ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Avaliação da ação antrópica sobre a qualidade do Rio Beberibe (Recife - PE) através dos parâmetros de OD, DBO, fósforo e nitrogênio

AUTORES: Silva; C. S., J. (FAFIRE)

RESUMO: As atividades humanas desenvolvidas numa bacia hidrográfica afetam diretamente a qualidade das águas e do solo da mesma, influência direta dos esgotos sanitários produzidos. Com o objetivo de avaliar as condições atuais da qualidade do rio Beberibe foram analisados e comparados aos limites indicados pela Resolução do CONAMA Nº 357/05, os resultados das determinações de OD, DBO, fósforo e nitrogênio. O rio Beberibe apresenta uma zona homogênea de habitação densa ao qual acarreta um comprometimento da qualidade das suas águas, identificado por esses parâmetros. Quantificar os efeitos das atividades poluidoras, que alteram a qualidade dos mananciais, permite a tomada de medidas eficazes na diminuição da poluição dos recursos hídricos.

PALAVRAS CHAVES: Mananciais; Poluição; Esgotos sanitários

INTRODUÇÃO: A preocupação com a qualidade da água é algo que está incluído no que é chamado de desenvolvimento sustentável. Determinar a qualidade de um curso d’água é eficaz no controle da poluição hídrica. O Brasil é um país rico em recursos hídricos. Essa característica associada à extensa área territorial cria uma ideia de inesgotabilidade da água (PEREIRA; TOCCHETTO, 2005). Aliado a essa ideia a poluição e contaminação dos rios por despejos de esgotos sem tratamento causam a morte de todas as formas biológicas e consequente desequilíbrio ecológico(CARVALHO; OLIVEIRA,2007). A bacia do rio Beberibe possui área total de 81,37 km2. Sua bacia engloba os municípios de Olinda (21%), Recife (65%) e Camaragibe(14%)(Em:<www.fundaj.gov.br>.Acesso em 17/06/09). Possui alta densidade demográfica, cerca de 7.236 hab/km2 e os menores índices de infra- estrutura (Em:<www.srh.pe.gov.br>.Acesso em 03/06/09). Ao longo do seu percurso a atividade industrial é bastante diversificada, desde a produção de alimentos à produção química e metalúrgica. Nessa bacia hidrográfica as atividades antrópicas são as principais responsáveis pelas alterações da qualidade das águas. Os esgotos produzidos por essas atividades apresentam alta carga poluidora. Alguns parâmetros associados à poluição por esgotos sanitários são OD (oxigênio dissolvido),BO (demanda bioquímica de oxigênio),P(fósforo)e (nitrogênio)(MOTA,1995). Com o objetivo de avaliar a influência da atividade antrópica e demonstrar a importância de preservação desse recurso natural foi realizada uma avaliação dos resultados das análises realizadas pela CPRH/PE, desses quatro parâmetros,considerando os limites estabelecidos pela Resolução Nº 357/05. Tais dados são referentes ao período compreendido entre os anos de 2005 a 2008.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados dados referentes aos resultados das determinações dos parâmetros de OD, DBO, fósforo e nitrogênio. O monitoramento abrangeu o período compreendido entre fevereiro de 2005 a dezembro de 2008, em cinco pontos de coleta do rio Beberibe (BE-01,BE-09,BE-30,BE-45 e BE-50). Os parâmetros foram escolhidos por serem os principais parâmetros físico-químicos na caracterização da poluição por esgotos sanitários(VON SPERLING, 1996). Os dados da pesquisa foram disponibilizados pela Unidade de Físico-química (UFIQ) da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Após a organização dos dados em tabelas e calculadas as médias anuais de cada ponto, os dados foram comparados com os limites permitidos pela Resolução do CONAMA 357/05 para um rio enquadrado na classe 2, onde a avaliação das condições de poluição puderam ser realizadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O rio Beberibe apresenta 5 estações de coleta (BE-01,BE-09,BE-30,BE-45 e BE-50). Durante o ano são realizadas seis coletas em cada ponto (meses alternados). O gráfico 1 apresenta a média obtida entre os anos de 2005 a 2008 dos quatro parâmetros analisados para cada ponto de coleta. Ao longo desses anos, o OD apresentou-se abaixo de 5 mg.L-1 (CONAMA 357/05), ressalva ao ponto BE-09 que apresentou-se acima do valor indicado pela Resolução. Os valores obtidos para a DBO apresentaram-se muito acima do permitido (5 mg.L-1) nos três últimos pontos. Os indicadores de eutrofização (P e N) também se apresentaram acima do que é permitido pela Resolução (0,1 mg.L-1 e 3,7 mg.L-1, respectivamente), favorecendo o aumento de algas e plantas aquáticas.

Gráfico 1

Média obtida entre os anos de 2005 a 2008.

CONCLUSÕES: Com base em todos os resultados obtidos ao longo desses quatro anos, pode-se dizer que as águas do rio Beberibe apresentam-se comprometidas, devido ao baixo valor de oxigênio, a alta DBO e índices elevados de nitrogênio e fósforo (indicadores de eutrofização) nessas águas. Apresentando elevada carga poluidora justamente nas zonas homogêneas populacionais densas (BE30, 45, 50). A atividade antrópica é responsável pela atual situação do rio (ocupação irregular das margens dos rios e a falta de saneamento básico). Necessitando assim de ações urgentes que possibilitem a sua recuperação e proteção.

AGRADECIMENTOS: Agradeço ao professor Taperoá pela atenção especial durante a realização deste trabalho. Aos responsáveis pela UFIQ/CPRH-PE pela atenção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: -CARVALHO, Anésio; OLIVEIRA, Mariá. Princípios básicos de saneamento básico. 9.ed. São Paulo: SENAC, 2007. 211p.
-MOTA, Suetônio. Preservação e conservação de recursos hídricos. 2.ed. Rio de Janeiro: ABES, 1995. 194 p.
-TOCCHETTO, Marta; PEREIRA, Lauro. Água: esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidade. Agronline. 2005. Disponível em <http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=216> acessado em 20.06.09
-VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos . 2. ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental; Universidade Federal de Minas Gerais; 1996, p.11-167.
- Histórico do Rio Beberibe. Disponível em <www.fundaj.gov.br> acessado em 17/06/09.
- Gestão integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Beberibe/Pernambuco. Disponível em <www.srh.pe.gov.br> acessado em 03/06/09.