IOGURTE DE LEITE DE BÚFALA ADICIONADO DE POLPAS DE FRUTAS: AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Alimentos

Autores

Ermita, P. (UFRA) ; Santa Rosa, R. (UFRA) ; Santos, L. (UFRA) ; Silva, F. (UFRA) ; Souza, E. (UFRA) ; Barbosa, I. (UFRA)

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu na caracterização físico-química do iogurte de leite bubalino adicionado de polpas de frutas,executadas nos dias 1 e 32 após o processamento, além de determinar a composição centesimal do produto. As análises químicas e físico-químicas realizadas foram acidez titulável, pH, vitamina C, cinzas, proteínas, carboidratos, umidade e o valor calórico. Os resultados obtidos foram avaliados pela análise de variância e a diferença entre médias avaliadas pelo teste t. O iogurte analisado apresentou valores de pH entre 4,23 e 4,19, acidez titulável de 0,89 a 0,91%, teores de vitamina C de 87,81 mg/100g, 2,58% de proteínas, 18,30% de carboidratos, 3,53% de gordura, 0,46% de cinzas e 115 kcal. O produto analisado apresentou elevado teor de vitamina C.

Palavras chaves

iogurte; búfala; físico-química

Introdução

O estilo de vida acelerado da população, associado a uma maior expectativa de vida pressiona a indústria alimentícia a produzir alimentos de fácil manuseio e boa qualidade nutricional, nesse contexto, os alimentos considerados funcionais, como por exemplo os iogurtes, ganham espaço na vida do consumidor (LIMA FILHO et al.,2005). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária os alimentos funcionais poderiam além das funções básicas, quando se trata de nutrientes, produzirem benefícios à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica (ANVISA, 1999). Essa funcionalidade tem grande importância no sentido de diferenciar o produto dos demais e agregar valor mercadológico aumentando a rentabilidade do setor de produtos lácteos (RAUD, 2008). Outro fator importante de agregação de valor e melhora do potencial nutricional é a adição de polpa ou pedaços de frutas aos iogurtes (SANTA ROSA, 2011). As frutas da Amazônia possuem alta potencialidade e diversidade, e desempenham papel fundamental na dieta da população, uma vez que fornecem vitaminas, carboidratos e minerais essenciais, além de apresentarem outras características como cor agradável, aroma e sabores exóticos representando desta forma uma fonte de nutrientes importantes para a saúde humana. Mediante o exposto o objetivo deste trabalho consistiu na caracterização química e físico- química do iogurte de leite de búfala adicionado de bacuri (Platonia insignis Mart.) e camu-camu (Myrciaria dúbia), executadas nos dias 1 e 32 após o processamento do produto, além de determinar sua composição centesimal.

Material e métodos

Foi utilizado um lote de iogurte de leite bubalino adicionado de bacuri e camu- camu, processado no Centro de Tecnologia Agropecuária (CTA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e que foi mantido sob refrigeração (4ºC) até o momento das análises. As análises físico-químicas de pH, Acidez Titulável (AT), Gordura (G), Proteína (PTN), Umidade (U) e Cnzas foram realizadas segundo a Instrução Normativa número 68 (Brasil, 2006) e o teor de vitamina C (AA) seguindo as normas do Instituto Adolfo Lutz (2005). As análises (pH, AT e AA) foram realizadas nos dias 1 (T1) e 32 (T2) após seu preparo e os teores de G, PTN, U, e cinzas foram determinados 24 horas (T1) após a elaboração dos iogurtes. As análises foram realizadas em triplicata. O percentual de carboidratos foi obtido indiretamente pela subtração do somatório dos nutrientes (proteína, gordura, umidade e cinzas) com o valor de 100 (GONÇALVES, 2006). O cálculo do valor calórico, em quilocalorias (kcal), foi realizado utilizando-se os coeficientes de Atwater, ou seja, multiplicando a percentagem obtida de proteínas e carboidratos por 4 e de gordura por 9 (MAHAM;STUMP, 2005). Os resultados das análises químicas e físico-químicas foram avaliados pela análise de variância (ANOVA) e a diferença entre médias avaliadas pelo teste t utilizando o programa BioStat, versão 5.0.

Resultado e discussão

Os resultados de pH, acidez titulável e vitamina C nos dois tempos de armazenamento estão demonstrados na Tabela1. Os valores de pH não variaram durante o armazenamento, mas a acidez e a vitamina C diferiram significativamente entre si durante o armazenamento do iogurte (p- valor > 0,05). No Brasil, a legislação que rege os leites fermentados não determina um parâmetro de pH para o iogurte, porém os valores encontrados neste trabalho foram semelhantes com estudos avaliando iogurte de leite de búfala (MEDEIROS et al., 2008; BORGES et. al., 2009). Os resultados observados neste trabalho quanto a acidez, nos dois momentos, estão de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leites Fermentados, que prevê acidez para iogurtes entre 0,6 e 1,5 g em 100g do produto (BRASIL, 2007). Foi observada uma redução do teor de vitamina C durante o armazenamento do iogurte, entretanto a concentração final de vitamina C foi elevada. Os resultados da composição centesimal do iogurte de leite de búfala estão apresentados na Tabela 2. Os resultados da composição centesimal indicam que o iogurte avaliado é integral (3,53% de gordura), com baixo teor de carboidrato (6% da IDR), teor de proteínas de acordo com o preconizado pela legislação, excelente fonte de vitamina C (66,30mg/100g), com 23% da IDR de cinzas e valor calórico de 115 kcal (BRASIL, 2005; 2007).

Tabela 1

Resultados do pH, Acidez Titulável e vitamina C do iogurte de bacuri com camu-camu.

Tabela 2

Composição centesimal do iogurte de leite de búfala adicionado de bacuri e camu-camu(valores expressos em matéria úmida).

Conclusões

O iogurte de leite de búfala adicionado de polpa de bacuri e camu-camu atendeu ao preconizado no Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leites Fermentados quanto à acidez titulável e ao teor de proteínas. E apresentou um alto teor de vitamina C, bem como a relativa estabilidade da mesma durante o armazenamento. O iogurte de leite búfala adicionado de bacuri e camu-camu mostrou ser um alimento prático, com elevado potencial nutricional e com propriedades funcionais, capaz de compor boa parte da dieta diária do consumidor sendo, portanto um excelente veículo de bem estar.

Agradecimentos

Referências

ANVISA. Portaria n° 398, de 30 de abril de 1999. Regulamento Técnico que Estabelece as Diretrizes Básicas para Análise e Comprovação de Propriedades Funcionais e ou de Saúde Alegadas em Rotulagem de Alimentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 03 maio. 1999.
BORGES, K. K.; MEDEIROS, A. C. L. de.; CORREIA, R. T. P. Iogurte de leite de búfala sabor cajá (Spondias lutea L.): caracterização físico-química e aceitação sensorial entre indivíduos de 11 a 16 anos. Alim. Nutr., Araraquara, abr.-jun ,2009, v. 20, n. 2, p. 295-300.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Instrução Normativa n. 68 de 12 de Dezembro de 2006. Métodos Analíticos Oficiais Físico-Químicos, para Controle de Leite e Produtos Lácteos, em conformidade com o anexo desta Instrução Normativa, determinando que sejam utilizados nos Laboratórios Nacionais Agropecuários. Diário Oficial da União, p.8, 14/12/2006. Seção 1.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de defesa agropecuária. Departamento de inspeção de produtos de origem animal. Instrução Normativa nº 46, de 23 de outubro de 2007. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de Leites Fermentados. Diário Oficial da União, p. 5, 24/10/2007. Seção 1.
BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada No 269. Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 23 de setembro de 2005,
BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada No 360. Aprova o regulamento técnico dobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Publicado no DOU em 26 de dezembro de 2003.
GONÇALVES, M. M. et al. Enumeration of starter cultures during yogurt production using PetriflmTM AC plates associated with acidified MRS and M17 broths. JournalofDairyResearch, 2009, v. 76, n. 2, p. 229-233.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4ª. ed. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, p.1018, 2005.
LIMA FILHO, D. O.; SAUER, L.; BACARJI, A. G.; DAHMER, A. M. Alimentos funcionais: Construção de conceitos e disponibilidade de lácteos nos supermercados de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, 2004. Informações Econômicas, São Paulo, v. 35, n. 11, 2005.
MAHAN, L.K., ARLIN, M.T. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 8.ed. São Paulo : Roca, p.71-111, 1995.
MEDEIROS, A. C. L. de.; BORGES, K.C.; SOUSA, B. A. de A.; MAGALHÃES, M. M. dos A.; CORREIA, R. T. P. Avaliação sensorial e físico-química de iogurtes elaborados com leite de búfala com calda de umbu ou preparado de morango. Anais. ZOOTEC, João Pessoa, 2008.
RAUD, C. Os alimentos funcionais: a nova fronteira da indústria alimentar análise das estratégias da danone e da nestlé no mercado brasileiro de iogurtes.Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 16, n. 31, p. 85-100, nov. 2008.
SANTA ROSA, R. M. S. Iogurte de leite de búfala adicionado de polpa de frutas da Amazônia: parâmetros de qualidade. 2011. 85f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ