AVALIAÇÃO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA E FUNGICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia gracillis SOBRE O FUNGO Corynespora cassicola

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Pinto Feitoza, J.V. (UFMA) ; Costa dos Santos, R. (UFMA) ; dos Santos Monteiro, O. (UFMA) ; C. Rodrigues, A.A. (UEMA) ; S Maia, J.G. (UFPA)

Resumo

A Lippia gracilis Schum é conhecida popularmente como alecrim-de-tabuleiro, é um arbusto de médio porte, que pertence à família das Verbenaceae. No Brasil, a planta é encontrada em regiões endêmicas do nordeste brasileiro, e é utilizada na medicina popular como anti-séptico de uso local em pele e mucosas. O presente trabalho descreve a análise química, a atividade fungicida do óleo de L. gracilis. O óleo foi extraído das folhas secas por hidrodestilação e os constituintes químicos foram identificados por CG/EM. O óleo das folhas mostrou um rendimento de 7,97% levou a identificação de 23 compostos, e seus constituintes majoritários foram e seus principais constituintes foram o timol(77,09%), p-cimeno(10,73%),p-cimeno(7,39%) e timol metil éter(4,66%)carvacrol(50,13%)

Palavras chaves

Lippia gracillis; Corynespora cassicola; atividade fungicida

Introdução

A Lippia gracillis Sschum é uma planta aromática da família das Verbenaceae encontradas no Nordeste brasileiro. Essa espécie apresenta atividade farmacológica, antimicrobiana e fungicida. Seu óleo é rico em {compostos orgânicos terpenos e monoterpenos}, destacando-se o carvacrol, timol e o p-cimeno. O objetivo deste trabalho foi estudar a composição química e atividade fungicida do óleo essencial de L. gracillis frente ao fungo Corynespora cassicola.

Material e métodos

As folhas de L. gracillis as plantas foram coletadas no Parque Nacional da Chapada das Mesas, município de Carolina-, MA, e submetidas à extração do óleo essencial por hidrodestilação. Os óleos foram analisadosvaliados quanto à composição química através de CG/EM. Para análise da avaliação fungicida, o óleo essencial foi adicionado ao meio BDA, resfriado até 45 ºC, sendo acrescentados conforme a concentração a ser testada. Em seguida foram vertidos 20 ml em cada placa de Petri (9 cm de diâmetro). Todas as placas foram inoculadas, no centro, com um disco de 5 mm de diâmetro, contendo micélios do fungo e incubadas à temperatura de 25 °C durante sob período de 12 horas. A avaliação do efeito das concentrações do óleo sobre o crescimento micelial foi realizada através de medições diárias do diâmetro das colônias em dois eixos ortogonais, iniciando-se 48 horas após a repicagem dos fungos e perdurando por 10 dias. O delineamento utilizado consistiu de cinco repetições e quatro tratamentos com óleo essencial nas concentrações de 1,0 μL/mL, 1,5 μL/mL e 2,0 μL/mL, testando seus efeitos sobre o crescimento micelial de C. cassiicola. A testemunha absoluta compreendeu o fungo cultivado em meio BDA sem óleo essencial.

Resultado e discussão

O óleo da L. gracillis diferiu da testemunha em todas as concentrações testadas, apresentando um resultado significativo com uma média no crescimento micelial de 1,92 cm, inibindo o crescimento do fungo em 64% em todas as concentrações avaliadas. Através da técnica de CG-EM foi possível a identificação dos componentes químicos majoritários presentes no óleo , sendo os constituintes majoritários o carvacrol (50,13%), p-cimeno (10,73%) e o γ-terpineno (8,04%).

Conclusões

O óleo essencial da Lippia gracillis schum apresentou eficácia no desempenho no controle do crescimento micelial, inibindo o crescimento do fungo em 64% em todas as concentrações avaliadas. Através da técnica de CG-EM proporcionou a identificação de componentes químicos presentes no óleo como constituintes majoritários o carvacrol (50,13%), p-cimeno (10,73%) e o γ-terpineno (8,04%).

Agradecimentos

Referências

Andrade, E. H. A.; Kato, M. J.; Carreira, L. M. M.; Guimarães E.F. ; Maia, J.G.S.; . Antioxidant capacity and larvicidal and antifungal activities of essential oils and extracts from Piper krukoffii. Natural Product Communications, 2011, v. 6, p. 1361-1366, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ