ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PÓLVORA NEGRA: CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA SALA DE AULA

AUTORES: REGO, P.P.A. (FAMASUL) ; SILVA, L.O. (FAMASUL) ; FERNANDES, E.L. (FAMASUL) ; DIAS, I.J.M. (FAMASUL)

RESUMO: O presente trabalho visa explorar dentro da sala de aula a contextualização e a experimentação a partir do tema pólvora negra. Para isso, grupos de alunos fizeram sua própria prova com proporções diversas, que foi o mote para uma discussão maior dos diferentes resultados obtido após combustão da pólvora.



PALAVRAS CHAVES: pólvora, experimentação, contextualização

INTRODUÇÃO: A pólvora negra uma das grandes descobertas da humanidade, foi usada na antiguidade pela China, Arábia e na Índia propagando posteriormente para outros lugares do Mundo (QUINTELA et al., 1998). Sua formulação principal nitrato de potássio KNO3, carbono e enxofre que mudava a proporção de suas substâncias durante o tempo para aumentar a sua qualidade. O objetivo desse trabalho é explorar a produção da pólvora negra pelos alunos como agente de contextualização em sala de aula para aprendizagem de química, pois experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos (PCN, 1999).

MATERIAL E MÉTODOS: A intervenção foi realizada na Escola Estadual Costa Azevedo localizada no Município de Catende - PE, n uma turma de 1º Ano do ensino médio com 32 alunos em duas aulas de 50 min. Tendo como ponto inicial a narrativa histórica da pólvora e em seguida dividiu-se a turma em 4 grupos com 8 alunos. Cada grupo produziu sua própria pólvora tendo como diferencial a proporção de salitre, carvão e enxofre.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A queima da pólvora dos grupos 1 e 3 apresentaram resultados ruins com uma combustão inadequada devido a baixa concentração do salitre (comburente), enquanto os resultados do grupos 2 e 4 foram bons e apresentaram uma boa combustão de seus componentes. As proporções de salitre, enxofre e carvão que foram utilizadas encontra-se na tabela 1. A composição atual de nossa pólvora é apresentada como:

4 KNO3(s) + 7 C (s) + S (s) => 3 CO2 (g) + 3 CO (g) + 2 N2 (g) + K2CO3 (s) + K2S (s)

Tabela 1: Atividade dos grupos

GRUPO PROPORÇÕES RESULTADOS
1 40% salitre, 30% enxofre e 30% carvão RUIM
2 75% salitre, 15% enxofre e 10% carvão BOM
3 80% salitre, 15% enxofre e 5% carvão RUIM
4 63% salitre, 18% enxofre e 19% carvão BOM


CONCLUSÕES: Baseando-se nessa sistemática de ensino, constata-se um maior interesse e motivação por parte dos alunos, passando de meros expectadores a agentes atuantes e críticos, desenvolvendo a sua capacidade de observar, sintetizar e agir frente às diferentes situações. Percebe-se então que a contextualização do ensino é uma ferramenta importante para motivar o interesse pela ciência.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) 1999 – Ensino Médio; Ministério da Educação.

QUINTELA, A.C. et al. 1998. A Fábrica da Pólvora de Barcarena e os seus Sistemas Hidráulicos. Oeiras. Câmara Municipal de Oeiras.