UTILIZAÇÃO DO ENALAPRIL EM REPRODUÇÃO DE CAPRINOS: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Pires, F.A.P. (UESPI) ; Pires, J.E.P. (UFPI) ; Costa, A.P.R. (UFPI)

Resumo

A caprinocultura tem um importante papel sócio-econômico na região nordeste do Brasil, embora com índices produtivos baixos. Uma forma de melhorar estes índices é o aperfeiçoamento das biotécnicas reprodutivas, hoje onerosas e pouco eficientes. Mesmo uma das mais consolidadas, a transferência de embriões enfrenta dificuldades pelos baixos índices de produção de embriões viáveis. Os componentes do Sistema Renina-Angiotensina vem sendo objeto de pesquisas por diversos pesquisadores, com resultados significativos do uso do Enalapril na melhoria da quantidade e qualidade de embriões produzidos por superovulação. Portanto, objetivou-se realizar uma prospecção identificando as principais pesquisas e patentes do enalapril para uso nessas biotécnicas, visando a elaboração de produto comercial

Palavras chaves

Captopril; Embriões; Biotécnicas

Introdução

Com exceção das zonas polares, a criação de caprinos está presente em todas as partes do mundo, embora tenha mais destaque nas regiões de clima semi-árido. Assim, os caprinos são animais que conseguem adaptar-se bem às diversidades e dificuldades impostas pelo clima seco da região Nordeste do Brasil e conseguem manter o potencial de produção de leite e carne. A caprinocultura possui grande importância para o desenvolvimento da agropecuária do Nordeste brasileiro por representar fonte de proteína para o consumo humano e fonte de renda através da comercialização da carne, leite e couro desses animais (BUENO, 2014; VIANA, 2005). Mesmo sendo um negócio economicamente rentável, a produção/oferta de carne caprina não tem aumentado na mesma proporção da demanda em todo o Brasil. Dentro dessa perspectiva, há uma necessidade da aplicação de técnicas de reprodução assistida com o objetivo de aumentar a eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho, para haver um aproveitamento mais eficiente dos melhores genótipos disponíveis. Dentre os inibidores da Enzima Conversora de Angiontensina-ECA, o Enalapril, na forma do sal pró-fármaco (maleato de enalapril), apresenta a vantagem de poder ser utilizado em apenas uma dose diária. Após administração por via oral, este sal é rapidamente absorvido e, então, hidrolisado no fígado à enalaprilato, que é um inibidor específico da ECA, de longa ação, com meia vida efetiva de 11 horas. A inibição da ECA resulta na diminuição da angiotensina II plasmática e da secreção de aldosterona (COSTA, 2003; JACKSON, 2010). Em virtude da grande importância do enalapril, principalmente por ser largamente prescrito pela classe médica, essa prospecção tem por objetivo identificar as principais pesquisas do enalapril para uso em medicina

Material e métodos

A prospecção foi realizada com base nos pedidos de patentes no Europen patent Office (EPO), na WorldIntellectual Organization (WIPO), no United States Patentand Trademark Office (USPTO) e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil. O levantamento foi feito em junho de 2014, utilizando como palavras chave os termos Enalapril, disfunções ovarianas, enalapril ovulation, enalapril ovaries e enalapri animals. Os termos em inglês foram utilizados para as bases internacionais, enquanto que os termos em português foram utilizados para a busca de documentos na base nacional, sendo considerados válidos os documentos que apresentassem esses termos no título e/ou resumo. Os gráficos foram gerados no Excel 2013.

Resultado e discussão

A pesquisa foi então conduzida no sentido de explorar melhor as informações obtidas nos banco de dados, como intuito de caracterizar essas patentes considerando a distribuição de patentes por ano de depósito, país e a Classificação Internacional de Patente (CIP). Utilizando a palavra chave Enalapril foram encontradas 12 patentes na base do INPI, 28 patentes na base USPTO, 313 na Espacenet, 301 na WIPO, totalizando 654 patentes, já quando se pesquisa a palavra-chave disfunções ovarianas/ovariandysfunction encontra-se 1 patente na base de dados INPI, 72 na base USPTO, 170 na base Espacenet e 222 na WIPO, totalizando 465 patentes, quanto ao uso em animais encontrou-se apenas patentes nas bases internacionais, sendo 1 na USPTO, 3 na espacenet e 9 na WIPO. Utilizando os 313 pedidos de patentes depositados no banco de dados Espacenet com a palavra chave enalapril verificou-se que nos anos de 2003 a 2005 foram os anos que mais houve depósito de patentes e que em 2004 vinte e seis patentes foram depositadas, sendo assim, o ano que mais houve patente. Os Estados Unidos possuem o maior número de patentes na base de dados Espacenet, seguida da China e Rússia. O Brasil não apresentou depósito de patentes em banco de dados internacional. Nos países mais desenvolvidos, as patentes são corriqueiramente utilizadas pelas empresas inovadoras como ferramentas para dificultar a imitação dos concorrentes. Das patentes localizadas no banco de dados nacional constatou- se que a subclasse que apareceu com maior número de repetições foi a A61K, que está relacionada a preparações para fins médicos, odontológicos ou higiênicas, seguida das subclasses C07D, que engloba compostos heterocíclicos; A61P, que é engloba compostos químicos com atividade terapêutica.

Conclusões

A maior parte das patentes classifica-se como A61K, para fins médicos, odontológicos ou higiênica. Foi possível analisar ainda, que até o presente momento que no Brasil houve um número ainda insatisfatório de patentes envolvendo o enalapril. Fica evidente a necessidade de continuação dos estudos com enalapril para uso na reprodução, pois há evidencias do uso nessa área do conhecimento como demonstrado recentemente, fato que pode alavancar o número de artigos publicados, bem como, o número de patentes depositadas.

Agradecimentos

Referências

BUENO, M. N. Maleato de Enalapril Associado à Reprodução Animal: Nova Perspectiva de Melhoria dos Índices Reprodutivos em Caprinos (Capra AegagrusHircus, Linnaeus, 1758). 2014. Tese (Doutorado em Ciência Animal) –Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.
COSTA, A. P.; FAGUNDES-MOURA, C. R.; PEREIRA, V. M.; SILVA, L. F.; VIEIRA, M. A.; SANTOS, R. A.; DOS REIS, A. M. Angiotensin-(1-7): a novel peptide in theovary. Endocrinology, v.144, n.5, p.1942-1948, 2003.
JACKSON, E.K. Renina e angiotensina. In: BRUTON et al.(ed). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 11 ed. Porto Alegre, AMGH Editora, 2010.
VIANA, G. E. N. Angiotensina-(1-7) em ovários de coelha: efeitos sobre a esteroidogênese e ovulação. 2005. Tese (Doutorado em Fisiologia) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ