53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Construção de laboratório alternativo de Química

AUTORES: Nascimento, K.A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS URUAÇU) ; Rezende, Y.F.G. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS URUAÇU) ; Izarias, N.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS URUAÇU)

RESUMO: Dentre as mudanças que vem ocorrendo na Educação, destacam-se as metodologias e em especial ao ensino de química a experimentação. Esta é de extrema relevância por propiciar o encontro entre a teoria e a prática. O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão da utilização de métodos alternativos de ensino- aprendizagem voltados para a disciplina de química, a partir da proposta do uso de materiais alternativos, recicláveis e de baixo custo na construção de equipamentos para laboratório de química. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico; seleção e produção de alguns equipamentos alternativos de laboratório e oferta de um mini curso. A articulação teoria e prática na construção dos aparatos de laboratório evidenciaram-se como uma boa metodologia de ensino aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Laboratório alternativo; ensino de química; experimentação

INTRODUÇÃO: O professor deve acompanhar a evolução social atual adequando sua(s) metodologia(s) às várias situações que se apresentarem no processo educacional. Auxiliado pelas metodologias de ensino, o professor busca atividades metodológicas que, ofereça ao aluno a oportunidade de perceber e analisar o assunto sob diversos ângulos, alcançando a aprendizagem. (EVANGELISTA e CHAVES, 2010). Dias; Ferreira; Oliveira (2010) discutem as dificuldades que os docentes da área de química apresentam em resolver os problemas por falta de metodologias diversificadas, pela escassez de materiais didáticos nas instituições educacionais, falta de interação da parte dos alunos criando resistências, sendo notória a redução do aproveitamento nesta disciplina e tornando-a uma tarefa árdua. A aprendizagem de química, assim como a de outras disciplinas, depende bom planejamento, envolvendo desde os materiais didáticos até o domínio do professor quanto ao conteúdo e as metodologias adotadas. Conciso destas dificuldades o objetivo deste estudo é uma discussão acerca da utilização de métodos alternativos de ensino-aprendizagem voltados para a disciplina de química no ensino médio, a partir da proposta do uso de materiais alternativos, recicláveis e de baixo custo na construção de equipamentos para laboratório de química. O processo de criação dos equipamentos em conjunto com os alunos, apresenta-se como um mecanismo que desperta a criatividade e engenharia dos educandos, possibilitando uma maior reflexão e criticidade das possibilidades apresentadas, provocando uma interação teoria – pratica e aprendizagem significativa. Além das vantagens acima descritas, a construção deste laboratório mitiga o problema tão discutido que é a falta dele nas escolas. Salienta-se que é uma alternativa, mas não substitu

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico buscando informações sobre a construção de equipamentos simples, de baixo custo e úteis ao ensino de química. E a partir deste levantamento, partindo de alguns critérios: a) que tipo de experimentos seria reproduzidos, b) quais os instrumentos mais úteis nas aulas práticas de química, c) se com o único instrumento é possível explicar mais de um conteúdos na disciplina de química. Estes requisitos fizeram parte importante para direcionar a seleção de dados e revisão bibliográfica deste trabalho. Os equipamentos reproduzidos foram balão de vidro, lamparina, pisseta, pipeta, proveta, suporte universal, funil de buchner, de bromo e simples, chapa aquecedora, béquer, Tripé, Trompa d’água, Bureta, Centrífuga, Chafariz, Destilador simples, Kitassato, Manómetro de coluna líquida, obedecendo as orientações dos autores RAMOS, et. al. (2007); LORENZO, et. al. (2010); ASSUMPÇÃO, et. al. (2010); OLIVEIRA, et. al. (2007); SARTORI, et. al. (2009); SANTOS e PINTO (2008); PACHECO, et. al. (2008); FILHO, J. R., et. al. (2010); PASQUALI, et. al. (2006); ROVER (2011); OLIVEIRA (2009) e do Projeto Comemorativo da Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química. Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). Ocorreu a reprodução ou produção de 19 equipamentos, com a utilização de materiais recicláveis, materiais alternativos e com materiais de baixo custo, para a oferta da oficina de ensino com os docentes da comunidade e licenciando da área de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu, apresentando algumas experimentações com a utilização dos instrumentos alternativos para laboratório de química. Ao final da oficina aplicou-se um questionário aberto, sondando a relevância do traba

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ensino de química na atualidade tem se apresentado dinâmico, professores tem buscado um ensino pautado no processo de construção do conhecimento. E, este trabalho buscou, auxiliar o professor neste processo. Segundo Bergamo e Cirino (2012), o aprendizado a partir das atividades práticas da experimentação, ocorre correlacionado o conhecimento químico desde a construção dos equipamentos de laboratório até a sua contextualização. No momento de construção dos equipamentos, mesmo tendo em mãos bibliografias orientadoras, buscou-se experimentos que seriam passíveis de reprodução, objetivando a construção de equipamentos que poderiam ser mais utilizados em sala de aula para explicar um ou mais conteúdo da disciplina de química. Durante a replicação dos equipamentos deparou-se com várias dificuldades, sendo necessárias algumas adaptações para uma melhor evidência do fenômeno em estudo ou aumento da segurança. Por outro lado, em alguns dos equipamentos a construção foi tranquila, dentre eles cita-se balão de vidro, lamparina, pisseta, pipeta, proveta, suporte universal, funil de buchner, chapa aquecedora, béquer, funil de bromo, funil simples. A oferta do mini curso a licenciados e professores, intitulado “Laboratório Alternativo de Química: uma oficina de ideias”, buscou evidenciar as possibilidades da experimentação, em sala de aula com os alunos sem a necessidade de aparelhos sofisticados e reagentes de difícil acesso. Além de estar possibilitando a combinação do ensino de química com meio ambiente e o cotidiano dos alunos como é previsto nos PCN’s. Ao final da realização do mini curso, os cursistas relataram que à prática da experimentação alternativa, é um trabalho interessante e criativo, e de importância para auxiliar na aprendizagem significativa dos alunos, foram

CONCLUSÕES: Os estudos teóricos, construções de equipamentos e produção bibliográfica, foram úteis para ampliar a compreensão da relevância do uso da experimentação para o ensino de química, trazendo para a realidade a vontade de descobrir novos conhecimentos. Considerando o elevado custo na aquisição de um laboratório adequado para o ensino de química, este modelo alternativo busca possibilidades para o uso da experimentação em sala de aula, provocando um melhor desempenho do educador e do aluno no processo ensino – aprendizagem em química. O uso do laboratório alternativo de química não substitui um

AGRADECIMENTOS:

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