ÁREA: Ambiental

TÍTULO: EFEITOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE PELO USO DO MERCÚRIO NOS GARIMPOS

AUTORES: SCHMITZ C. D. (IFMT) ; GREFF J.M. (IFMT) ; OLIVEIRA, K.A. (IFMT) ; OLIVEIRA, V. (IFMT)

RESUMO: Abordamos o uso indiscriminado do mercúrio utilizado nos garimpos. Realizou-se levantamentos bibliográficos, pesquisas a órgãos públicos e visitas de campo com aplicação de questionário a trabalhadores da área e registros fotográficos. Ressaltamos este tema para averiguar os reais perigos a que estamos expostos devido ao uso do mercúrio e o grande prejuízo causado ao meio ambiente tanto pelo uso do metal quanto pela devastação para a retirada do ouro. Os resultados mostram que não basta somente diagnosticar os processos erosivos e os impactos ambientais, mas deve se buscar alternativas e ações governamentais cabíveis, através de medidas preventivas que devem ser adotadas de imediato, para que essas áreas possam ser recuperadas.

PALAVRAS CHAVES: mercurio, garimpo, natureza

INTRODUÇÃO: Na região Norte de Mato grosso a atividade garimpeira teve inicio no ano de 1982 e permanece até os dias atuais, essa pratica vem contribuindo para destruição e degradação das matas ciliares, da erosão do solo e a destruição do meio ambiente.
A relevância do presente estudo se justifica pela dimensão dos prejuízos causados pela extração do ouro nas atividades garimpeiras na região Norte do Mato Grosso que ao longo dos anos foi utilizada de forma indiscriminada pelos garimpeiros.
Abordamos este assunto no intuito de demonstrar os prejuízos que a utilização do mercúrio usado para a separação do ouro pode causar, demonstrando o quanto o conhecimento deste componente da tabela periódica pode vir a afetar a sociedade como um todo.
O tema escolhido tem como objetivo analisar como ocorre a contaminação dos leitos e a degradação do solo e a contaminação dos peixes, abordando quais as propriedades químicas e físicas do elemento estudado e ainda as doenças causadas pela intoxicação do mesmo.
Com a realização desse trabalho buscamos demonstrar uma visão ampla das conseqüências ocasionadas pelas atividades garimpeiras, com o uso inadequado do metal liquido Hg, nas localidades rurais do município de Guarantã do Norte-MT.


MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em Guarantã do Norte, que é um municipio brasileiro do estado de Mato Grosso, localizado a uma latitude de 09°47’15”sul e a uma longitude de 54°54’36”oeste , estando a uma altitude de 345metros. Sua população estima em 2005 um total de 32.940 habitantes, localizada a 725 quilometros de Cuiabá.
Foi realizado analises de campo em garimpos que já foram desativados e que ainda estão em plena atividades e também consultas a internet, livros e órgãos públicos deste município, alem disso foram realizados registros fotográficos e observação in loco e questionários aplicados a trabalhadores da área, sendo que dados coletados foram aplicados nesta pesquisa.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi questionado aos garimpeiros como é utilizado o mercúrio e as formas de proteção para o manuseio do mesmo e ainda se existe alguma preocupação com o meio ambiente e a saúde do próprio garimpeiro.
O questionário aplicado a Secretaria de Meio Ambiente enfatizou saber se existem muitos garimpos na região o que é feito para inibir as atividades garimpeiras ilegais e se há algum projeto para recuperação das áreas já devastadas.
Observou-se que na área rural do município de Guarantã do Norte o impacto de degradação ao longo do curso devido à intensa atividade garimpeira e a utilização do mercúrio. Observou se que a mata ciliar foi praticamente retirada para que se realizasse a atividade garimpeira, conseqüentemente o solo foi ficando exposto, tendo inicio os processos erosivos nas áreas estudadas.
A maioria desses trabalhadores desconhece os danos que o uso do mercúrio pode causar ao homem, já que relatam que nunca usaram nenhum tipo de proteção na atividade garimpeira.
A introdução do mercúrio através de ações físicas, químicas ou biológicas degrada a qualidade da água e afetam os organismos vivos nela existente como os peixes utilizados para a alimentação.
A atividade garimpeira causa mudanças na paisagem no local onde se realiza o trabalho, ocasionadas pelas escavações e pela retirada de rochas e cascalho, alterando o terreno, aumentando a erosão e o assoreamento de rios, alem disso ocorrem impactos indiretos causados pelo deslocamento de população aos locais de garimpagem, com o uso de recursos naturais, e problemas típicos de aglomerações humanas nos locais.
Ha relatos também de problemas, como doenças epidêmicas, exploração de trabalho, prostituição e violência deixando uma imagem das áreas de garimpos desoladoras causando tristeza pela destruição.






CONCLUSÕES: Através deste trabalho conclui-se que a atividade garimpeira na região e o uso indiscriminado do mercúrio, ocasionam sérios danos à saúde do homem e ao meio ambiente.
Os resultados mostram que não basta somente diagnosticar impactos ambientais e os malefícios causados, deve se buscar alternativas e ações governamentais, através de medidas preventivas, para que essas áreas possam ser recuperadas, e haja consciência da parte do homem para a sua conservação.
A natureza está sofrendo degradação, precisamos agir agora para que ocorra uma recuperação e posterior conservação deste recurso natural.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos garimpeiros e ao Orgão Público, ao nosso tutor Jurandir Dias de Moura e a tutora Cristiane Zeri de Oliveira Paulo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TENORIO,J.A.Controle Mineral .CETEM-Centro de controle mineral do ministério das ciências e tecnologia - III Congresso de oceanografia-Silva Filho