CONDENSAÇÃO DE KNOEVENAGEL DE 1,3 DICARBONILADOS COM ALDEÍDOS AROMÁTICOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Souza Junior, J.A. (UEG) ; Junior, C.F.G. (UEG) ; Ramos, L.M. (UEG)

Resumo

Através de um protocolo simples, eficiente e dentro dos padrões da química verde, foi possível observar bons rendimentos para as condensações de Knoevenagel utilizando água como solvente.

Palavras chaves

Arilidenos; Quimica verde; Knoevenagel

Introdução

Condensação Knoevenagel entre um aldeído e um metileno ativo de um 1,3- dicarbonilado é um importante para síntese de ligação C=C em diversas sínteses, tal como derivados de cumarina, cosméticos, perfumes e produtos farmacêuticos (ZHANG et al., 2011). Em geral, essas reações são realizada na presença de uma base ou ácidos de Lewis, tais como TiCl4, ZnCl2, CeCl3.7H2O, NbCl5, Mg (ClO4) 2, e SmI3. Vários protocolos realizados em líquidos iónicos ou por irradiação com micro-ondas tem também sido relatados (ZHANG et al., 2011). Muito poucos exemplos sobre 1,3-dicetonas foram relatados, principalmente por causa de 1,3-dicetonas formarem facilmente enóis cíclicos e estáveis e, portanto, menos reativos (ZHANG et al., 2011). Síntese orgânica, com a presença de solvente não tóxico como a água, é uma ferramenta poderosa para a geração de moléculas estruturalmente diversas. Neste contexto, a síntese de arilidenos empregando-se condições menos poluentes via condensação de Knoevenagel é uma alternativa sintética (CAO et al., 2004).

Material e métodos

Em um balão de fundo redondo adaptado com condensador e com constante agitação por 2h e 60°C, foram adicionados 1 mmol do aldeído, 1 mL de água destilada e 1,0 mmol do 1,3-dicarbonilado. Após este período, o sólido formado foi filtrado a vácuo em funil de Buchner e lavado com água destilada, seco ao ar, determinado o ponto de fusão e espectro na região do infravermelho.

Resultado e discussão

A síntese dos arilidenos foram realizadas avaliando diferentes 1,3-dicarbonilados e também avaliando o efeito dos grupamentos ativantes e desativantes (Figura 1) no meio meio reacional (tabela 1). Duas etapas foram desenvolvidas. A primeira a síntese dos adutos de Knoevena¬gel empregando vários 1,3 dicarbonilados e, na segunda etapa, é avaliada a reatividade relativa de dois aldeídos aromáticos na reação em questão. Aldeídos reagem principalmente por adição nucleofílica à carbonila, e tanto a velocidade quanto a posição de equilíbrio das reações são fortemente afetadas pelos substituintes, seja por efeitos estéricos ou por efeitos eletrônicos.

Condensação de Knoevenagel

Esquema da reação de Knoevenagel na formação de arilidenos

Tabela 1

Resultado da reação de diferentes 1,3-dicarbonilados com aldeídos (com grupos ativantes e desativantes)

Conclusões

Motivados pela simplicidade experimental do método de síntese e pelas características das reações acima mencionadas, a reatividade dos aldeídos substituídos foram avaliados. Assim, quantidades equimolares destas substâncias foram reagidas. Observou se que aldeídos com grupamentos ativantes tiveram melhores rendimentos.

Agradecimentos

UEG e CAPES

Referências

CAO, Y. Q.; DAI, Z.; ZHANG, R.; CHEN, B. H. A Practical Knoevenagel Condensation Catalyzed by PEG400 and Anhydrous K2CO3 Without Solvent, Synthetic communications, Vol. 34, No. 16, pp. 2965–2971, 2004.

ZHANG, F.; WANG, Y. X.; YANG, F. L.; ZHANG, H. Y.; ZHAO, Y. F. Efficient solvent-free knoevenagel condensation between -diketone and aldehyde catalyzed by silica sulfuric acid, Synthetic Communications, Vol. 1, n° 41, pp. 347–356, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ