Avaliação nutricional de clones de diferentes genótipos de polpas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) tolerantes a vassoura de bruxa

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Vieira Dias da Silva, L. (UFPA) ; Maria O do Nascimento, W. (EMBRAPA) ; Celi Sarkis Müller, R. (UFPA)

Resumo

O cupuaçu é uma fonte primária de alimento na floresta amazônica tanto para as populações locais quanto para os animais, tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico podendo ser utilizada na elaboração de sorvete, néctar, doce, geleia, iogurte, licor, chocolate, xarope, biscoito e bombom. Foram obtidos nesse trabalho resultados de três amostras de quatro genótipos de clones de cupuaçu coletadas no frutífero da Embrapa Amazônia Oriental. As determinações fora obtidas através de analises físico-químicas realizadas em triplicatas, segundo métodos do Instituto Adolfo Lutz, obtendo-se teor de umidade, cinzas, sólidos solúveis totais, pH e acidez.

Palavras chaves

Análises físico-químicas; Amazônia; Cupuaçu

Introdução

O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum, é uma fruteira de grande importância para a região Amazônica. Pertence à família Sterculíaceae, gênero Theobroma. Esta espécie é encontrada espontaneamente nas áreas de mata do sul e nordeste da Amazônia oriental brasileira e nordeste do Maranhão, e também na região Amazônica de países vizinhos (Schwan, 2000). O plantio comercial é dificultado, em parte, pela escassez de informações que possibilitam a implantação de cultivos tecnificados. Tem se observado que o consumo de frutas processadas e seus derivados aumentaram significativamente nos últimos anos. Isso se deve em parte pela busca de uma alimentação saudável e também pelo avanço na tecnologia de alimentos, que torna possível o processamento de frutas e seu armazenamento em embalagens práticas que podem ser levadas ao congelamento (DANTAS 2011). O cupuaçuzeiro (TheobromagrandiflorumSchum) é uma das plantas frutíferas de maior importância para a Amazônia, principalmente devido a sua participação na composição dos sistemas de produção, cultivados e extrativos, além da grande aceitação e consumo da polpa de seus frutos (LOPES 2008). A vassoura de bruxa Crinipellis (Monilio-phthora) é a doença que mais ameaça os plantios de cupuaçuzeiro na região amazônica e encontra-se disseminada na forma endêmica em toda região tropical da América do sul. Dentre os métodos de controle da doença o emprego de materiais geneticamente resistentes passou a ser o mais promissor (ALVES, 2009). Segundo o exposto o objetivo desse trabalho é verificar o perfil nutricional de diferentes polpas de cupuaçu coletadas em diferentes localidades do Estado do Pará.

Material e métodos

Foram coletados três amostras de quatro genótipo de clones de cupuaçu para este trabalho, foram provindas do frutífero da Embrapa Amazônia Oriental. As analises foram realizados no Laboratório de Controle de Qualidade e Meio Ambiente LACQUAMA da Universidade Federal do Pará, as metodologias empregados foram do Instituto Adolfo Lutz. Os matérias utilizados foram hidróxido de sódio 0,1 N, fenolftaleína 1%, balança analítica, pHmetro de bancada, estufa, mufla a e refratômetro portátil.

Resultado e discussão

A tabela 1 abaixo mostra o resultado analítico das analises aplicadas nas amostras de clones de cupuaçu. No parâmetro umidade todas as amostras estão dentro do valor esperado quando comparado com a TACO (2013) 86,6%, quanto ao teor de cinzas a amostra A3 do Manacapuru se mostrou um pouco acima das demais amostras, no quesito pH as amostras de Coari obtiveram-se um valor maior de os outros genótipos, tal que, quando comparado com o menor pH encontrado ( pH=3,4) com sua amostra A3 (pH=3,9) a diferença de acidez é 5 vezes menos ácida, a amostra A2 Belém apresentou um valor de sólidos solúveis totais (SST) extremamente abaixo quando comparada com todos genótipos, provavelmente relacionado com o ocorrido durante a coleta, onde a amostra foi coletada mostrando-se um estado de deterioração da casca, isso deve ao fato de a fruta ter ficado ao chão alguns dias após a queda resultando a exposição excessiva de sol e chuva, vindo a ter perdas na quantidade de SST que são influenciadas por temperatura, quanto a acidez os valores mostraram-se dentro do esperado segundo a literatura.

Figura 1

Resultado das análises realizadas no genótipo de clones de cupuaçu

Conclusões

De acordo com a literatura vigente e com os resultados obtidos das análises, os genótipos estão dentro dos valores esperados segundo a literatura, e eles sendo tolerantes a vassoura de bruxa podem vim a ser comercializados pela agroindústria, tal que, o cuidado a ser tomado se refere a boa conservação e cuidado do cupuaçu, de maneira a evitar problemas como deterioração e contaminações.

Agradecimentos

Laboratório de Controle de Qualidade e Meio Ambiente LACQUAMA UFPA, Embrapa Amazônia Oriental e a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa

Referências

1. ALVES, R. M; Evolução da vassoura de bruxa e avaliação da resistência em progênies de cupuaçuzeiro; Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 31, n. 4, p. 1022-1032, Dezembro 2009
2. DANTAS, R DE L; ROCHA, A. N. T; ARAUJO, A DOS S; RODRIGUES, M DOS S. A; Maranhão, T. K. L; Perfil da qualidade de poupas de frutas comercializadas na cidade de campina grande/ Pb; Revista verde de agroecologia e desenvolvimento sustentável 2010.
3. INSTITUTO ADOLFO LUTZ – Métodos Físico-Químicos para análises de alimentos. Coordenadores Odair Zenebon, NeusSadoccoPascuet e Paulo Tiglea – São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008.
4. LOPES, A. S; Qualidade nutricional das proteínas de cupuaçu e de cacau; Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(2): 263-268, abr.-jun. 2008
5. SCHWAN, R. F. et al. Cupuaçu [Theobroma grandiflorum (Willd Ex Spreng.)] .In: ALVES, R. E., FILGUEIRAS, H.A.C., MOURA, C.F.H. (coords.). Caracterização de frutas nativas da América Latina. Jaboticabal: FUNEP, 2000. P.31-34 (Série Frutas Nativas, 9).
6. TACO. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO-NEPA-UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011. 161p.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ