Produção de biodiesel etílico in situ utilizando semente de girassol

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Pereira, N.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Rodrigues, H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Ruggiero, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Arruda, E.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Batista, A.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Resumo

A poluição provocada pela queima de combustíveis fósseis representa uma parcela dos problemas ambientais atualmente enfrentados pela sociedade. O biodiesel é um combustível biodegradável, obtido a partir de matéria prima renovável. Um dos problemas associados à cadeia produtiva do biodiesel é o seu alto custo global do processo, que é afetado, principalmente, pelo elevado custo da sua matéria-prima (óleo vegetal) a ser utilizada. A transesterificação in situ consiste na utilização direta das sementes como matéria prima na reação de obtenção do biodiesel, com a finalidade de tornar o processo economicamente mais vantajoso. O objetivo do presente trabalho foi analisar o processo, via balanço de massa, para produção de biodiesel etílico in situ de sementes de girassol.

Palavras chaves

biodíesel; girassol; balanço de massa

Introdução

Um dos grandes desafios para a sociedade atual é o suprimento da demanda energética no mundo, um dos fatores contribuintes para esta demanda está ligado ao crescente fluxo de veículos com motor diesel. A poluição provocada pela queima de combustíveis fósseis representa uma parcela dos problemas ambientais atualmente enfrentados pela sociedade. Neste sentido buscam-se soluções que possam amenizar a problemática ambiental, como com a utilização de bicombustíveis como o biodiesel e o etanol. O biodiesel pode ser definido como ésteres monoalquílicos obtidos a partir de óleos ou gorduras (animais e vegetais). O biodiesel pode ser produzido por reações de transesterificação de triglicerídeos com um álcool de cadeia curta, sob a presença de um catalisador básico, ácido ou enzimático. O biodiesel é um combustível biodegradável, obtido a partir de matéria prima renovável. Um dos problemas associados à cadeia produtiva do biodiesel é o seu alto custo global do processo, que é afetado, principalmente, pelo elevado custo da sua matéria-prima (óleo vegetal) a ser utilizada. A transesterificação in situ consiste na utilização direta das sementes como matéria prima na reação de obtenção do biodiesel, com a finalidade de tornar o processo economicamente mais vantajoso. (BATISTA et al., 2012; PEREIRA, 2010; RODRIGUES, 2007).O objetivo do presente trabalho foi analisar o processo, via balanço de massa, para produção de biodiesel etílico in situ de sementes de girassol.

Material e métodos

As sementes de girassol tipo Olisun 3 foram obtidas através de parceria estabelecida com o fornecedor Atlântica Sementes LTDA. As sementes (massa inicial = 152,5 g) foram trituradas e submetida a desidratação em estufa à temperatura de 75 ºC por 30 min (massa final =148,5g). A massa desidratada foi submetida à reação de transesterificação com alcóxido de potássio (2g KOH/50mL de etanol; diluído até 158g), sistema fechado à 35°C de temperatura, agitação mecânica por 20 min. A reação foi monitorada por cromatografia de camada delgada. O material resultante da reação foi submetido à filtração a vácuo e, posterior separação do excesso de solvente através da utilização de evaporador rotativo. A mistura contendo os produtos gerados foi transferida para um funil de decantação para separação de fases: a fase inferior contendo glicerina e a fase superior contendo o biodiesel. A fase biodiesel foi destinada ao refino (neutralização, lavagem) e secagem. Todos os itens participantes da reação (produtos e reagentes) foram submetidos a medições de massa. Foram realizadas análises físico-químicas: índice de peróxido, índice de acidez, massa específica e viscosidade cinemática (40°C) para o biodiesel obtido, fundamentadas respectivamente nos métodos: Cd 3-25 AOCS, Ca 5-40 AOCS, To1a-64 AOCS e ASTM D6751.

Resultado e discussão

Conforme os resultados do processo (Figura 1) a partir de 152,5g de sementes de girassol foram obtidos: 35,9g de biodiesel etílico (processo in situ) de girassol, 86g de solvente (recuperado). Considerando-se que (em média) o teor de óleo nas sementes de girassol é de aproximadamente 48,4%(GAMA; GIL; LACHTER, 2010), conclui-se ser promissor o resultado do rendimento obtido nos ensaios experimentais realizados, aproximadamente 50% em biodiesel (correlacionado ao percentual de óleo presente nas sementes de girassol). O processo de transesterificação in situ possibilita a eliminação das etapas de extração e refino do óleo. As características físico-químicas (Tabela 1) de índice de peróxido (7 meq/kg (anotar)), índice de acidez (0,388 mg de KOH/g de óleo), massa específica (869 kg.m-3) e viscosidade cinemática (40°C) (3,79 mm2/s) determinadas para o biodiesel (in situ) etílico de girassol atendem às especificações vigentes exigidas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás natural).

Tabela 1

Características físico-químicas

Figura 1

Balanço de mass

Conclusões

A utilização direta de sementes de oleógenas para a produção de biodiesel constitui-se em uma alternativa promissora para redução dos custos do processo produtivo de biodiesel, uma vez que, elimina etapas de refino e tratamento do óleo a ser utilizado. Para o presente trabalho, concluiu-se que, para as características físico-químicas analisadas, o biodiesel etílico (in situ) de girassol atende às especificações vigentes. As sementes de girassol apresentaram resultados promissores no que tange à utilização destas sementes para o processo in situ de produção de biodiesel.

Agradecimentos

AGRADECIMENTOS: PROPP/UFU, CNPq, FACIP/UFU

Referências

BATISTA, A. et al. Use of baru oil (Dipteryx alata Vog.) to produce biodiesel and study of the physical and chemical characteristics of biodiesel/petroleum diesel fuel blends. Chemistry and Technology of Fuels and Oils, v. 48, n. 1, p. 13-16, 2012/03/01 2012. ISSN 0009-3092.

GAMA, P. E.; GIL, R.; LACHTER, E. R. Produção de biodiesel através de transesterificação in situ de sementes de girassol via catálise homogênea e heterogênea. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1859-1862, 2010.

PEREIRA, N. R. Estudos oleoquímicos e obtenção de ésteres metílicos e etílicos a partir do óleo do Dipteryx alata vog (baru). 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Química). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais. 2010.

RODRIGUES, H. S. Obtenção de ésteres etílicos e metílicos, por reações de transesterificação, a partir do óleo da Palmeira Americana macaúba – Acrocomia aculeata. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Química). Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo. 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ