍTULO: TENSOATIVOS: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES

AUTORES: TAVARES, L. C. (UFPA) ; BARRA, I. M. M. (UFPA) ; FREITAS,C. A. B. DE (CESUPA)

RESUMO: Os tensoativos ou surfactantes são compostos anfifílicos com tendência de formar agregados chamados micelas. A concentração micelar crítica (CMC), corresponde a concentração mínima na qual se inicia a formação de micelas, sendo esta uma importante característica de um surfactante. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo preliminar de cunho teórico, tipo revisão bibliográfica, a respeito da importância de tensoativos para uma gama de atividades industriais. Os resultados obtidos com esta pesquisa reafirmam a potencialidade dos tensoativos de modificar diferentes propriedades reacionais, o que é muito interessante para os diversos setores da indústria.

PALAVRAS CHAVES: tensoativos; aplicações industriais; micelas

INTRODUÇÃO: Os tensoativos ou surfactantes são moléculas anfifílicas caracterizadas por possuírem uma região hidrofílica e outra hidrofóbica, que em solução aquosa formam agregados chamados micelas. A formação das micelas não é estática, pelo contrário, a dinâmica das dissociações micelares é importante por participar de numerosas reações de solubilização de solutos ou espécies insolúveis. A quantidade solubilizada é em geral diretamente proporcional à concentração do tensoativo, desde que a concentração do tensoativo seja igual ou superior a CMC e que existam várias possibilidades de solubilização no sistema micelar (MANIASSO, 2001). Nesse contexto, destaca-se o uso de tensoativos em diversos setores industriais como na produção de fármacos, detergentes, óleos para automóveis, emulsificações, entre outros. A partir de sua característica anfifílica, o tensoativo possui propriedades reacionais muito importantes, em especial a de solubilizar compostos poucos solúveis. Portanto, o objetivo deste trabalho é de mostrar, através de uma pesquisa bibliográfica, a imensa importância das propriedades tensoativos em processos industriais.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a composição deste trabalho, a metodologia utilizada teve como base uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a cerca dos conceitos básicos sobres os tensoativos, bem como sobre a importância de suas propriedades para a indústria, contribuindo, desse modo, com setores industriais de limpeza, cosmética, petrologia, famacologia, entre outros que são muito úteis para a sociedade em geral. Com estas informações necessariamente coletadas, foi possível realizar o estudo sobre estas propriedades que, explicadas quimicamente, evidenciam a relevância e a justificativa deste trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os tensoativos são moléculas anfifílicas caracterizadas por possuírem as regiões estruturais hidrofílica e hidrofóbica, que dinamicamente se associam espontaneamente em solução aquosa formando as micelas (agregados de dimensões coloidais) responsáveis pela solubilização de espécies insolúveis. A concentração mínima para se iniciar o processo de formação das micelas é denominada concentração micelar crítica (MORAES et al, 2004). Abaixo da CMC, o tensoativo está na forma de monômeros e quando se aproxima dela é gerada uma estrutura na qual os grupos hidrofílicos (cabeças) ficam muito próximos formando uma superfície polar, enquanto que a cadeia linear (cauda) forma um núcleo apolar. A CMC depende da estrutura do tensoativo, pois, à medida que as micelas vão sendo formadas, ocorrem mudanças nas propriedades físicas do tensoativo, como espalhamento da luz, viscosidade, tensão superficial, e a solubilização de solutos, dentre outras. Estas propriedades fazem os surfactantes, naturais ou sintéticos, serem adequados para uma ampla gama de aplicações industriais como a emulsificação, a detergência, a farmacologia, a cosmética, a lubrificação, solubilização e dispersão de fases (NITSCHKE et al,2002). Os tensoativos são classificados como não-iônico (derivados polioxietileno e polioxipropileno), catiônicos (ionizam-se em solução aquosa, liberando íons orgânicos carregados positivamente), aniônicos (ionizam-se em solução aquosa, liberando íons orgânicos carregados negativamente) ou anfóteros (possuem ambos grupos catiônicos e aniônicos no meio hidrofóbico). Dessa forma, o emprego de agentes tensoativos nos diversos setores industriais evidenciam a importância de suas propriedades reacionais, demonstrando ser um campo que pode ser mais bem explorado e altamente promissor.

CONCLUSÕES: O uso de tensoativos tem se mostrado importante, principalmente na indústria de petróleo, na indústria de produtos de limpeza e na indústria de cosméticos e produtos de higiene. Seu uso é justificado por suas propriedades relacionadas com sua característica anfifílica. Portanto, o estudo a cerca dos tensoativos é de extrema importância devido suas propriedades úteis para a indústria, em especial a solubilização de compostos pouco solúveis.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NITSCHKE, Marcia e PASTORE, Gláucia Maria. Biossurfactantes: propriedades e aplicações. Quím. Nova. 2002, vol.25, n.5 ISSN 0100-4042.

MANIASSO, Nelson. Ambientes micelares em química analítica. Quím. Nova . 2001, vol.24, n.1, pp. 87-93.

MORAES, Solange Leite de and REZENDE, Maria Olímpia Oliveira. Determinação da concentração micelar crítica de ácidos húmicos por medidas de condutividade e espectroscopia. Quím. Nova. 2004, vol.27, n.5, pp.701-705.