ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Aplicação do tema transversal água nas aulas de Química no Ensino médio

AUTORES: LIMA, M.M.G. (UEAP) ; SILVA, E.C. (UEAP) ; RODRIGUES, E.N.B. (UEAP) ; SANTOS, C.B.R. (UNIFAP)

RESUMO: A agua é uma realidade de qualquer pessoa. No Brasil existe uma grande preocupação por conta de esse liquido ser pouco acessível ou até mesmo vedada a sociedade. Importante inserir aos alunos uma consciência critica e capaz de mudar sua realidade. Este trabalho objetiva trazer opções para adoção do tema transversal, agua, no ensino de Química sem comprometer o andamento da carga horária escolar. Estes temas sugeridos podem ser objetos de estudo quando o professor de química estiver abordando em sala os assuntos do conteúdo programático da disciplina, pois estes possuem uma relação de conceitos que pertencem a ambos.

PALAVRAS CHAVES: agua, educação, aluno

INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que possibilita ao estudante observar os fenômenos e reações num ambiente, muito além da sala de aula. Esta disciplina esta completamente inserida na realidade do aluno, mesmo que este não perceba. Temáticas transversais poderiam ser empregadas em sala de aula com intuito de aproximar a Química ao presente vivido. “A educação ambiental deve começar com as crianças, nos locais de convivência diária como: a casa, a escola, o bairro, a cidade”. Além disso, “A escola tem como grande desafio formar cidadãos éticos e comprometidos com a qualidade de vida do planeta”. (MORAES E PAVANI, 2007). A agua é uma realidade de qualquer pessoa. No Brasil existe uma grande preocupação por conta de esse liquido ser pouco acessível ou até mesmo vedada a sociedade. Importante inserir aos alunos uma consciência critica e capaz de mudar sua realidade. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 foram definidas Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que, por sua vez, encaminham os trabalhos didáticos utilizando a transversalidade de temas. Os PCNs sugerem alguns temas envolvendo a sociedade, comunidade, famílias, alunos e educadores (MEC/SEF, 1997). Este trabalho objetiva trazer opções para adoção do tema transversal, agua, no ensino de Química sem comprometer o andamento da carga horária escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram escolhidas duas escolas (Escola X e Escola Y), de ensino médio da cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá. As escolas foram escolhidas de acordo com a localização geográfica (Zona Sul e Zona Norte) da capital. Foram consultados os livros didáticos, planos de curso e observações em sala de aula nos três anos do ensino médio; para averiguar, possíveis adoções dos temas transversais, já inseridas nestas temáticas. Foram aplicados questionários aos alunos com questões sobre a temática transversal e por fim foi feita uma pesquisa sobre a aplicação das temáticas envolvendo a agua, nas matérias cotidianas da matriz de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante dos elementos pesquisados as escolas X e Y tiveram o resultados semelhantes.
Pela analise dos planos de curso, não existem espaços para adoção de temas transversais. Fato observado nas duas escolas. Fatores como a carga horaria curta ajudam a manter essa realidade. As escolas chegam adotar essas temáticas apenas em eventos especiais, como Semana do Meio Ambiente, Semana da Agua ou Mostra Pedagógica. Eventos esses que porem não são realizados todos os anos e são restritos a um período do ano letivo. Os livros didáticos apresentam poucos espaços falando sobre esses temas. Essas colunas geralmente fazem relação da química com o tema abordado. No questionário aplicado foi perguntado aos alunos qual a importância da agua pro planeta. De acordo com as respostas dadas( ver Gráfico 1), os alunos tem plena consciência de que a agua é fator essencial para vida na Terra.
Geralmente o tempo de aulas de Química no Ensino Médio e a responsabilidade de aplicar o plano de curso, não sobram tempo para aplicar tais conceitos, mesmo aproveitando o interesse dos alunos. Na Tabela 1 , é demonstrada a relação de conteúdos de química abordados rotineiramente pelos professores em sala de aula e os temas ambientais sugeridos sobre a temática água. Estes temas sugeridos podem ser objetos de estudo quando o professor de química estiver abordando em sala os assuntos do conteúdo programático da disciplina, pois estes possuem uma relação de conceitos que pertencem a ambos.






CONCLUSÕES: Ao analisar e refletir sobre os resultados obtidos com esta pesquisa conclui-se que o meio mais rápido e mais eficaz para o desenvolvimento de atitudes e valores na população acerca de educação ambiental da água deve ocorrer através da escola; pois é na escola onde ocorre o aprendizado e, portanto pode ocorrer a formação de cidadãos conscientes diante das problemáticas que suas ações diante da natureza podem ocasionar, tanto para o próprio homem como para a natureza. Logo existe a possibilidade de aproveitar o interesse dos alunos aliada a educação ambiental, sem perder, o foco que é a Química

AGRADECIMENTOS: A Deus
A Universidade do Estado do Amapá
A todos os professores e funcionarios que permitiram acesso as escolas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Etica. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
MORAES, Damaris Puga de; PAVANI, Luciana Aparecida. O mapa no ensino de geografia: contribuição para a educação ambiental. Disponível em: <http://egal2009.easyplanners.info/area03/3318_MORAES,_Puga_de_Damaris.pdf>. Acesso em: 10 set. 2010.