Preparação do espinélio ferrita de zinco para degradação de poluente orgânico por foto-Fenton heterogêneo

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Materiais

Autores

Anchieta, C.G. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Severo, E.C. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Mazutti, M.A. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Kuhn, R. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Chiavone-filho, O. (UFRN-UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Foletto, E.L. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

Neste trabalho, o óxido espinélio ferrita de zinco (ZnFe2O4) foi sintetizado através do método solvotérmico usando etilenoglicol como solvente. O material foi produzido usando autoclave de aço inox contendo internamente um recipiente de teflon. A temperatura e tempo para a formação do materila foi de 180 oC e 12 h, respectivamente. O produto foi caracterizado por difração de raios-X (DRX) e área superficial (BET). Os testes foto-Fenton foram realizados a temperatura ambiente para a degradação do corante têxtil Vermelho Procion. Os resultados indicaram a formação do material, com alta cristalinidade e estrutura porosa. A área superficial encontrada foi de 16 m2.g-1. A degradação catalítica presentou 95% de remoção de corante em 60 min de reação

Palavras chaves

ferrita de zinco; foto-Fenton; corante

Introdução

Oxidos ternários semicondutores apresentam a forma AB2O4, onde A representa um cátion metálico bivalente, que geralmente ocupa um sítio tetraédrico, e B representa um cátion trivalente ou tetravalente, o qual geralmente ocupa um sítio octaédrico de uma estrutura cúbica. Óxidos bimetalicos como ferrita de zinco(ZnFe2O4) tem despertado interesse devido às suas propriedades magnéticas e alta aplicabilidade em transferência de elétrons fotoinduzidos. Esse material tem sido aplicado como catalisador e suporte de catalisador em diversas reações químicas (Anchieta et al., 2014; Casbeer et al., 2012). Diversas rotas de síntese tem sido empregadas para as ferritas de zinco, incluindo hidrotérmico, solvotérmico, combustão, co-precipitação, sol-gel e assistida por microondas (Zhang et al., 2010; Pradeep et al., 2011). Uma das tecnologias que vem sendo muito utilizada em processos oxidativos avançados é o processo Fenton, o qual tem sido aplicado na descontaminação de efluentes contendo poluentes orgânicos, os quais não são biodegradáveis. O processo Fenton, que envolve a geração de radicais (. OH), é uma tecnologia considerada rápida, eficiente e simples no tratamento de efluentes líquidos. Vários tipos de óxidos e hidróxidos de ferro tem sido utilizados como catalisadores para a decomposição dos compostos poluentes, porém alguns materiais possuem uma baixa atividade catalítica o qual acaba limitando a sua aplicação na reação de Fenton heterogênea(Wang et al., 2014; Zhang t al., 2014). Nesse sentido, o presente trabalho visou produzir partículas de ferrita de zinco pelo método solvotérmico e investigar a sua atividade frente à degradação de uma molécula orgânica de corante através do processo Foto-Fenton heterogêneo.

Material e métodos

Nitrato de ferro (Fe(NO3)3.9H2O) e nitrato de zinco (Zn(NO3)3.6H2O), na proporção 2:1, foram dissolvidos em etilenoglicol, juntamente com 45 mmol de acetato de sódio (CH3COONa) e mantidos sob agitação magnética até obter-se uma solução homogênea. Posteriormente, a solução foi transferida para autoclaves de aço inox, e mantida a 180˚C por 12 h. O produto foi lavado e seco a 110˚C por 24 h. O material foi caracterizado usando um difratometro de raios–X (Rigaku Miniflex 300), com fonte de radiação CuKα a 30kV e 10 mA. Os dados foram coletados de 20-80˚ (2θ), com passo de 0,03˚ e um tempo de contagem de 0,9s. O tamanho médio do cristalito foi determinado através da equação de Scherrer, descrita pela equação D=Kλ∕(β. Cosθ), onde D é o tamanho do cristalito, K é a constante de Scherrer (0.90), λ o comprimento de onda da radiação de raios-X, (1,5418Å para CuKα), β é a largura a meia altura do pico com maior intensidade e θ refere-se a posição do pico. A análise de adsorção∕dessorção de N2 a 77 K foi realizada a fim de obter a área superficial e propriedades dos poros, utilizando um instrumento ASAP 2020. Os experimentos de degradação catalítica foram conduzidos em um béquer de 100 mL. Partículas de ZnFe2O4 (0,5 g.L-1) foram dispersas em 50 mL de solução de Vermelho de Procion, seguido do ajuste do pH a 3. A suspensão foi agitada no escuro até atingir o equilíbrio de adsorção. Foi adicionado 20 mM de H2O2 na presença de uma lâmpada fluorescente(comercial Philips de 85W) para a irradiação no visível. A degradação foi analisada através da % de remoção de corante da solução, medida através da absorbância da solução em tempos reacionais pré-determinados.

Resultado e discussão

Na Figura 1 é mostrado o difratograma das partículas de ZnFe2O4. Os picos obtidos demonstraram a formação de uma estrutura cúbica para o espinélio produzido. Observou-se que houve coerência da carta padrão (barras apresentadas dentro da Fig. 1, conforme carta JCPDS n. 01-070-6393)com os picos encontrados, considerando-se assim que houve a formação da fase espinélio completa nas condições empregadas neste trabalho. O tamanho médio dos cristalitos foi estimado pela equação de Scherrer, e foi de 20 nm. De acordo com as normas da IUPAC, as isotermas de adsorção∕dessorção de nitrogênio (não apresentadas aqui) são do tipo IV, representando predominantemente estrutura mesoporosa. O volume total dos poros e área superficial fornecidos pela análise foram de 0,05 cm3∕g e 16 m2∕g, respectivamente. A atividade catalítica das ferrita de zinco pode ser verificada a partir da degradação do vermelho de procion em pH = 3, pela reação de foto-Fenton. Sem a utilização da lâmpada e apenas na presença de ferrita de zinco e H2O2 (reação Fenton),não ocorreu a degradação do corante. O mesmo comportamento ocorreu quando da presença da lâmpada e H2O2. Ao analisar a Figura 2, observa-se um comportamento praticamente linear na degradação, atingindo 95% em 60 min de reação. Assim, a degradação do poluente orgânico só foi possível quando do uso do sistema ZnF2O4/H2O2/luz visível.

Figura 1

Espectro de DRX do ZnFe2O4 e a referencia JCPDS - 01-070-6393.

Figura 2

Percentual de remoção do Vermelho de Procion atráves da reação Fenton e Foto- Fenton com partícula de ZnFe2O4.

Conclusões

O espinélio ZnFe2O4 foi sintetizado com sucesso pela rota solvotérmica. As partículas apresentaram estrutura cristalina e porosa, com área superficial de 16 m2/g. As partículas apresentaram atividade catalítica sob irradiação de luz visível, para a degradação do vermelho de procion em presença de H2O2 em solução aquosa. O experimento de foto-Fenton demonstrou ser eficiente para a degradação do corante, atingindo 95 % de degradação em 60 min de reação.

Agradecimentos

À Capes pelo auxílio financeiro, na forma de bolsa de mestrado, à autora desse trabalho (C.G.A).

Referências

ANCHIETA C. G., SALLET D., FOLETTO E. L., SILVA S. S., CHIAVONE-FILHO O., NASCIMENTO C. A.O.; Synthesis of ternary zinc spinel oxides and their application in the photodegradation of organic pollutant. Ceramics International v. 40, p. 4173–4178, 2014.
CASBEER E., SHARMA V. K., LI X.; Synthesis and Photocatalytic Activity of Ferrites under Visible Light: A Review. Separation and Purification Technology, v. 87, p. 1–14, 2012.
PRADEEP A., PRIYADHARSINI P., CHANDRASEKARAN G.; Structural, magnetic and electrical properties of nanocrystalline zinc ferrite Journal of Alloys and Compounds, v.509, p.3917–3923, 2011.
WANG Y., ZHAO H., LI M., FAN J., ZHAOG.; Magnetic ordered mesoporous copper ferrite as a heterogeneousFenton catalyst for the degradation of imidacloprid. Applied Catalysis B: Environmental v.147, p. 534– 545, 2014.
WU1 J., PU W., YANG C., ZHANG M., ZHANG J.; Removal of benzotriazole by heterogeneous photoelectro-Fenton like process using ZnFe2O4 nanoparticles as catalyst. Journal of Environmental Sciences, v. 25(4), p. 801–807, 2013.
ZHANG X., DING Y., TANG H., HAN X., ZHU L., WANG N.; Degradation of bisphenol A by hydrogen peroxide activated with CuFeO2 microparticles as a heterogeneous Fenton-like catalyst: Efficiency, stability and mechanism. Chemical Engineering Journal, v. 236, p. 251–262, 2014.
ZHANG G., SUN Y., GAO D., XU Y.; Quasi-cube ZnFe2O4 nanocrystals: Hydrothermal synthesis and photocatalytic activity with TiO2 (Degussa P25) as nanocomposite Materials Research Bulletin v.45, p. 755–760, 2010.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ