SÍNTESE DE DERIVADOS DE 2,4-TIAZOLIDINADIONA: UMA APLICAÇÃO DA QUIMICA VERDE

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Química Orgânica

Autores

Souza Junior, J.A. (UEG) ; Silva, J.F. (UEG) ; Ramos, L.M. (UEG)

Resumo

Os compostos tiazolidínicos apresentam grande potencial como precursores de compostos bioativos, pois possibilitam a sua conversão em inúmeros outros compostos com facilidade. O objetivo deste trabalho visa a investigação e desenvolvimento da melhor condição reacional para obtenção desses compostos a partir da avaliação de possíveis catalisadores, bem como sua concentração no meio reacional e a possibilidade de sua recuperação a fim de eliminar resíduos no processo de síntese. Aplicou-se as condições encontradas na síntese de sete arilidenos tiazolidínicos com rendimentos obtidos entre 35% a 92%.

Palavras chaves

2,4- tiazolidinadiona,; organocatalise; química verde

Introdução

Compostos derivados da 2,4-Tiazolidinadiona representam uma classe de compostos bioativos, cujos compostos podem apresentar atividade antifúngica, antibacteriana, anti-inflamatória, além de atividade anticonvulsiva, antibacteriana, antitumoral e antituberculose, (PUROHIT et al., 2012; GÓES et al., 2004). A literatura reporta várias condições metodológicas para a síntese de 5- arilideno-2,4-tiazolidinedionas (ZHANG e ZHOU, 2012). Mas interação da química verde em metodologias sintéticas ainda tem se tornado um desafio para a química orgânica. Nesse trabalho serão explorados aspectos sintéticos e mecanísticos da condensação de Knoevenagel de aldeídos aromáticos com a 2,4-Tiazolidinadiona em um procedimento que próximo aos princípios da química verde.

Material e métodos

Em um balão de fundo redondo adaptado com refluxo e agitação constante, foram adicionados 1 mmol do aldeído e 1,0 mmol de 2,4-tizaolidinadiona por 2 horas a 98°C. Foram testadas diferentes concentrações de ureia, sendo que a melhor concentração foi de 60 mg. O produto formado foi filtrado a vácuo e lavado com etanol gelado e posteriormente submetido a elucidação por RMN 1H e 13C e IV. Esquema 1. Esquema reacional da 2,4-tiazolidinadiona com aldeídos.

Resultado e discussão

A reação ocorreu com reação da 2,4-tiazolidinadiona com aldeído (Figura 1) em um reação sem solvente a 98°C. O catalisador que melhor atuou no meio foi um catalisador básico. Isso se deve ao fato de quanto mais básica for o composto, mais facilmente se formará o carbânion resultante da desprotonação do composto com metileno ativo, e quanto maior a concentração do carbânion, mais favorável será a reação de condensação. A escolha do catalisador se deu devido ao fato da ureia ser melhor nucleófilo no meio reacional. A ureia atua com um “dual activation”, uma interação que ocorre simultaneamente com as duas aminas da cadeia (ligação de hidrogênio). Essa bifuncionalidade da ureia é bastante reportada na literatura em outros tipos de reações. Motivados pela simplicidade experimental do método de síntese, foi realizado a reação entre diferentes aldeídos aromáticos e a 2,4- Tiazolidinadiona, pois as reações são rápidas e seletivas. Foram sintetizados 7 diferentes substratos (tabela 1).

Esquema 1

Esquema reacional da 2,4-tiazolidinadiona com aldeídos.

tabela 1

Resultado da reação da 2,4-tiazolidinadiona com aldeídos variados

Conclusões

Uma importante parte da Química Verde está na investigação do meio reacional. Uma alternativa são as reações sem solvente onde, basicamente, só os reagentes envolvidos estão presentes no meio reacional. A uréia se mostrou como eficiente catalisador na reação para síntese de arilidenos, onde além de se obter rendimentos relativamente bons, é possível seu isolamento por simples lavagem com etanol, o que reduz de forma considerável os processos de purificação. Foi possível sintetizar 7 arilidenos substituídos seguindo uma metodologia simples e versátil.

Agradecimentos

UEG, CAPES e CnPQ

Referências

GÓES, A. J. S.; LIMA, W. T.; NAGY, H. J.; ALVES, A. J.; FARIA, A. R.; LIMA, J.G.; MAIA, M. B. S. Síntese e atividade antiedematogênica de derivados N-Triptofil-5-Benzilideno-2,4-Tiazolidinadiona e N-Triptofil-5-Benzilideno-rodanina, Quimica Nova, Vol. 27, n° 6, 905-910, 2004.
PUROHIT, S. S.; ALMAN, A.; SHEWALE, J. Synthesis & antimicrobial activity of a new series of 3,5 disubstituted thiazolidine-2,4-diones, International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, Vol. 4, Suppl 3, p. 273-276, 2012.
ZHANG, Y.; ZHOU, Z. A Solvent-Free Protocol for the Green Synthesis of 5-Arylidene-2,4-thiazolidinediones Using Ethylenediamine Diacetate as Catalyst, Hindawi Publishing Corporation, Organic Chemistry International, Vol. 2012, p. 1-5, 2012.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ