Compostos orgânicos ou substâncias orgânicas: em busca de um padrão

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Both, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Sanches, M.U.C. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre os termos “substâncias” e “compostos” usados na literatura, tanto nos livros didáticos, nos sites da internet e nas publicações diversas. Buscando os conceitos de substâncias e compostos não se encontra resposta convincente nestas fontes. Percebe-se que esses termos são usados aleatoriamente. A mesma estrutura ora é tratada como substância, ora como composto. Os textos costumam classificar as substâncias puras em simples e compostas, mas consideram substâncias puras compostas como compostos. O problema se agrava nos textos de Química Orgânica onde, geralmente, se usa o termo “compostos orgânicos”, enquanto quase todas são substâncias. Sugerimos uma padronização dos termos a serem usados convenientemente, inclusive nas publicações da IUPAC.

Palavras chaves

Substâncias puras; compostos; substâncias orgânicas

Introdução

Ao consultarmos livros didáticos, páginas da internet e publicações diversas, encontramos diversos textos citando compostos e/ou substâncias químicas, compostos orgânicos e/ou substâncias orgânicas. Por exemplo, este texto de um livro didático, quando fala da síntese da ureia: “As propriedades físicas e químicas dessas substâncias, contudo, eram absolutamente diferentes. A explicação proposta para explicar esse fenômeno era que os compostos apresentavam o mesmo número e tipo de átomos, mas a disposição dos átomos em cada composto era diferente.” (FONSECA, p 13, 2013). Estas e outras citações não fazem distinção se é substância ou composto. Esses termos são usados como sinônimos. Mas, quando buscamos a definição de substância e de composto encontramos textos como: “Substância química (ou apenas substância) é um material que apresenta um conjunto de propriedades bem definido e constante e tem composição fixa, independentemente da origem ou forma de obtenção.” (ANTUNES, 2013, p. 48) Ou, então; “Em química, um composto é uma substancia formada por dois ou mais elementos, ligados numa proporção fixa e definida. Por exemplo, a água é um composto formado por hidrogênio e oxigênio na proporção de dois para um.” (wikipedia). Sabemos que os materiais são formados por substâncias puras que, por sua vez, podem ser simples ou compostas. Isto nos remete a outra dúvida: composto é o mesmo que substância pura composta? Daí a necessidade de se especificar o que é composto e o que é substância, estabelecendo um padrão. Mas, este padrão também precisa ser adotado pela IUPAC que, no próprio título diz: “Guia IUPAC para Nomenclatura dos Compostos Orgânicos – Tradução Portuguesa nas Variantes Européia e Brasileira.” (FERNANDES ET AL, 2002).

Material e métodos

Para a elaboração deste trabalho foram consultadas diversas fontes, tais como: livros didáticos para o Ensino Médio, livros disponíveis na biblioteca para Graduação e Pós-Graduação e diversos sites disponíveis na Internet. Dos livros didáticos para o Ensino Médio foram analisados alguns aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Partiu-se em busca de definição de substância e de composto, qual seria a diferença básica entre estes termos ou se representam o mesmo significado. Nesta busca, foram confrontados os textos que, ao tentar expor os conceitos, mostraram a classificação das substâncias puras em simples e compostas. Da mesma forma, procurou-se a relação estabelecida nos textos entre substâncias puras compostas e compostos.

Resultado e discussão

Nos textos analisados percebe-se que os termos "substâncias" e "compostos" não seguem um padrão, fato que pode gerar muitas dúvidas para estudantes e professores. Os autores dos livros didáticos costumam usar mais o termo “substância”, fazendo alusões sobre a composição da matéria, diferenciando substâncias e misturas. Porém, ao classificar as substâncias puras em simples ou compostas, costumam dizer “substâncias compostas ou simplesmente compostos” (ANTUNES, p. 72, 2013). No decorrer dos textos, ora usam os termos substâncias químicas, mas, quando abordam a Química Orgânica, quase sempre usam o termo “compostos orgânicos”. Há diversas contradições como, por exemplo: ““A sacarose é uma substância pura.” (ANTUNES, p. 73, 2013) e “As fórmulas químicas H2O e FeS representam os compostos água e sulfeto ferroso...” (br.syvum.com). Essa contradição é notada num mesmo texto, como em www.brasilescola.com: “Salmoura é um exemplo de material composto resultante da mistura de duas substâncias compostas, água e cloreto de sódio...O aço é um material que mistura várias substâncias simples como ferro, carbono e outros metais, sendo assim também se torna um composto...certas enzimas (substâncias orgânicas encontradas em todos os seres vivos...)”. Diante das contradições, é necessário se estabelecer um padrão para o uso correto dos termos “substância” e “composto”. Por exemplo,o sulfato de cobre penta-hidratado(CuSO4.5H2O,podemos: sulfato de cobre e água são substâncias,pois apresentam suas ligações preenchidas e propriedades definidas.Sulfato de cobre penta-hidratado é um composto resultante da união de duas substâncias, mudando suas propriedades (quando aquecido, perde a água e muda sua coloração), onde as moléculas de água estão ligadas quimicamente ao átomo central (cobre).

Conclusões

Os termos “composto” e “substância” são usados aleatoriamente nos textos. Determinado componente, ora é tratado como composto, ora como substância. Como essas contradições podem gerar muitas dúvidas,há necessidade de se estabelecer critérios para o uso correto de cada termo em todas as situações. Consideramos que substância pura composta é diferente de composto, e que há diferenças estruturais entre substâncias e compostos. Quase todas as espécies químicas são substâncias. Portanto, seria conveniente trocar em toda a literatura o termo “compostos orgânicos” por “substâncias orgânicas".

Agradecimentos

Aos(às) colegas do IFMT, ABQ e Olimpíadas de Química que participam conosco das discussões sobre a Atualização da Nomenclatura Orgânica.

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Composto_qu%C3%ADmico
http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/elements_compounds_mixtures.html
http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-compostas.htm
ANTUNES, Murilo Tissoni. Ser Protagonista – Ensino Médio – 1º Ano. 2-ed. Editora SM, São Paulo, 2013.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química 1 – 1-ed. Editora Ática, São Paulo, 2014.
FERNANDES ET ALL. Guia IUPAC para Nomenclatura dos Compostos Orgânicos – Tradução Portuguesa nas Variantes Européia e Brasileira. Lidel. Lisboa, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ