ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Determinação da concentração de chumbo e cobre em leite bovino proveniente do município de Belo Jardim por ICP-MS

AUTORES: Moura, D.L. (CRCN/CNEN-UFPE) ; Filho, C.A.S. (CRCN/CNEN) ; Lima, D.P.A. (CRCN/CNEN) ; Silveira, P.B. (CRCN/CNEN) ; Honorato, E.V. (CRCN/CNEN)

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo determinar a concentração de chumbo e cobre em amostras de leite provenientes do município de Belo Jardim-PE, um importante polo industrial na produção e reciclo de baterias chumbo-ácidas. As amostras foram liofilizadas e em seguida foi realizada digestão ácida assistida por micro-ondas e as determinações analíticas foram realizadas por ICP-MS. As concentrações obtidas apresentaram variações de (12 ± 3)µg/L a (49 ± 8)µg/L, para o chumbo e o cobre (30 ± 2)µg/L a (42 ± 9)µg/L. Das amostras analisadas, apenas uma apresentou concentração máxima de Pb superior ao limite estabelecido pelo Ministério da Saúde (50µg/L). Contudo, não é possível associar toda a contaminação ao produto pois seu processamento é desconhecido.

PALAVRAS CHAVES: Leite; Metais; ICP-MS

INTRODUÇÃO: O aumento da atividade industrial contribui para o elevado nível de metais pesados na forma inorgânica no ambiente. Esses elementos ocorrem naturalmente na crosta terrestre, contudo a atividade antropogênica provoca alteração em sua distribuição. O chumbo é um dos elementos não essenciais de elevada toxidade que vem sendo disperso no ambiente, devido a sua ampla utilização pela indústria. Devido à formação de complexos estáveis, este elemento pode afetar vários órgãos e atividades metabólicas. Em crianças, mais sensíveis à intoxicação, mesmo em baixos níveis de contaminação pode ocorrer danos irreversíveis ao sistema nervoso (MOREIRA&MOREIRA, 2004). O cobre é um elemento essencial, sendo responsável pelo funcionamento de varias enzimas. Em concentrações elevadas este elemento pode provocar intoxicação e representa risco elevado para portadores da doença de Wilson (MORO, et AL 2007). O município de Belo Jardim, localizado a 186 km do Recife tem sua economia voltada principalmente para a agroindústria, com potencial para produtos alimentícios e avicultura (IBGE, 2010) e vêm se destacando como importante polo industrial na produção e reciclo de baterias chumbo-ácidas. Atrelado a essa produção no município, a população local vem desenvolvendo o reparo deste tipo de baterias de maneira informal, o que pode aumentar substancialmente as vias de contaminação do ambiente. Vacas em lactação pastando neste tipo de ambiente podem absorver parte deste elemento, que pode ser transferido para o leite (SILVA, et al 2010). Sendo este um alimento de ampla aceitação, consumido principalmente por crianças, o presente trabalho visa avaliar o concentração de Pb e Cu, em relação ao estabelecido pelo Ministério da Saúde, de amostras de leite provenientes do município de Belo Jardim – PE.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletadas ao todo quatro amostras em pontos distintos do município, no período de 2010 a 2011. A amostra 1 foi adquirida no IFPE ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), as amostras 2 e 3 foram adquiridas nos mercados locais e a 4 amostra foi coletada em uma fazenda da região. A amostragem foi realizada objetivando testar diferentes fontes de leite a qual a população local possa ter acesso. Para cada litro de leite foi adicionado 1,0x10-3L de ácido acético e 2,0x10-3L de formaldeído 37%. As amostras foram congeladas em freezers e liofilizadas no laboratório da Divisão de Monitoração Ambiental do Centro Regional de Ciências Nucleares (DIAMB/CRCN). Toda vidraria passou pelo processo de limpeza do laboratório, consistindo de período de 24 horas em solução 5% de detergente neutro Extran® em água destilada e mesmo período em solução de ácido nítrico subboiling (DistillacidTM BERGHOF, MERCK) com água de alta pureza (18 MΩ). Foram realizadas pesagens de aproximadamente 5,000x10-4 Kg em triplicata para todas as amostras, juntamente com o material de referencia 8434, Whole Milk Powder, produzido pelo National Institute of Standards & Technology (NIST). A digestão em micro-ondas (MARS) foi realizada como descrito no método EPA 3052 (ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY, 1996) para matrizes orgânicas. A determinação analítica foi realizada por espectrômetro de massa com fonte de plasma indutivamente acoplado (ICP-MS).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A qualidade da análise para determinação do Pb e Cu foi verificada realizando-se determinação analítica do material de referência, obtendo-se (0,086 ± 0,03)mg/L e (0,48 ± 0,14)mg/L, para valores certificados de (0,11 ± 0,05)mg/L e (0,46 ± 0,08)mg/L, respectivamente. Os resultados iniciais obtidos são apresentados na Tabela 1. Os valores são expressos em forma de média ± desvio padrão. As amostras 1 e 3 apresentaram concentração de chumbo dentro do limite estabelecido pela ANVISA, sendo consideradas próprias ao consumo, enquanto que a 4 apresentou concentração média abaixo do LD* (0,6 µg/L). A amostra 2 apresentou maior nível de contaminação para o Pb, assumindo valores máximos no intervalo superiores ao estabelecido pelo Ministério da Saúde (50µg/L). Entretanto, como esta amostra foi obtida em garrafas PET, de origem desconhecida, no comércio local, não é possível associar-se esta contaminação ao produto. Trabalhos posteriores de análises do mesmo ponto de coleta amostra, dessa vez utilizando recipientes apropriados, serão realizados para confirmar estes valores. Contudo, o leite consumido com este nível de contaminação, caso estes valores sejam confirmados, oferecem riscos à população, principalmente às crianças. Todas as amostras analisadas não apresentaram contaminação por cobre segundo limites estabelecidos pela ANVISA (2000 µg/L). A amostra 4 apresentou valores de concentração abaixo do limite de detecção e a amostra 3 valores abaixo do limite de quantificação.

Tabela 1

Quantificação média de Pb e Cu nas amostras de leite

CONCLUSÕES: Com a obtenção dos dados iniciais pode-se verificar que uma das possíveis fontes de leite a qual a população tem acesso (amostra 2, retirada de mercados locais) apresentou nível de contaminação por chumbo máximo (57µg/L) superior ao estabelecido pela ANVISA (50µg/L), sendo necessário aquisição de mais amostras, deste ponto de coleta, para identificação da origem da contaminação. Todas as amostras analisadas não apresentaram contaminação por cobre segundo critério estabelecido pela ANVISA.

AGRADECIMENTOS: Ao CRCN/CNEN (Centro Regional de Ciências Nucleares/Comissão Nacional de Energia Nuclear) por disponibilizar a estrutura e ao CNPq pelo auxílio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MOREIRA, F.R.; MOREIRA, J. C. 2004. Os efeitos do chumbo sobre o organismo humano e seu significado para a saúde. Rev Panam Salud Publica, 15:119–29.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- Censo demográfico e indicadores. 2010.www.ibge.gov.br. Acessado em fevereiro de 2012.

SILVA, C.M.; ALCOFORADO, E. S.; AMARAL, R. S.; SANTOS JUNIOR, J. A.; MENEZES, R. S. C.; BEZERRA, J. D.; SANTOS, D. C.; LIMA, L. E.; FILHO, C. A. S.; HONORATO, E. V. 2010. Stable Lead in Milk and Derivates. Food Analytical Methods, 3: 85-89.

BRASIL (1998) Ministério da Saúde. Portaria no. 685 de 27 de agosto de 1998 que estabelece o limite máximo para contaminantes químicos em alimentos. Diário Oficial da União.

EPA (1996) US Environmental Pollution Agency. Method 3052. Microwave assisted acid digestion of siliceous and organically based matrices. Available in: http://www.epa.gov/osw/hazard/testmethods/sw846/pdfs/3052.pdf. Acessado em agosto de 2011.
MORO, A.M.; GROTTO, D; BULCÃO, R.; POMBLUM, V. J.; BOHRER,D.; CARVALHO, L.M.; OLIVEIRA, S.; GARCIA, S.C. 2007. Quantificação laboratorial de cobre sérico por espectrofotometria Vis comparável à espectrometria de absorção atômica com chama. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, 43 no 4: