Screnning fitoquímico do Pinhão- manso (Jatropha curcas L.)

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Amorim Silva, J. (UNIFESSPA) ; Lima da Silva, F.C. (UNIFESSPA) ; Freitas Alchaar, M.M. (UNIFESSPA)

Resumo

Jatropha curcas L. é um arbusto grande, planta resistente a seca e de crescimento rápido em regiões de clima quente, apresenta vastas utilidades, uma delas vem da semente, e também grande potencial como fonte de matéria prima para a produção de biodiesel. Neste trabalho foi realizada a caracterização fitoquímica da Jatropha curcas L, por meios de técnicas do screnning para saber quais metabólitos estão presente na mesma, coletada nos solos da área de mineração da Mina do Sossego/Carajás- PA.

Palavras chaves

Pinhão-manso; Screnning; Metabolitos Secundários

Introdução

A diversificada flora do Brasil tem grande potencial como fornecedora de compostos secundários, os quais, em razão de suas propriedades, têm larga aplicação comercial como aditivos alimentares, farmacológicas, cosméticos e agroquímicos. Entretanto, menos de 10% de todas as plantas conhecidas foram estudadas quimicamente, e pouco tem sido pesquisado em relação à suas atividades biológicas(MURRAY, 1978, p. 200). Jatropha curcas L. pertencente à família Euforbiáceas, é um arbusto grande, de crescimento rápido, cuja altura normal é de dois a três metros, podendo alcançar até cinco metros em condições especiais, como mostra a figura 01. As folhas são verdes e brilhantes, largas, com 3 a 5 lóbulos mucronados, alternas, pecioladas, cordiforme na base, glabras e palminerviais (BRASIL,1985; KUMAR e SHARMA , 2008 ). Na procura por novas fármacos, as modernas indústrias farmacêuticas estão investindo maciçamente em sistemas de “ screening ” de alta escala, em síntese por química combinatória, em inventários automatizados de compostos. Atualmente, existe uma grande quantidade de pesquisas em busca de moléculas ativas de plantas, dai a importância e necessidade de estudos fitoquímicos guiados pelos bioensaios, seja in vivo ou in vitro (Filho e Yunes, 2001). O screnning fitoquímico dessas espécies permitirá conhecer as possíveis classes de metabólitos secundários presentes nestas plantas e verificar se as espécies apresentam perfil químico semelhantes. Principais classes de produtos naturais.Polissacarídeos, taninos, catequinas, flavonoides, lactonas, carotenoides, triterpenóides, depsídeos, cumarina, saponina e purinas.É verificar através de um screenning fitoquímico as classes de metabólitos secundários presentes na Jatropha curcas L.

Material e métodos

Obtenção do extrato. A Jatropha curcas L foi lavada em água corrente secas em estufa de ar a 50ºC, moídas e pesadas. A extração do material moído foi realiza por maceração em etanol, permanecendo em repouso a temperatura ambiente por 4 dias, após o etanol foi filtrado e evaporado em um rotaevaporador. Esse procedimento foi realizado por 4 vezes. Obteve-se ao final o extrato para o teste, screnning. Para a realização de cada um destes foram utilizados vários solventes extratores, de acordo com a polaridade de cada classe a ser analisada. Utilizando metodologia proposta por Barbosa 2004, Matos 1997 e Costa 2004.Foi utilizado como materiais: tubos de ensaios, espátulas e beckeres. Utilizando água destilada como solvente. Taninos Em um tubo de ensaio, foi transferido 10,0 ml da solução- mãe e uma gota de solução de cloreto férrico 1% (m/v).Utilizando clorofórmio como solvente Esteroides 3,0 ml foram transferidos para tubos de ensaio. Adicionou-se 2,0 ml de anidrido acético seguido de agitação. Pelas paredes do tubo, foi adicionando 1,0 ml de ácido sulfúrico concentrado.Utilizando éter etílico como solvente Derivados de Cumarina Foi realizado o teste de cromatografia em camada delgada, utilizou-se o sistema de solventes Hexano/Acetato 7:3, após a placa eluir, foi exposta a radiação UV com comprimento de onda de 365 nm. Saponina Espumídica Foram dissolvidos alguns miligramas do extrato concentrado em 1,0 ml de etanol. Em seguida, completará o volume com água destilada de modo a obter-se no final 15,0 ml de solução. Esta solução será filtrada em papel filtro para um tubo de ensaio. Agitou-se vigorosamente durante 2 minutos em tubos fechados.

Resultado e discussão

Os extratos obtidos foram submetidos a uma avaliação do perfil fitoquímico da cada um deles seguintes duas metodologias, com objetivos de conhecer quais as classes de compostos químicos que estariam presentes. Os resultados obtidos estão resumidamente apresentados na tabela 01. Utilizando como solvente a água foram observados os resultados para taninos, houve mudanças na coloração da solução- mãe para verde ou azul confirma a presença da classe,O teste para essa solução- mãe com clorofórmio confirmou a presenta de esteroides que observou-se um rápido desenvolvimento de cores que vão do azul evanescente ao verde persistente, os derivados de cumarina ocorreu surgimento de florescência azul em qualquer ponto da eluição da amostra na placa de CCD, no comprimento de onde de 365nn nas saponina apareceu um surgimento de espumas persistente após a agitação de 2 minutos.




Conclusões

Em vista do experimento pode-se concluir procedimento de triagem fitoquímica de separação e identificação de esteróides/triterpenóides, saponinas, taninos, e cumarina, no pinhão- manso( Jatropha curcas L..), foi realizado com sucesso, onde as colorações de suas características corresponderam de forma eficaz e exata.

Agradecimentos

LabQuím,Unifesspa,FAPESPA

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária. Regras para análise desementes. Brasília: SNAD, DNDV, CLAV, 365p, 1992.

Filho, V. C.; YUNES, R. A. 2001. Estudo químico de plantas medicinais orientado pra análise Biológica. Obtenção, determinação e modificação estrutural de compostos bioativos. In Yunes, R. A.; Calixto, J. B. 2001. Plantas medicinais – sob a ótica da QUIMICA Medicinal Moderna. Chapecó. Argos. 500p.

KUMAR, A.; SHARMA, S. An evaluation of multipurpose oil seed crop for industrialuses (Jatropha curcas L.): A review. Industrial crops and products, v. 28, p.1–10,2008.

MURRAY, R.D.H. Naturally Occurring Plant Coumarins. New York:Springer-Verlag/Wien., 1978. Bibliografia: p. 200

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ