Avaliação dos parâmetros físico-químicos e organolépticos de xampus elaborados com extratos glicólicos de mulateiro e andiroba

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Silva, G.F. (UFAM) ; Reis, D.C. (UEA) ; Rocha, L.A.G. (FAMETRO) ; Albuquerque, P.M. (UEA) ; Castilho, R.B. (UFAM)

Resumo

Plantas da região Amazônica, como andiroba e o mulateiro, possuem diversas atividades biológicas comprovadas de grande interesse para a indústria cosmética que podem utilizá-las em formulações fitocosméticas. Xampus contendo extratos de andiroba e mulateiro foram elaborados por meio de planejamento fatorial a fim de avaliar a influência dos componentes das formulações sobre as propriedades físico-químicas e organolépticas das formulações. Quanto aos parâmetros organolépticos, a cor das amostras sofreu alterações provenientes da concentração de dietanolamina que possui uma cor marrom característica. O lauril sulfato de sódio foi o fator de maior influência sobre o pH, densidade, condutividade elétrica e viscosidade, os quais puderam ser quantificados por meio do planejamento experimental.

Palavras chaves

fitocosméticos; xampu; planejamento experimental

Introdução

O consumo de cosméticos desenvolvidos à base de produtos naturais vem ao encontro de alguns dos novos valores da sociedade contemporânea e que estão relacionados à qualidade de vida, à beleza e ao bem-estar (MIGUEL, 2011). Dentro desta base se têm as plantas medicinais possuem que em sua composição química possuem princípios ativos utilizados em diversos tratamentos que podem ser aplicados no desenvolvimento de novos produtos fitocosméticos (FERRARI et al., 2007; MIGUEL, 2011). Dentre os fitoterápicos utilizados na indústria cosmética existe a andiroba e o mulateiro comumente usados na medicina popular sendo nativas da região Amazônica (SILVA, 2005). Na cosmetologia são utilizadas em xampu no combate a queda de cabelo, em cremes e hidratantes, no combate às rugas, também no combate de celulite e clareamentos de manchas na pele e cicatrizes (ARAÚJO et al., 2007). A criação e desenvolvimento de novos produtos utilizando o planejamento fatorial 2k pode otimizar o processo extraindo o máximo de informação útil com um menor número de experimentos, em menor tempo e com menor custo. Desta forma, é possível determinar os parâmetros ideais a fim de obter as características desejadas para uma determinada formulação e avaliar as variáveis que influenciam nos parâmetros físico-químicos e organolépticos do produto (BARROS NETO et al., 2010).

Material e métodos

Os extratos glicólicos foram adquiridos comercialmente da empresa Essências da Amazônia. As matérias-primas utilizadas para as formulações dos xampus foram sodium laureth sulfate, cocamide DEA, extratos glicólicos de mulateiro e andiroba, cocamidopropyl betaine, methylparaben, propylparaben, essência de mulateiro, disodium EDTA, imidazolidinyl urea, aqua, menthol e Surfax® perolizante. Os componentes foram manipulados pela dispersão dos tensoativos, dos conservantes e água, seguidos dos demais. Foram elaboradas nove formulações em duplicata de acordo com o planejamento fatorial 23 a fim de avaliar o efeito dos fatores, sodium laureth sulfate, cocamidopropyl betaine e extratos glicólicos sobre os parâmetros físico-químicos e organolépticos (ZANIN et al., 2004). Os valores de condutividade e resistividade foram determinados inserindo o eletrodo diretamente na solução aquosa 1:10 (p/p) das amostras à temperatura de 25°C (DAVIS, 1977) em um condutivímetro digital Gehaka. O mesmo foi realizado para obtenção dos valores de pH em um peagâmetro de bancada Gehaka. A densidade relativa foi determinada com um picnômetro de vidro e uma balança analítica obtendo-se a relação das densidades da amostra e da água destilada (MATOS et al., 2011). A análise de centrifugação foi realizada colocando-se as amostras em tubos de ensaio com tampas rosqueada submetendo-as em 3 três ciclos em velocidade de rotação de 1000, 2500 e 3500 rpm, com duração de 30 minutos cada. Ao final da centrifugação foram avaliadas possíveis instabilidades ocasionadas pelo estresse da força gravitacional. Para a determinação do resíduo seco obteve-se a diferença da massa inicial pela massa final obtida após o aquecimento em estufa a 105ºC até que se atingisse peso constante (ISAAC et al., 2008).

Resultado e discussão

Nos parâmetros organolépticos, em geral, o aspecto das formulações apresentou-se homogêneo e inalterado em todos os lotes obtidos através do planejamento experimental, bem como o odor característico. Alterações de cor foram observadas entre as formulações que apresentavam as maiores concentrações de cocamidopropyl betaine, ou seja, em seu nível superior (+1). Esta alteração na cor dá-se devido o componente possuir uma cor marrom característica, intensificando-as dependendo da quantidade não havendo relação com processos de instabilidade. Nos resultados obtidos após o teste em centrífuga observou-se leve alterações quanto a homogeneidade pois, houve decantação de pequenas partículas brancas em todas as amostras. Isso se deve possivelmente a sedimentação substâncias insolúveis presentes nos extratos vegetais e ao depósito de surfax no fundo, devido à baixa viscosidade das formulações elaboradas. Variáveis relacionadas à formulação, ao processo de fabricação, ao material de acondicionamento, às condições ambientais e de transporte, assim como cada componente da formulação, seja ativo ou não, podem influenciar na estabilidade do produto (PIETRO et al., 2008). De acordo com o gráfico de Pareto observou-se a maior influência do cocamide DEA seguida dos extratos e do lauril sobre o pH das formulações, nesta ordem de significância. A condutividade apresentou significante aumento com o lauril em seu nível mais alto corroborando o fato a concentração de íons na solução ser diretamente proporcional à concentração de eletrólitos adicionado à solução (JEZINI, 2013). O lauril influenciou na densidade das formulações e o cocamide DEA no aumento de resíduos sólidos, observados também nos trabalhos de Soontravanich (2009).

Conclusões

Foi verificado a influência dos fatores sodium laureth sulfate, cocamidopropyl betaine e extratos glicólicos mulateiro e andiroba quanto aos parâmetros físico-químicos de todas as formulações desenvolvidas. Os extratos, no entanto, influenciaram apenas nos valores de pH, os quais podem ser corrigidos por soluções tampões. Qualitativamente, não foram observados alterações na cor, odor ou aspecto nas formulações elaboradas. Assim, o desenho experimental elaborado mostrou-se uma ferramenta útil na elaboração de cosméticos a fim de sistematizar o processo de desenvolvimento dos produtos.

Agradecimentos

A CAPES, UFAM, CNPq, UEA, FAMETRO e AVLYS Cosméticos pelas bolsas concedidas,financiamentos e pelo infraestrutura cedida.

Referências

ARAÚJO, V. F. DE et al. Plantas da Amazônia para Produção Cosmética: uma abordagem quimica. Organização Internacional de Madeiras Tropicais Plantas da Amazônia para Produção Cosmética, n. 3, p. 1–214, 2007. BARROS NETO, B.; SCARMINIO, I. S.; BRUNS, R. E.; Como fazer experimentos. Pesquisa e desenvolvimento na Ciência e na Indústria. 4. ed. Porto Alegre, Bookman,2010. DAVIS, H.M. Analysis of creams and lotion. In: Newburguer’s manual of cosmetic analysis. Washington: Association of Official Analytical Chemists, Senzel, AJ. p.32, 1977. FERRARI, M. et al. Determinação do fator de proteção solar (FPS) in vitro e in vivo de emulsões com óleo de andiroba (Carapa guianensis). Revista Brasileira de farmacognosia, v. 17, n. 4, p. 626–630, dez. 2007. ISAAC, V. L. B. et al. Protocolo para ensaios físico-químicos de estabilidade de fitocosméticos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 29, n. 1, p. 81–96, 2008. JEZINI, V. S. Uso de planejamento estatístico experimental aplicado ao desenvolvimento de xampu anticaspa com extratos de alecrim e arnica. Trabalho de conclusão de curso em Engenharia Química. Universidade do Estado do Amazonas,p.78, 2013. MATOS, N. C. et al. Controle de qualidade e análise sensorial em voluntários de xampu esfoliante com extrato hidroalcoólico de Capsicum frutescens L. (Solanaceae). Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 2, n. 3, p. 369–374, 2011. MIGUEL, L. M. Tendências do uso de produtos naturais nas indústrias de cosméticos da França. Revista Geográfica de América Central, p. 1–15, 2011. PIETRO, R. C. L. R. et al. Estudo fitoquímico de goiaba (Psidium guajava L.) com potencial antioxidante para o desenvolvimento de formulação fitocosmética. v. 18, n. 3, p. 387–393, 2008. SILVA, C. L. M. DA. Obtenção de ésteres etílicos a partir da transesterificação do óleo de andiroba com etanol. Dissertação – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química., 2005. SOONTRAVANICH, S. et al. Interaction Between an Anionic and an Amphoteric Surfactant. Part II: Precipitation. Journal of Surfactants and Detergents, v. 12, n. 2, p. 145–154, 25 fev. 2009. ZANIN, S. et al. Parameters in the emulsion stability study. Visão Acadêmica, v. 2, n. 2, p. 47–58, 2004.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ