53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: USO DE AGROTÓXICOS NA CANA-DE-AÇÚCAR E OS RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL NA REGIÃO DE ITUMBIARA-GO

AUTORES: Rodrigues, V.C. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Gomes, T.C.F. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Goulart, S.M. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Santos, J.P.V. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Castro, L.M. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: A pesquisa buscou investigar os principais agrotóxicos utilizados na cana-de- açúcar em Itumbiara-GO e região, verificando os possíveis riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. A pesquisa teve a entrevista semiestruturada como forma de coleta de informações à profissionais da área agropecuária, produtores rurais, indústrias sucroalcooleiras e órgãos oficiais. O principal objetivo da pesquisa é dar embasamento para futuras propostas de conscientização sobre o uso de agrotóxicos e seus efeitos para a saúde e meio ambiente. O trabalho demonstrou os riscos dos agrotóxicos para a saúde do trabalhador rural, apresentando casos da má utilização dos mesmos, inclusive o uso agrotóxicos não autorizados para a cultura de cana-de-açúcar.

PALAVRAS CHAVES: agrotóxicos; cana-de-açúcar; saúde do trabalhador

INTRODUÇÃO: Os agrotóxicos são conhecidos por diversos nomes, tais como agroquímicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, venenos e outros. Com a Constituição Federal de 1988, todos esses termos foram substituídos por agrotóxicos a fim de tornar evidente a toxicidade dessas substâncias (FUNASA, 1998). A utilização indiscriminada de agrotóxicos na cana-de-açúcar, assim como em qualquer cultura traz uma série de consequências para o meio ambiente e também para a população. O uso frequente e incorreto pode causar contaminação de solos, da atmosfera, das águas superficiais e subterrâneas, dos alimentos, levando a efeitos negativos em organismos terrestres e aquáticos, intoxicação humana pelo consumo de água e alimentos contaminados e intoxicação ocupacional de trabalhadores e produtores rurais (SPADOTTO, 2006). Portanto faz-se imprescindível avaliar o modo como conciliar a demanda de produtos originados da cana-de-açúcar, viabilidade econômica e aspectos como saúde e meio ambiente. O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar, o que é verificado no aumento do número de usinas em todas as regiões brasileiras, principalmente no estado de Goiás, onde a cana-de-açúcar era considerada produto secundário na agricultura do estado (SOUZA; MIZIARA, 2010). Em detrimento da relevância do assunto e da problemática apresentada buscou-se verificar a situação de Itumbiara-GO em relação ao uso de agrotóxicos na cultura de cana-de-açúcar e possíveis efeitos dessas substâncias na saúde do trabalhador rural, através de pesquisa exploratória.

MATERIAL E MÉTODOS: O levantamento dos dados se deu através de procedimentos investigativos, observando o processo de trabalho agrícola, comunicação entre técnicos e agricultores da região. Foi realizada através de questionários elaborados inicialmente, aplicados na forma de entrevista semiestruturada à agrônomos, indústrias do setor sucroalcooleiro, produtores rurais, estabelecimentos comerciais e órgãos oficiais de fiscalização. Primeiramente, realizou-se a pesquisa documental, através dos registros de órgãos oficiais que retratassem a situação relativa a aplicação e manejo de agrotóxicos. Após isso, houve a etapa bibliográfica, investigando em artigos científicos, livros e sites relacionados à pesquisa, como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, AGRODEFESA – Agência Goiana de Defesa Agropecuária, INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, ADIAGO – Associação de Distribuidores de Insumos Agrícolas de Goiás e outros. A cidade de Itumbiara possui, efetivamente em funcionamento, três indústrias do setor sucroalcooleiro, foram solicitadas em todas o apoio à pesquisa, porém apenas duas aceitaram. Contou-se com a colaboração de nove agrônomos, vinte e dois produtores rurais, três estabelecimentos comerciais e um representante de cada órgão oficial. Foram investigados os principais agrotóxicos utilizados nas plantações de cana-de-açúcar da região, destacando-se suas características, tais como composição química, formas de armazenamento, manejo, riscos à saúde e disposição de resíduos. Por se tratar de entrevista semiestruturada, conforme o decorrer da aplicação, outros pontos foram levantados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Conforme análise dos resultados, os entrevistados afirmam que o uso de agrotóxicos varia conforme o momento da plantação e da praga que possa acometer o cultivo, sendo utilizados principalmente os seguintes produtos: Advance®, Regent®, Velpar K®, Volcane®, Furadan®, Combine®, Gamit®, Provence®, outros agrotóxicos à base de MSMA, Diurom, Fipronil, Triazóis, Estrobilurina. A Figura 1 apresenta informações gerais sobre os agrotóxicos identificados na pesquisa, enquanto a Figura 2 apresenta os riscos dessas substâncias para o ser humano e o meio ambiente. Os agrotóxicos levantados na pesquisa são autorizados pela ANVISA para cultura de cana-de-açúcar, apenas os derivados de triazóis não são autorizados para essa cultura. Todos os questionários aplicados demonstram que a maioria dos trabalhadores usam os EPI indicados (luvas, jalecos, botas, máscaras, respiradores, viseiras e boné). Foi identificado nas entrevistas a não utilização ou utilização inadequada dos EPI, queixas de intoxicação do trabalhador e em relatos de suicídios envolvendo o agrotóxico Furadan®, o que é muito grave e requer medidas preventivas para a conscientização da população rural. Os principais sintomas de intoxicação levantados foram dores de cabeça, mal estar, diarreia e irritação cutânea. Houve também relatos de contaminação de peixes. Alguns questionários apresentaram relatos de conhecimento de comércio ilegal de agrotóxicos na região. Cabe ressaltar que o controle e fiscalização do uso de agrotóxicos em cana-de-açúcar em Itumbiara-GO e região é precário em função dos órgãos oficiais não possuírem pessoal suficientemente capacitado para atender a demanda.

Figura 1 – Informações sobre os agrotóxicos utilizadas na cultura de c



Figura 2 – Riscos dos agrotóxicos para o ser humano e meio ambiente



CONCLUSÕES: A pesquisa aponta indicativos dos riscos dos agrotóxicos para a saúde do trabalhador rural. Apesar de haver conhecimento sobre as consequências do seu uso, esta prática ainda é uma alternativa viável economicamente para a agricultura. A falta de fiscalização é um problema, pois acentua os riscos à saúde advindos da utilização incorreta desses produtos. Dessa maneira, faz-se imprescindível maior fiscalização nas áreas de plantação de cana-de-açúcar e maior disponibilização de treinamentos a fim de evitar problemas para o meio ambiente e para a saúde do trabalhador rural.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente ao CNPq, ao IFG – Câmpus Itumbiara e aos entrevistados que disponibilizaram as informações para a pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. s.d. Monografias de agrotóxicos. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Agrotoxicos+e+Toxicologia/Assuntos+de+Interesse/Monografias+de+Agrotoxicos/Monografias> Acesso em: 26, jun. de 2013.

FUNASA – Fundação Nacional de Saúde. 1998. Centro Nacional de Epidemiologia. Guia de vigilância epidemiológica. Ministério da Saúde. Cap. 5-15.

SOUZA, C. B. de; MIZIARA, F. Políticas de financiamento à expansão do setor sucroalcooleiro em Goiás versus políticas ambientais, 2010. Disponível em:<http://www.alasru.org/wp-content/uploads/2011/08/GT12-Cleonice-Borges-de-Souza.pdf> Acesso em 28, set.de 2012.

SPADOTTO, C. A. 2006. Abordagem interdisciplinar na avaliação ambiental de agrotóxicos. Revista Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar, 1-9.