OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO ÓLEO DE CHICHÁ Sterculia striata

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Dias Maia, E. (IFMT-CAMPUS CÁCERES) ; Gonçalves, C.R. (IFMT-CAMPUS CÁCERES) ; Gonçalves Marinho, F. (IFMT-CAMPUS CÁCERES) ; Costa Santos, M. (UFVJM) ; da Guia Almeida, S. (IFMT-CAMPUS CÁCERES) ; Araújo dos Santos, C.C. (IFMT-CAMPUS CÁCERES) ; Bolner de Lima, C.J. (IFMT-CAMPUS CÁCERES) ; Batista de Araújo, J.P. (IFMT-CAMPUS CÁCERES)

Resumo

A utilização em grande escala de energia oriunda da biomassa é considerada uma grande opção que pode ajudar para o desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e econômica. Tendo isso como uma alternativa iminente, o presente estudo tem como objetivo analisar e caracterizar o óleo da amêndoa do Chichá Sterculia striata identificando o rendimento, o índice de acidez e o teor de umidade com o intuito de utilizá-lo como matéria prima para a produção de biodiesel. Após todas as análises, o óleo apresentou características favoráveis para a reação de transesterificação.

Palavras chaves

Características; chichá; óleo

Introdução

Desenvolver alternativas renováveis de energia tem se tornado necessário cada vez mais, devido à possível escassez de combustíveis fósseis. Dentre os recursos renováveis para produção de combustíveis alternativos, a modificação de óleos e gorduras tem sido largamente investigada e bem reportada na literatura (FUKUDA et al., 2001). Os óleos são substâncias de origem vegetal, animal ou microbiana, insolúveis em água, solúveis em solventes orgânicos, formados principalmente por triglicerídeos resultantes da combinação de três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol. (PEREIRA, 2009). Além disso, os ácidos graxos podem ser saturados ou insaturados sendo os triglicerídeos com três insaturações mais comuns (WUST, 2004). O chichá Sterculia striata, também conhecido como chichá do cerrado, amendoim- de-macaco, castanha-de-macaco pertence à família Malvaceae, é uma planta nativa do cerrado com abrangência principal nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, entre outros (SILVA, 2009). A Sterculia striata é uma árvore com altura de 8 a 14 m por 7 a 10 m de diâmetro de copa. A árvore tem rápido crescimento e é tolerante a terrenos secos, tornando-se desta forma uma opção para recomposição de áreas degradadas (CORRÊA, 1984; SILVA et al., 2001; LORENZI, 2002). Os frutos são cápsulas lenhosas alongadas com 3 a 5 lóculos, de coloração castanho-alaranjada. As sementes de chichá possuem aproximadamente 2 cm de comprimento. Apresentam duas cascas sendo uma externa, de cor negra e outra interna, mais fina de cor cinza e uma amêndoa que é popularmente consumida crua, cozida e torrada (SILVA, 1996; SILVA et al., 2001). O presente estudo apresenta o Chichá, como uma possível matéria prima produtora de óleo vegetal para a produção de biodiesel.

Material e métodos

As análises foram realizadas na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará no laboratório de referências em biocombustíveis, professor Expedito José de Sá Parente, porém as sementes utilizadas no processo foram adquiridas no município de Cáceres-MT. O experimento procedeu-se em duas etapas, primeiramente foi realizada a extração do óleo através do método de soxhlet, utilizando hexano como solvente de arraste e posteriormente feito a quantificação do rendimento em óleo, seguido da caracterização do mesmo. A obtenção do rendimento foi realizada através de cálculos matemáticos após pesagem dos cartuchos na seguinte ordem: cartuchos vazios, cartuchos com a amostra e cartuchos com amostra após a extração química por seis horas. As análises de índice de acidez para o óleo da amêndoa de chichá foram realizadas de acordo com o manual de métodos físico-químicos para análises de alimentos do Instituto Adolfo Lutz (AOCS Ca 5a – 40). O teor de umidade por Karl Fischer foi realizado de acordo com a norma da ASTM D6304-07. Para a realização deste procedimento utilizou-se o aparelho KF Coulometer modelo 831 da METROHM®.

Resultado e discussão

De acordo com as análises realizadas, foi identificado um rendimento do óleo de chichá de 34%, portanto uma quantidade considerável em comparação com o da soja, oleaginosa mais utilizada para produção de biodiesel atualmente, que varia de 18 a 20% (LIMA et. al, 2014). Para a análise do índice de acidez identificou-se 0,32 mgKOH/g de óleo de chichá. Souza (2013) ao avaliar o índice de acidez do óleo da amêndoa madura de macaúba Acrocomia aculeata encontrou 0,75 mgKOH/g. No entanto, Carvalho (2011) ao analisar o óleo de buriti Maurita flexuosa L.f extraído com a utilização de solvente encontrou o valor de 1,41 mg NaOH/g. Isso mostra que o óleo analisado apresenta potencial para a produção de biodiesel. O valor encontrado para o teor de umidade foi de 0,37%, já para Souza (2013) o óleo de macaúba apresentou 0,27%, onde houve uma diferença apenas de 0,10%. A presença de umidade em óleos pode influenciar negativamente no processo de transesterificação, desativando os catalisadores básicos liberando moléculas de água e diminuindo o rendimento (AMARAL, 2007).

Conclusões

Considerando os valores encontrados para o rendimento, o índice de acidez e o teor de umidade do óleo de chichá, pode-se concluir que o óleo apresentou características favoráveis para a produção de biodiesel em comparação a diversos estudos realizados na área.

Agradecimentos

Os autores agradecem o NUTEC – CE pelo apoio e cooperação.

Referências

AMARAL, F.P. Estudo das características físico-químicas dos óleos da amêndoa e polpa da macaúba. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de São Paulo. Faculdade de Ciências Agronômicas – Botucatu; 66p, 2007.
CARVALHO, C. O. et al. Características físicas, químicas e rendimento do óleo de buriti Maurita flexuosa L.f.BioTupé: Meio Físico, Diversidade Biológica e Sociocultural do Baixo Rio Negro, Amazônia Central – Vol. 03. Manaus, 2011.
FUKUDA, H.; KONDO, A.; NODA, H. Biodiesel fuel production by transesterification of oils. Journal of Bioscience and Bioengineering, v. 92, n. 5, p. 405-416, 2001.
LIMA, L. N. et al; 2014. Produção de Biodiesel utilizando óleo de soja usado em frituras: Alternativa Energética. Disponível em: < http://www.cpamn.embrapa.br/agrobioenergia/trabalhos/054.pdf>. Acesso em : 28 jul. 2014.
SILVA, A. G. M. Caracterização bioquímica de amêndoas cruas e torradas de chichá (Sterculia striata A. St. Hil & Naudin). 2009. Dissertação de Mestrado, Escola Agronômica, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
SOUZA, F. G.; RODRIGUES, F. M.; RODRIGUES, L. G. S. M.; Extração artesanal e caracterização do óleo de macaúba Acrocomia aculeata em dois estágios de maturação. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.9, N.16; p.1190, 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ