ÁREA: Ambiental

TÍTULO: O MERCÚRIO EM LÂMPADAS FLUORESCENTES: UM PERIGO AMBIENTAL.

AUTORES: SILVA, A. D. L. DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA)

RESUMO: As lâmpadas que iluminam nossas casas parecem simples e inofensivas. Entretanto, após utilização ou queima, seu descarte inadequado no meio ambiente representa perigo à contaminação por mercúrio, metal altamente tóxico e bioacumulativo nos organismos vivos. Nesse sentido, objetivamos investigar o destino dado a estas lâmpadas haja vista, o perigo que estas representam ao meio ambiente, tal qual ao homem. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de 50 questionários e, com análise destes pudemos perceber que 78% das pessoas jogam esse tipo de lâmpada no lixo doméstico, representando um grande perigo socioambiental. Nisso percebemos a necessidade de informar a população sobre riscos representados pelo descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes ao meio ambiente e a saúde humana.

PALAVRAS CHAVES: lâmpadas fluorescentes, mercúrio, perigo.

INTRODUÇÃO: Desde os primórdios, o homem vem tentando criar materiais que propiciem qualidade de vida e conforto. Foi através dessa busca que a primeira fonte de luz elétrica foi criada por Thomas Alva Edson, no ano de 1879 (ZANICHELI et al, 2004) , desde então têm se intensificado a busca em criar efetivas fontes de luzes. Isso ocorreu em decorrência da necessidade social e do esforço do homem. Nesse sentido, o desenvolvimento tecnológico contribuiu decisivamente no processo de criação das lâmpadas fluorescentes.
As lâmpadas que iluminam nossas casas parecem simples, isso até o momento em que está sendo utilizada, pois ,quando queimam procuramos logo substituí-las por outra, mas é aqui que encontramos o perigo, pois muitas vezes não procuramos saber de que são feitas e quando queimadas acabamos dando a elas um destino inadequado, seja colocando em lixos domésticos, hospitalares ou até mesmo jogando no quintal de nossas residências. Essas lâmpadas, designadas fluorescentes contêm um elemento químico muito perigoso ao homem e ao meio ambiente, é o mercúrio (Hg), um componente altamente tóxico. “O mercúrio tem uma grande capacidade de se acumular nos organismos vivos ao longo da cadeia alimentar, processo esse conhecido como biomagnificação (JÚNIOR & WINDMÖLLER, 2008, p. 15)”. Em contrapartida “a ação tóxica do mercúrio [...], nas células do sistema nervoso [...], tem provocado profundos efeitos sobre a saúde humana (ZANICHELI et al, 2004, p. 6)”.
Portanto, objetivamos com este trabalho, investigar qual o destino dado às lâmpadas fluorescentes inutilizáveis, haja vista, o perigo que estas representam ao meio ambiente, tal qual ao homem.



MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado dentro do Campus universitário da Universidade do Estado do Pará (UEPA), situada no município de São Miguel do Guamá, estado do Pará.
Para a coleta de dados realizou-se a aplicação de 50 questionários, com questões fechadas e abertas, sendo estes aplicados a discentes e funcionários do campus.
Após a coleta dos dados, realizou-se a análise dos mesmos de forma sucinta, colocando-os em termos de porcentagens, visto que várias informações foram ocorrendo constantemente no decorrer da análise.
A pesquisa foi realizada desta forma porque se sabe que o Campus atende acadêmicos de vários municípios, nesse sentido, foi importante saber, embora que em pequena proporção, alguns dados quanto ao uso de lâmpadas fluorescentes, junto aos sujeitos da pesquisa.
O questionário aplicado continha as seguintes questões: 1. Em sua casa, que tipo de lâmpada é utilizado: ( ) Incandescente ; ( ) Fluorescente; ( ) As duas; 2. Se utilizar lâmpadas fluorescentes, qual o destino dado a elas quando queimadas: ( ) Joga no lixo doméstico;( ) Joga no quintal;( ) Guarda em sua residência , pois conhece os perigos que as mesmas representam; ( ) Outro destino: especifique; 3. Você conhece os perigos que estas lâmpadas representam para o meio ambiente e, consequentemente ao homem, quando não é dado a elas um destino adequado? ( ) Sim; ( ) Não; 4. Você conhece a composição das lâmpadas fluorescentes? ( ) Sim; ( ) Não; 5. Você deixaria de usar lâmpadas fluorescentes em sua residência, passando a usar as incandescentes, em função de representarem menor perigo ao meio ambiente e ao homem? Justifique; 6. Que solução você apontaria para a diminuição do uso de lâmpadas fluorescentes no Brasil?


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos na pesquisa foram organizados em termos de porcentagens e, através deles pôde-se perceber que 86% das pessoas usam lâmpadas fluorescentes; 2% usam lâmpadas incandescentes e 12% usam os dois tipos de lâmpadas.
Quanto ao destino dado a lâmpada fluorescente percebeu-se que 78% jogam no lixo doméstico; 2% jogam no quintal; 16% guardam em suas residências, pois conhecem os perigos que as mesmas representam e 4% dão outro destino. Podemos constatar também que 48% conhecem os perigos que representam ao meio ambiente e ao homem, enquanto que 52% disseram não conhecer. Com relação aos componentes das lâmpadas fluorescentes, verificamos que16% afirmaram conhecer, porém, a maioria 84% disseram não conhecer, diante a esses dados percebemos, portanto, que estas pessoas estão bastante vulneráveis aos efeitos danosos do mercúrio existentes nas lâmpadas fluorescentes.
Os dados das questões 5 e 6 foram colocados nos quadros 1 e 2 abaixo, que demonstram se as pessoas deixariam de usar lâmpadas fluorescentes e a solução apresentada pelos mesmos, respectivamente.






CONCLUSÕES: Através dos resultados obtidos, percebe-se a necessidade de informar a população sobre os riscos representados pelo descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes ao meio ambiente e a saúde humana, pois através deste estudo constata-se que a maioria das pessoas joga estes dispositivos no lixo doméstico, logo, estes vão parar nos lixões públicos contaminando o solo e afetando a vida dos seres vivos. Nesse sentido, as escolas e as universidades devem ajudar na divulgação de informação, pois assim pode-se conscientizar as pessoas e evitar que problemas ainda maiores possam ocorrer na sociedade.

AGRADECIMENTOS: A Deus, a Universidade do Estado do Pará (Campus-XI) e aos discentes e funcionários que participaram da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JÚNIOR, W. A. D.; WINDMÖLLER, C. C. A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes. Revista Química Nova na Escola, n° 28, mai. 2008.
ZANICHELI, C. et al. Reciclagem de lâmpadas: aspectos ambientais e tecnológicos. Disponível em: < www.apliquim.com.br/downloads/lampadas_pucc.pdf>. Acesso em 12 de mai. 2011.