SÍNTESE DA BROMO-BETA-LAPACHONA UTILIZANDO ÍON TRIBROMETO SUPORTADO EM POLÍMERO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Cardoso, M.N.V. (IFRJ) ; de Moura, K.C.G. (UFRJ) ; Pinto, M.C.F.R. (UFRJ) ; Silva, R.S.F. (IFRJ)

Resumo

A bromo-beta-lapachona sintetizada pela adição de Br2 em clorofórmio com 63% de rendimento. Entretanto o bromo é extremante tóxico o que justifica a procura de métodos que não utilizem Br2 como agente de bromação. Nesse trabalho foi utilizado como agente de bromação, Br3- suportado em polímero. As reações foram realizadas empregando etanol como alternativo para o igualmente tóxico clorofórmio. A reação empregando Br3- suportado em polímero forneceu a bromo- beta-lapachona em 55% de rendimento. Apesar do rendimento obtido com Br3- suportado em polímero ser inferior ao obtido com Br2, a manipulação polímero sólido contendo o reagente junto com o uso do etanol em lugar do clorofórmio fazem esse método mais seguro e para o preparo da bromo-beta-lapachona.

Palavras chaves

bromo-beta-lapachona; Br3-/polímero; lapachol

Introdução

A bromo-beta-lapachona que apresenta atividade citotóxica para leucemia (Peréz- Sacau et al. 2007) ou pode ser utilizada como material de partida para a obtenção de derivados aminados por substituição do átomo de bromo. A bromo-beta-lapachona foi sintetizada ainda no século XIX pela reação de adição de Br2 em clorofórmio com 63% de rendimento (Hooker, 1892). Entretanto o bromo é extremante tóxico seja por inalação ou absorção cutânea o que justifica a procura de métodos que não utilizem Br2 como agente de bromação. Esse trabalho tem como objetivo a síntese da bromo-beta-lapachona por agentes alternativos de bromação e utilização do etanol, um solvente renovável, como alternativa os reagentes Br2 e clorofórmio devido a sua elevada toxicidade

Material e métodos

O lapachol foi dissolvido em etanol e o agente de bromação adicionado a temperatura ambiente, a reação permaneceu sob agitação por 1h. Após o tempo de reação o resíduo sólido foi filtrado e o solvente foi evaporado e o produto sólido bruto de reação foi purificado para isolamento da bromo-beta-lapachona. O isolamento foi realizado por cromatografia ‘’flash’’ em coluna de gel de sílica empregando com eluente hexano/acetato de etila na proporção de 85:15.

Resultado e discussão

A N-bromo-succinimida foi empregada por outros pesquisadores, mas forneceu uma mistura de vários produtos sendo a bromo-beta-lapachona obtida com 19% de rendimento. Nesse trabalho foi utilizado Br3 suportado em polímero e etanol como alternativa ao igualmente tóxico clorofórmio. A reação empregando Br3 suportado em polímero forneceu a bromo-beta-lapachona em 55% de rendimento, a beta-lapachona foi também isolada em 45% de rendimento. O método desenvolvido nesse trabalho pode ser considerado também mais verde, uma vez que tanto o bromo quanto o clorofórmio são tóxicos ambientalmente, já o etanol e um solvente renovável e a manipulação do polímero se faz mais segura que a bromo líquido.




Conclusões

Apesar do rendimento obtido com Br3- suportado em polímero ser inferior ao obtido com Br2 em clorofórmio pode ser considerado similar e a manipulação polímero sólido contendo o reagente junto com o uso do etanol em lugar do clorofórmio fazem esse método mais seguro para o preparo da bromo-beta-lapachona, tanto em termos ambientais quanto em termos de toxicidade clínica.

Agradecimentos

Ao IFRJ pelo financiamento financeiro e bolsa de estudo pelos Edital Prociência/PIBICT.

Referências

Hooker, S. C; The constituition of the lapachic acid (lapachol) and its derivatives, Journal of the Chemical Society, v.61, p.611-650, 1892.

Pérez-Sacau, Elisa; Díaz-Penãte, R. G; Estévez-Braun, A; Ravelo, A. G.; García-Castellano, J. M.; Pardo, L.; Campillo, M.; Synthesis and Pharmacophore Modeling of Naphthoquinone Derivatives with Cytotoxic Activity in Human Promyelocytic Leukemia HL-60 Cell Line, Journal of the Medicinal Chemistry, v.50, p.696-706, 2007

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ