Interações Proteína Quinases – Inibidores: Um estudo por Modelagem e Docking Molecular.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Vieira, D.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Ferreira, I.M.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Proteínas quinases são enzimas que regulam a atividade biológica de outras proteínas fosforilando aminoácidos específicos usando ATP como fonte de fosfato. O conhecimento sobre proteínas quinases está em rápida e contínua expansão e importantes funções em processos biológicos de estado de doença foram determinadas, por exemplo, sua relação direta com crescimento celular anormal, ou câncer. Para potencializar a descoberta de inibidores para as proteínas quinases, abordagens científicas de biologia estrutural e modelagem molecular computacional estão sendo utilizadas. O presente trabalho faz uma abordagem computacional das interações enzima-inibidor utilizando a proteína quinase (caseína quinase II – CK2) e dois inibidores já comercializados como agentes anti-câncer.

Palavras chaves

Proteínas quinases; docking; modelagem molecular

Introdução

Proteínas quinases são enzimas que catalisam a fosforilação de outras proteínas através da transferência de um grupo fosfato de uma molécula de ATP para os resíduos treonina, serina e tirosina. A fosforilação destes resíduos é responsável por estímulos extracelulares e intracelulares, que fornecem um mecanismo altamente eficiente para o controle da atividade de proteínas e crescimento celular [1]. Tem sido demonstrado que as proteínas quinases estão relacionadas com vários tipos de câncer, nos quais foram detectadas, em células cancerígenas, elevadas atividades dessas proteínas. Consequentemente, muitos estudos têm focado na terapia da tradução de sinal a partir do descobrimento de novos inibidores capazes de reduzir a atividade biológica dessas proteínas. Assim, para a descoberta de drogas para as proteínas quinases a utilização de ferramentas computacionais têm sido primordial no processo de desenvolvimento de novos fármacos. Pois o planejamento do fármaco baseado na sua estrutura e ação pode ser uma ferramenta de sucesso através do conhecimento de informações de ordem estrutural do bioreceptor. O presente trabalho se baseia na aplicação da modelagem molecular como ferramenta para entender as interações proteína- inibidor, as propriedades energéticas e estruturais necessárias para o inibidor desempenhar sua função biológica. Foram investigados, por docking molecular, os sistemas formados por uma proteína quinase CK2 e dois ligantes comerciais de atividade conhecida, descritos em MATERIAIS E MÉTODOS.

Material e métodos

O programa AUTODOCK Vina e 4.0 foram empregados para execução dos encaixes proteína-inibidor (docking) com conseqüente cálculo da energia intermolecular. As proteínas quinases CK2 escolhidas foram obtidas no Banco de dados de Proteínas (PDB), código 1JWH e 3C4E. Os inibidores TBB (4,5,6,7-Tetrabromo-2- azabenzimidazole) e DMAT (2-Dimethylamino-4,5,6,7-tetrabromo-1H-benzimidazole) foram construídos usando o programa AVOGADRO e parametrizados pelo programa PRODRG. Simulações de dinâmica molecular com o pacote de programas GROMACS 4.6 foram realizadas para equilibrar os sistemas constituídos de proteína quina, inibidor, molécula de águas SPC e contra-íon.

Resultado e discussão

O docking foi conduzido especificando as regiões já estabelecidas pela literatura como sítio ativo. O procedimento docking sem orientação de região leva a resultados equivocados que podem ser mal-interpretados quando na ausência de dados experimentais suficientes. O encaixe proteína-inibidor apresentou praticamente a mesma energia, cerca de -12kcal/mol para ambos. A estrutura obtida do encaixe proteína-inibidor pelo procedimento de docking flexível foi submetida a uma curta simulação de dinâmica molecular (50ps) em solvente aquoso explícito (modelo SPC), proporcionando uma equilibração (termalização) suficiente para minimizar a energia proteína-inibidor para valores em torno de -2 a -3kcal/mol mais atrativos do que aqueles gerados pelo docking flexível. Estes resultados evidenciam a importância de um processo dinâmico mais eficaz para gerar resultados e energias mais confiáveis [2].

Conclusões

Os procedimentos de docking utilizados mostraram-se satisfatórios, porém insuficientes para investigar a função das cadeias laterais dos resíduos de aminoácidos que estão em contato com os inibidores testados, sendo assim, simulações de dinâmica molecular são requeridas para computar a rede de interações proteína-inibidor, essenciais para a proposição de novos inibidores para esta classe de proteína quinases.

Agradecimentos

Pró-Reitoria de Pesquisa-PROPESQ.

Referências

[1] Silva, B.V., Horta, B.A.C., Alencastro, R.B., Pinto, A.C. Proteínas quinases: características estruturais e inibidores químicos. Quim. Nova 2009, v. 32, p. 453-462.
[2] Jenwitheesuk, E., Samudrala, R., Prediction of HIV-1 protease inhibitor resistance using a protein-inhibitor flexible docking approach. Antiviral Therapy (2005) 10:157-166.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ