53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: : A escassez de professores de Química: Possíveis fatores

AUTORES: Oliveira da Silva, L. (FAMASUL) ; Moreira Gomes, K.R. (FAMASUL)

RESUMO: Este trabalho se insere em um amplo estudo científico em que se tem investigado sobre os possíveis fatores que vem causando o déficit de professores na área de Química. Neste sentido, abordou-se temas sobre a formação de professores de diferentes cursos na área de exatas e suas trajetórias profissionais no magistério com o enfoque na área dequímica, onde foram discutidas possíveis razões para esta carência de professores na ED (Educação Básica), com o objetivo de compreender os reais motivos que levam a maior parte do acadêmicos do curso de química não ter interesse em seguir carreira como professor. A metodologia foi cunho qualitativo com análise da pesquisa feita através de um questionário aplicado a27 acadêmicos de um curso de Química. Os dados apontam que a maioria pretende buscar qual

PALAVRAS CHAVES: Carência de professores; Formação profissional; Licenciatura em química

INTRODUÇÃO: Dentre tantos problemas que a educação básica no Brasil enfrenta atualmente está o déficit de professores de exatas, englobando principalmente química,física e matemática. Segundo o governo federal dos quase 53 mil que lecionam química, menos de 15 mil tem diploma na área, e ainda, o movimento “Todos pela educação” aponta que cerca de 44% dos professores de química no ensino médio além de não ter formação específica não são formados nem mesmo em áreas de exatas o que por conseqüência acaba forçando as escolas, por um motivo de carência, a fazer adaptações colocando professores de outras áreas diferentes da disciplina para lecionar, segundo o MEC há atualmente 300 mil pessoas dando aulas no país em áreas diferentes das quais se formaram. Leme (2010) realizou trabalho sobre a (não) atratividade da carreira e da profissão docentes para a EB e apontou que há “necessidade de aprofundar estudos sobre profissionalização docente no Brasil,com o intuito de levantar elementos que expliquem a (não) atratividade da carreira” (LEME, 2010, p.5) Dentre várias pesquisas que tem se realizado sobre este assunto dados fornecidos pelo Censo da educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que em 2007, 70.507 estudantes formaram-se nas áreas de exatas, 4,5% a menos que em 2006 e 9,3% a menos que em 2005. As maiores quedas foram entre 2006 e 2007 entre as disciplinas obrigatórias: letras(-10%), geografia (-9%), química (-7%) efilosofia (-5%). Como se percebe, “esse número está muito distante da quantidade professores para atender às demandas nacionais de educação”(SAMPAIOet al (2002). Outros fatores que vem causando esta falta de professores estão ligados a diversas situações,uma delas,é que universidades que oferecem estes cursos sofrem com uma grande evasão.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se uma intervenção didática por meio de um questionário de 8 questões pertinentes ao tema trabalhado aplicado a 27 alunos do 6º período da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL) localizada no município de Palmares, Mata Sul de Pernambuco. As questões tratavam de abordagens sobre o que motivaram os estudantes a ingressaremno curso e como pretendiam exercer a docência após o termino do curso. O resultado foi bastante determinante quanto a questão do desinteresse de exercer a licenciatura posteriormente, apontando para diversos motivos que ocasionaram inclusive a desistência de vários alunos (inicialmente com 40 acadêmicos) no decorrer dos períodos anteriores

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tema foi bem aceito pelos estudantes, uma vez que tratava da realidade que muitos viviam. De início foram formadas duplas para responder ao questionário para que pudessem debater entre si as opiniões com respeito ao tema, principalmente se estas forem diferentes. Em seguida, todos os alunos já organizados em forma de círculo debateram fortemente e houve o destaque de vários motivos para o não interesse de seguir a carreira docente e a contra resposta daquela minoria em defender porque decidiram dar continuidade a docência após concluir o ensino superior em Licenciatura Plena em química. Enfim, mediado inicialmente pelas questões levantadas pelo questionário os acadêmicos puderam desenvolver uma discussão muito produtiva que culminou para determinar os possíveis fatores que ocasionam a escassez de professores de Química.

CONCLUSÕES: Percebeu-se que há um alto percentual(aproximadamente 80%) que busca a carreira acadêmica na área de Química talvez para, no futuro,atuar como professor do Ensino Superior ou como Químico/Engenheiro Químico em instituições públicas ou privadas. O fato dos egressos buscarem formações ou qualificações diversas são outros indicadores de que as condições de trabalho e a má remuneração docente sejam fatores decisivos para o desinteresse pela carreira. Considerou-se mediante esta pesquisa, que a realidade percebida dos professores de química na sociedade atual acaba não se tornando atrativa para o c

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, A.M.; TUNES, E.; SILVA, R.R. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, v. 24, n. 1, p. 262-280, 2001.
LEME, L.F. Atratividade da docência para o ensino básico na visão de ingressantes de cursos superiores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33.,Anais... Caxambu, 2010 Disp. em: http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/P%C3%B4steres %20em%20PDF/GT08-6978--Int.pdf.
SAMPAIO, C.E.M. et al. Estatísticas dos professores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Vol. 83, números 203/204/205, p.85-120, jan/dez 2002, Diretoria de Disseminação e Tratamento de Informações Educacionais, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/MEC, 2002.