Adsorção de Micropoluente Orgânico em Carbono Ativado

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Santiago, M.S. (IFRN) ; de Oliveira, N.P.M. (IFRN) ; de Oliveira, K.B. (IFRN) ; Bezerra, D.P. (IFRN)

Resumo

Adsorção é a concentração espontânea de moléculas numa interfase devido a um desequilíbrio de forças. Está concentração diferenciada para espécies diferentes é a base de processos de separação. Este estudo descreve a adsorção de hidróxibenzeno em carbono ativado. A caracterização do adsorvente foi realizada por isotermas de adsorção de N2 a 77 K para determinação de suas propriedades texturais. Para estudo da adsorção de hidróxibenzeno realizou-se experimentos cinéticos e de equilíbrio em batelada em temperatura ambiente. A capacidade de adsorção do hidroxibenzeno em carbono ativado foi de aproximadamente 30 mg/g, confirmando sua potencialidade.

Palavras chaves

Hidroxibenzeno; Carbono Ativado; Adsorção

Introdução

Adsorção é a concentração espontânea de moléculas numa interfase devido a um desequilíbrio de forças. Está concentração diferenciada para espécies químicas diferentes é a base de processos de separação (ROUQUEROL et al., 1999). A adsorção de compostos orgânicos em carbono ativado é uma das tecnologias mais importante no tratamento de efluentes industriais. O carbono ativado é um material que pode ter caraterísticas micro, meso ou macroporosas, podendo ser obtido de diferentes fontes carbonáceas. A capacidade de adsorver determinadas moléculas pode ser relacionada diretamente à área superficial e à especificidade dos grupos funcionais no adsorvente. A estrutura do carbono ativado é constituída basicamente de átomos de carbono ligados entre si, sendo possível observar outros elementos como oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, formando grupos funcionais ácidos ou básicos. A adsorção de compostos orgânicos em carbono ativado é controlada basicamente por interações físicas e químicas em que, tanto o tipo de material quanto às propriedades ácido-base da superfície, são importantes no processo (GIRALDO et al., 2014). Dentre os principais poluentes estudados no processo de adsorção em carbono ativado esta o hidroxibenzeno. Tem-se estabelecido que a principal forma de interação entre o hidroxibenzeno e carbono ativado é através da ligação entre os elétrons do sistema-π, ou seja, os elétrons-π do anel aromático do hidroxibenzeno ligam-se ao sistema-π das camadas grafíticas do carbono ativado (GUILARDUCI et al., 2006). Nesse contexto, o objetivo para o desenvolvimento deste estudo foi avaliar a adsorção de hidroxibenzeno em carbono comercial.

Material e métodos

A caracterização dos materiais adsorventes consistiu na análise textural da sua superfície porosa mediante a isoterma de adsorção/dessorção de N2 a 77 K. Este método foi realizado em sortômetro AUTOSORB 1-MP (Quantachrome, EUA). A partir da isoterma medida foi possível a determinação de área superficial, SBET, volume total de poros, VP, volume de microporos, VM, e diâmetro médio de poros, DP. Para estudos cinéticos e de equilíbrio foi necessária uma realização prévia de uma curva de calibração para conversão de absorbância em concentração. Para determinar a influência do tempo de contato entre carbono ativado e hidroxibenzeno necessário para remoção, foi realizado um estudo cinético utilizando uma solução de 50 mL de hidroxibenzeno, 1000 mg.L-1, em contato com 0,2 g carbono ativado comercial WV1050 (West Vaco) sob agitação moderada e temperatura 25 ºC. Em intervalos de tempo de 0 a 150 min foram retiradas alíquotas do sobrenadante e analisadas em espectrofotômetro UV/Vis em comprimento de onda de 382 nm. Posteriormente foi realizado experimento em batelada com diferentes concentrações do hidroxibenzeno, de 100 à 1000,0 mg.L-1 e com pH de 5,3. Foi utilizada uma massa de 0,02 g de carbono ativado por 160 min a 25 °C para construção da isoterma de adsorção. Esta isoterma representa a relação do hidroxibenzeno entre a fase fluida (na solução) e da fase adsorvida (no carbono ativado).

Resultado e discussão

A partir da isoterma de adsorção e dessorção de N2 a 77 K (na Figura 1), observou-se uma expressiva área superficial de 1727 m2/g, seu elevado volume total de poros de 1,204 cm3/g, volume de microporos de 0,578 cm3/g e diâmetro médio de poros de 13,9 Å. Em um adsorvente, é desejável uma elevada área superficial, visto que o processo de adsorção ocorre na superfície dos materiais. Conforme a Figura 1, o adsorvente apresenta formato de isoterma Tipo I, segundo a classificação de Brunauer et al. (1940), característico de materiais microporos, tendo um aumento expressivo do volume adsorvido em pressões relativas menores que 0,1. Contudo, o volume adsorvido apresenta contínuo aumento, revelando a presença de mesoporos e uma ampla distribuição de tamanho de poros. Na Figura 2, pode-se obter um panorama do comportamento do processo de adsorção de hidroxibenzeno em carbono ativado através das isotermas de adsorção obtidas para a amostra. A capacidade de adsorção do hidroxibenzeno em carbono ativado foi de aproximadamente 30 mg/g. Este valor é compatível com resultados relatados por Schneider (2008). A molécula de hidroxibenzeno tem um diâmetro molecular em torno de 6,2 Å e pode difundir-se para os poros interiores (micropartículas mais estreitos) de carbono ativado.

Figura 1

Figura 1 – Isoterma de adsorção e dessorção de N2 a 77 K.

Figura 2

Figura 2 – Isoterma de adsorção do hidroxibenzeno.

Conclusões

A capacidade de adsorção do hidroxibenzeno utilizado frente ao carbono ativado está relacionada principalmente pela forma de interação entre a superfície do adsorvente e o adsorbato, o qual, através das ligações π do anel aromático, possui efeito doador de elétrons, o que atribui um caráter básico à sua molécula (GUILARDUCI et al., 2006). Já a superfície do carbono ativado, apresenta muitos grupos funcionais de caráter ácido, característico de carbono ativado comercial. Sendo assim, o carbono ativado é um potencial material para remoção de hidroxibenzeno.

Agradecimentos

Os autores agradecem o auxílio financeiro do CNPq e as bolsas de iniciação científica concedidas pelo IFRN.

Referências

GIRALDO, L., MORENO-PIRAJÁN, J.C. Study of adsorption of phenol on activated carbons obtained from eggshells. Journal of Analytical and Applied Pyrolysis, no 106, 41–47, 2014.
GUILARDUCI, V. V. S.; MESQUITA, J. P.; MARTELLI, P. B.; GORGULHO, H. F. Adsorção de fenol sobre carvão ativado em meio alcalino. Química Nova no 29, 1226–1232, 2006.
ROUQUEROL, F., ROUQUEROL, J., SING, K. Adsorption by Powders & Porous Solids, Academic Press, San Diego, 1999.
SCHENEIDER. E. L. Adsorção de compostos fenólicos sobre carvão ativado. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ