OTIMIZAÇÃO DO CONTROLE DA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DA FORMULAÇÃO MICROENCAPSULADA EM BIOPOLÍMERO E DO PARASITISMO POR COTESIA FLAVIPES Eficiência de Formulações Microencapsuladas na Atração do Parasitóide C. flavipes

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, C.S. (UFAL) ; Tavares, R.A.N. (UFAL) ; Melo, R.S. (UFAL) ; Santos, C.C. (UFAL) ; Aquino, N.C. (UFAL) ; Ferreira, L.L. (UFAL) ; Nascimento, R.R. (UFAL) ; Mendonça, A.L. (UFAL)

Resumo

Diatraea flavipennella é uma das principais pragas da cana-de-açúcar. A estratégia atual de controle, liberação massal do parasitóide Cotesia flavipes, deve ser otimizada no sentido de aumentar o tempo de retenção do mesmo na área. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma formulação que atraia e retenha este parasitoide nas áreas de infestação. Testes sob condições de laboratório foram conduzidos com C. flavipes avaliando a efetividade de sua atração para extratos de plantas de cana-de-açúcar e formulações de compostos sintéticos encapsulados e não-encapsulados em biopolímero. As formulações microencapsulas foram mais atrativas com melhor resposta para a solução do composto cis-hexen- 1-ol (He) que o torna excelente promissor para estratégias de controle biológico com C. flavipes.

Palavras chaves

Diatraea flavipennella ; Microencapsulamento; COVs

Introdução

Todos os anos a produção mundial de cana-de-açúcar sofre grandes perdas devido ao ataque de pragas. Diatraea flavipennella é uma das principais pragas da cana- de-açúcar no Brasil e várias técnicas de manejo integrado vêm sendo analisadas no sentido de diminuir seus índices de infestação (Mesquita et al., 2011). A estratégia atual de controle, liberação massal do parasitóide Cotesia flavipes, deve ser otimizado no sentido de aumentar o tempo de retenção do mesmo na área. Através da técnica de microencapsulamento, o composto sintético é impregnado em um substrato polimérico, que possibilita a liberação lenta do mesmo podendo aumentar sua eficiência e ser utilizado na retenção do parasitoide no campo. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de uma formulação que atraia e retenha o inimigo natural através de bioensaios comportamentais conduzidos sob condições de laboratório para testar a atratividade de formulações microencapsuladas diante do parasitóide.

Material e métodos

Lagartas de D. flavipennella foram obtidas da criação estabelecida no laboratório de Ecologia Química-IQB-UFAL. Fêmeas de C. flavipes acasaladas, obtidas da Usina Triunfo S.A (Boca da mata-AL), foram colocadas em contato com as lagartas de D. flavipennella, onde houve a oviposição do parasitóide. Após a emergência, somente fêmeas adultas foram utilizadas nos bioensaios. Soluções de compostos sintéticos atrativos para parasitóides foram preparadas no laboratório e impregnadas em biopolímero para utilização nos bioensaios. Estes, foram realizados utilizando fêmeas de C. flavipes para comparação entre formulações não-encapsuladas e microencapsuladas. Os testes comparativos foram realizados em olfatômetro utilizando-se 10 fêmeas acasaladas do parasitóide durante 10 minutos diante das formulações. Para os bioensaios em arena, utilizaram-se 5 fêmeas acasaladas do parasitóide para cada repetição diante de extratos de plantas de cana-de-açúcar, formulações microencapsuladas e controle (hexano), durante 10 minutos. As análises estatísticas foram conduzidas a partir de dados inteiramente casualizados (DIC). Todos os dados foram submetidos ao teste de Liliefors para verificação de normalidade e homogeneidade (P<0.05), seguido por ANOVA para verificação de diferença estatística (P<0,05), Tukey HSD para comparação múltipla (P<0,05) e Dunnet para comparação dos tratamentos em relação ao controle.

Resultado e discussão

A análise estatística dos dados obtidos mostra que todas as formulações microencapsuladas dos compostos orgânicos voláteis (os compostos são: salicitato de metila (MeSA), jasmonato de metila (MeJA), cis-3-hexenyl acetato (Ha) e cis- hexen-1-ol (He)) produzidos por herbivoria (COVs), exercem atratividade para fêmeas do parasitoide C. flavipes, quando comparadas à soluções não- microencapsuladas (figura 1), incluindo uma maior resposta diante da solução microencapsulada do composto cis-hexen-1-ol (He) (p<0.05).Por sua vez, a análise do comportamento de busca do parasitoide, considerando a comparação destes compostos para cada estado da planta, mostra que, para a maioria das formulações, ocorreu maior atração, com diferença estatística significativa (p<0.05) em relação aos extratos de plantas sadias (figura 2.A). Esta mesma diferença foi detectada na comparação com extratos de plantas infestadas (p<0.05) (figura 2.B).

Figura 1-Soluções não-encapsuladas e microencapsuladas

Letras minúsculas diferentes nas colunas indicam diferença significativa pelo teste de Tukey HSD (p<0.05).

Figura 2-(A) Cana sadia e (B) Cana infestada

Letras diferentes nas colunas para um mesmo composto indicam diferença significativa entre si e o controle pelos testes de Tukey HSD e Dunnet (p<0.05)

Conclusões

Este é o primeiro estudo que avalia a atração de fêmeas do parasitoide C. flavipes para estes compostos, inclusive na sua forma microencapsulada, e, os resultados obtidos corroboram com outros estudos para parasitoides de outras espécies (Steinberg et al., 1992). É possível verificar, a partir destes resultados, que existe uma preferência pela formulação do cis-hexen-1-ol, fato este que o torna excelente promissor do ponto de vista de aplicação no manejo integrado da praga da cana-de-açúcar D. flavipennella.

Agradecimentos

UFAL, CNPq, CAPES e Renorbio.

Referências

Mesquita, Fernando LT, et al. "Influence of Saccharum officinarum (Poales: Poaceae) variety on the reproductive behavior of Diatraea flavipennella (Lepidoptera: Crambidae) and on the attraction of the parasitoid Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae)." Florida Entomologist 94.3 (2011): 420-427.
Steinberg, S., Dicke, M., Vet, L. E. M., & Wanningen, R. (1992). Response of the braconid parasitoid Cotesia (= Apanteles) glomerata to volatile infochemicals: effects of bioassay set‐up, parasitoid age and experience and barometric flux. Entomologia Experimentalis et Applicata, 63(2), 163-175

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ