ÁREA: Alimentos

TÍTULO: VERIFICAÇÃO DO PH DE VINAGRES COMERCIALIZADOS EM CAPITÃO POÇO/PA: ESTE PRODUTO OFERECE ALGUM BENEFÍCIO AO CONSUMIDOR?

AUTORES: Martins Carvalho, M.B. (UFPA) ; Nascimento Alves, J.D. (UFRA) ; Sousa Lima, K.N. (UEPA) ; Edleuza Alves, A. (SEDUC) ; da Silva Lima, N. (UEPA) ; Castelano Gama, M. (UEPA) ; Trindade Oliveira, M. (UEPA) ; Rosa Venâncio, C.R. (UEPA) ; Arrais Furtado, C.T. (UEPA)

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo a verificação do pH de algumas marcas de vinagres comercializados no município de Capitão Poço/PA, e a verificação dos possíveis benefícios destes para o consumidor. A pesquisa foi realizada com a utilização de papel indicador de pH e quatro marcas de vinagres Concluímos que o vinagre possivelmente contribui para aceleração no processo digestivo no estômago, em função do pH , outra conclusão, foi a necessidade de adotar procedimentos que venham a melhorar a qualidade destes e ainda necessidade de descrição mais precisas das propriedades do produto nas embalagens.

PALAVRAS CHAVES: pH; vinagre; benefícios

INTRODUÇÃO: Segundo Sachs (2001), a palavra Vinagre deriva de “vinaigre” do francês, substantivo que designa vinho azedo, mas apesar do nome, atualmente ,o vinagre possui personalidade própria, não sendo tido meramente como vinho azedo. De modo geral, o vinagre pode ser preparado a partir de qualquer solução aquosa que contenha açúcar ou álcool, que após devidamente diluída e corrigida a concentração de outros nutrientes, é fermentado. Com isso as características do vinagre vão depender da matéria-prima utilizada para a fermentação. Segundo Netto( 2006), apesar das propriedades funcionais do vinagre não estarem totalmente esclarecidas, têm demonstrado resultados positivos no controle da pressão arterial e do pH do estômago para combater a gastrite, o efeito bactericida, a ação antioxidante nas células e o ataque aos radicais livres, evitando a manifestação de certos tipos de cânceres. Atribui-se as propriedades funcionais, a determinadas substâncias presentes nos vinagres tradicionais, como os do vinho. No caso dos vinagres brasileiros, estes são produzidos a partir do álcool (etanol) e constituem solução de ácido acético a 4%, concentração ácida mínima exigida pela legislação, com acrescimento de um antioxidante atuando como estabilizante. Composição tão pobre compromete o aroma e o sabor. “Não raramente, o consumidor tempera as saladas com limão, preferível para quem não tem acesso a um vinagre autêntico”, afirma a pesquisadora Gabriela Macedo, com base em pesquisa, realizada no Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Crítica, a professora da FEA considera esse produto bom para limpeza de sofás, pisos e outros fins caseiros, mas pobre para fins culinários.

MATERIAL E MÉTODOS: A investigação aqui relatada se deu a partir da análise do pH de quatro marcas distintas de vinagres comercializados no município de Capitão Poço/PA, sendo estas: Maratá (fermentado acético de álcool e vinho tinto), Minhoto (fermentado acético de maçã e água), Muriongo (fermentado acético de álcool e água) e Mariza (fermentado acético de álcool e água). Os materiais utilizados constituíram-se de: quatro recipientes plásticos (copos transparentes) enumerados como A1, A2, A3 e A4, quatro garrafas de vinagres (das marcas citadas anteriormente), fita indicadora de pH de 0-14 da marca Macherey - Nagel. Inicialmente foi colocada uma amostra de vinagre, em cada um dos recipientes, em seguida introduziu-se a fita indicadora de pH em cada amostra, permanecendo na solução por quinze minutos. Foram então verificados os resultados a partir das comparações de cores da embalagem da fita indicadora de pH com as fitas retiradas das amostras dos vinagres submetidos à análise.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Das marcas submetidas à análise, foi observado que todas demonstravam o valor do pH em torno de 2, evidenciando caráter bastante ácido. Outra questão observada foram as informações presentes nas embalagens sendo em alguns casos em fonte muito pequena e letra embaçada, dificultando sua visualização das informações.

CONCLUSÕES: Concluímos que o vinagre possivelmente contribui para aceleração no processo digestivo no estômago , em função do pH ácido e de substâncias antioxidantes. Com relação à qualidade dos vinagres, verificou-se com base nas referências bibliográficas, a necessidade de adotar procedimentos que venham a melhorar a qualidade destes, para que possam chegar ao nível das marcas internacionais. No caso das embalagens foi verificada a necessidade de descrição mais precisas quanto ao valor do pH destas substâncias, se apresentando de maneira mais compreensível e legível.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SACHS, Luiz Guilherme. Vinagre. Fundação Faculdades Luiz Meneghel Departamento de Ciências Biológicas e Tecnologia, 2001 Disponível em: httpdbt.ffalm.brsachsTPAvinagre.pdf. Acessado em 27 de junho de 2012.

NETTO, Carmo Gallo. Vinagre brasileiro ainda está distante do padrão de qualidade internacional. Jornal da UNICAMP, 7 a 13 de agosto de 2006. Disponível em: httpwww.unicamp.brunicampunicamp_hojejornalPDFju332pg09.pdf . Acessado em: 26 de junho de 2012.