DETERMINAÇÃO DE GLICOSE NA URINA: UMA ALTERNATIVA DE ABORDAGEM DA BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Sousa, G.F. (IFPI) ; Oliveira, M.D.A. (IFPI) ; Silva, A.C.F.C. (IFPI) ; Lopes, N.N.S.J. (IFPI) ; Oliveira, G.A. (IFPI) ; Almeida, E.E.F. (IFPI) ; Silva, E.S. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho foi uma tentativa de aproximar a bioquímica dos alunos do ensino médio, por meio de experimentação e aplicação fáceis, sendo ainda possível trazer a química para próximo do cotidiano dos alunos, já que o conteúdo trabalhado foi a doença diabetes e o teste de glicose que também é feito em laboratórios de exame, tendo como resultado a elucidação de fatos do senso comum associados a este assunto e contribuições de casos pessoais trazidos pelos alunos.

Palavras chaves

Diabetes; Bioquímica no Ensino Médi; Ensino de Química

Introdução

Os rins desempenham suas funções mais importantes ao filtrarem o plasma sanguíneo e removerem as substâncias do filtrado em quantidades variáveis, dependendo das necessidades do corpo. Além disso, eles “depuram” as substâncias indesejáveis do filtrado, ao excretá-las na urina, enquanto devolvem ao sangue as substâncias indispensáveis ao metabolismo. A intensidade de excreção de diferentes substâncias na urina representa a soma de três processos renais: filtração glomerular, reabsorção de substâncias dos túbulos renais para o sangue e secreção de substâncias do sangue para os túbulos renais. A urina normal é essencialmente composta de água, tem coloração variável entre o incolor e o amarelo (dependente da dieta, atividades físicas e principalmente da ingestão de água), e carreia substâncias de excreção, resultantes do metabolismo do organismo. Todo sangue, ao passar pelos rins, é filtrado ou depurado, eliminando seus catabólitos, que são veiculados pela água. Entretanto, podem aparecer na urina elementos anormais, como: albumina, glicose e altas quantidades de corpos cetônicos, sais e pigmentos biliares. A análise da urina fornece valiosas informações no diagnóstico de doenças renais, das vias urinárias, do trato genital e até de doenças sistêmicas. Esta prática refere-se a dois dos exames de rotina de urina, através dos quais é possível observar o metabolismo anormal envolvendo algumas substâncias como a glicose e os corpos cetônicos. Em condições normais, não aparece glicose na urina em quantidade detectável pelos reagentes convencionais, visto que, praticamente, toda a glicose filtrada é reabsorvida pelos rins. Entretanto, quando a carga filtrada excede a capacidade de reabsorção da glicose, a sua excreção urinária se dá em nível detectável.

Material e métodos

O trabalho foi de cunho qualitativo e contou com abordagem teórico-prática, foi executado em três turmas de 3º ano do ensino médio, sendo um total de 83 alunos. O trabalho dividiu-se em dois momentos, sendo a abordagem teórica e a prática. A teórica contou primeiramente com aula expositiva discursiva, sendo feita por meio de slides, aqui explorou-se a ação dos rins no tratamento de resíduos do corpo, a doença diabetes e sua ação no organismo, o teste de benedict para a determinação de glicose na urina. A segunda parte do trabalho contou com uma breve explanação dos cuidados necessários para a prática e os riscos biológicos por se tratar de material biológico, em seguida seguiu-se o roteiro de prática pré oferecido aos alunos com os seguintes reagentes: 8,5 mL de urina. 2,5 mL de Reativo de Benedict (CuSO4, citrato de sódio e Na2CO3). 1 mL de Reativo de Imbert (nitroprussiato de sódio e ácido acético glacial). 3 mL de NH4OH 10% (p/v). Os alunos foram organizados em grupos e o trabalho transcorreu como planejado seguindo o roteiro.

Resultado e discussão

Durante a explanação teórica os alunos mostraram-se pouco interessados, diziam se tratar de um conteúdo de difícil compreensão, principalmente a parte de circulação sanguínea, porém durante a abordagem da doença diabetes ocorreu total interação com a turma, afinal trata-se de uma doença comum, aqui contou-se com estudo de casos que os próprios alunos trouxeram, sendo discutidos e trabalhados conceitos químicos e biológicos. No fim da discussão dos casos de estudo já foi possível ver que os alunos identificaram-se com o tema e sentiram-se mais a vontade para discussão e todos já haviam feito exames de urina em que se obteve a determinação de glicose, sendo assim, mais uma vez foi possível a aproximação do conteúdo ao cotidiano. Durante a prática, foi marcante a curiosidade para com o modo de se detectar a presença da glicose, um fato importante foi a grande expectativa dos alunos para o resultado, outro foi a impressão de se tratar de algo muito complexo, sendo essa sensação desfeita em seguida. O trabalho culminou com a discussão sobre o que foi visto e percebeu-se que o impacto da intervenção foi positivo, sendo que os alunos puderam, ao final, com suas palavras, explicar de maneira simples temas como a circulação sanguínea, diabetes e o próprio exame de taxa de glicose.

Conclusões

O trabalho é relevante pois traz aos alunos do ensino médio a possibilidade de aproximação com uma área muitas vezes vista apenas no ensino superior, ou vista como complicada, pois é bem mais conhecida por quem almeja cursos como medicina, odontologia, nitrição, etc. Após a execução do trabalho foi notável que diversos paradigmas foram quebrados e segundo comentários dos próprios alunos a bioquímica está mais próxima do que se imagina.

Agradecimentos

Referências

VOET, D. Et al. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
LEHNINGER, C. M. M. Principio de Bioquímica. 3. Ed. São Paulo: Savier, 2006.
CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ