EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM LIMÃO (Cymbopogon citratus)

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Santos, M.S. (UEMA) ; Sousa, K.A.P. (UEMA) ; Menezes, L.C. (UEMA) ; Vale, R.C. (UEMA) ; Vansconcelos, A.F.F. (UEMA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo extrair o óleo essencial do capim limão (Cymbopogon citratus) e caracterizar para melhor adequação do seu uso terapêutico. Assim o óleo essencial da C. citratus foi obtido por hidrodestilação com aparelho de Clevenger observando rendimento de 0,44%, o qual exibiu uma coloração amarelo e aparência límpida. Os resultados obtidos pelas análises físico-químicas se assemelham aos valores obtidos pela literatura. Porém é importante estudos de verificação da influência de fatores diversos, como o quimiotipo da planta e fatores externos, como técnica de extração, horário de coleta e estações do ano, que influenciam nos índices físico-químicos.

Palavras chaves

Óleo essencial; capim limão; material vegetal

Introdução

No Estado do Maranhão, o emprego de plantas como recurso terapêutico é uma prática que vem passando de geração a geração, (AMARAL et al, 2003). Em face disto, há uma tendência da substituição de fármacos sintéticos e conservantes de alimentos industrializados por substâncias naturais em especial, aquelas extraídas de plantas e condimentos, tais como o óleo essencial (ALARCÓN, 2007; BURT, 2004). A utilização de plantas como Cymbopogon citratus pode apresentar benefícios diversos à saúde. As folhas de capim limão possuem de 0,4% a 0,6% de óleo essencial na massa fresca e o citral é considerado como o principal componente (70 a 80%) do óleo essencial, sendo o responsável pelo odor de limão característico da planta. O processo de extração por hidrodestilação é empregado com o uso de aparelho tipo Clevenger (BIASI & DESCHAMPS, 2009). Conforme Simões et al. (2007) e Gutierrez et al. (2008) possuem aparência oleosa à temperatura ambiente, aroma agradável e intenso, solubilidade em solventes orgânicos apolares limitada em água. Sua principal característica é a volatilidade, sendo geralmente incolores ou ligeiramente amarelados e em geral são muito instáveis, principalmente na presença de ar, luz, calor, umidade e metais. Além disso, a maioria dos óleos essenciais possui índice de refração e são opticamente ativos, propriedades essas usadas na sua identificação e controle da qualidade (Simões; Spitzer, 2004). Objetivou-se com este trabalho obter por extração o óleo essencial do capim limão (Cymbopogon citratus) da sua caracterização por meio da determinação da densidade, dos Índices de refração e do perfil de solubilidade em diferentes solventes (etanol, ácido acético e éter de petróleo) e melhor adequação do seu uso terapêutico.

Material e métodos

A extração foi realizada no Laboratório de Físico-Química de Alimentos e Microbiologia de alimentos do Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Água – PCQA do Prédio do Pavilhão Tecnológico da UFMA por meio do aparelho de Clevenger e as análises físico-químicas foram realizadas no Laboratório de Macromoléculas e Produtos Naturais da UEMA. O rendimento do óleo essencial extraído de biomassa vegetal foi calculado com base na matéria seca ou base livre de umidade (BLU). Para caracterização das propriedades físicas do óleo essencial extraído da planta C. citratus, foram realizadas as seguintes análises: índice de refração, densidade, solubilidade em álcool etílico 80% (v/v), álcool etílico absoluto, éter de petróleo e ácido acético, e, cor e aparência. O índice de refração é característico para cada tipo de óleo, está relacionado com o grau de saturação das ligações. Ajustou-se o refratômetro previamente com água destilada, com temperatura de 30 °C. Logo após limpou-se a lâmina com algodão e álcool, colocou-se 3 gota de óleo entre os prismas do aparelho refratômetro de Abbé, anotou-se a temperatura para posterior conversão a 40 °C, fez-se a leitura. Foi possível determinar o valor da densidade do óleo extraído através da fórmula da densidade relativa d= (m_2- m_0)/(m_1- m_0 ) e da utilização de micropipeta microlitros e uma balança analítica. A solubilidade do óleo essencial em álcool etílico 80% (v/v), álcool etílico absoluto, éter de petróleo e ácido acético, foi determinada por meio da titulação até a solubilização total da amostra. A cor e a aparência do óleo essencial foram realizadas pela técnica visual proposta pela FARMACOPEIA BRASILEIRA.

Resultado e discussão

O óleo essencial extraído obteve um rendimento de 0,44%, estando de acordo com a literatura que mostra uma eficiência de 0,4 a 0,6% (RAUBER. et al. 1999). O mesmo exibiu uma coloração amarelada com aparência límpida. Determinou-se os valores dos índices de refração e densidade relativa, respectivamente 1,4813 e 0,9257. Quanto à solubilidade em etanol absoluto e éter de petróleo, verificou que o óleo essencial foi solúvel, na proporção de 1:1, em ácido acético foi solúvel na proporção de 1:2 e em etanol 80% foi solúvel em 1:5. Segundo Martins (2010), dentre as características físicas apresentadas pelos óleos essenciais está a coloração, os quais são geralmente incolores ou ligeiramente amarelos quando recentemente extraídos, o que está de acordo com o resultado obtido neste trabalho em relação ao óleo extraído da espécie em estudo que apresentou coloração amarela. Ao comparar o valor obtido de densidade, o óleo essencial em relação à água destilada, cujo peso específico é de 1 g/mL a 20°C, nota-se que o óleo essencial é menos denso. Durante a hidrodestilação, esta característica já havia sido notada uma vez que se verificou uma nítida separação de fases, ficando o óleo na parte superior do tubo coletor. Akisue et al. (1996) quando estudaram o óleo essencial de capim limão observaram que a densidade variou de 0,9120 à 0,9853. No estudo de Santos et al (2009), o resultado observado foi de 0,957. Segundo Luiz et al., (2009) o conteúdo de óleo essencial pode variar consideravelmente de espécie para espécie, em função de parâmetros climáticos e de fatores agronômicos e, especialmente a fase de desenvolvimento da planta na época da colheita. O índice de refração está de acordo com a literatura que variou de 1,480 a 1,493 (CORRÊA et al., 1998).

Tabela 1: Análises Físico-quimicas do óleo essencial de capim limão



Conclusões

A extração pelo método de hidrodestilação utilizando o aparelho de Clevenger obteve um rendimento dentro da faixa relatada na literatura. Os estudos das análises físico-químicas do óleo essencial de C. citratus apresentaram valores semelhantes aos valores obtidos pela literatura. É importante estudos de verificação da influência de fatores diversos, como o quimiotipo da planta e fatores externos, como técnica de extração, horário de coleta e estações do ano, que influenciam na caracterização da amostra.

Agradecimentos

Laboratório de Macromoléculas e Produtos Naturais - UEMA

Referências

AMARAL, F.M.M.; COUTINHO, D.F.; RIBEIRO, M.N.S.; OLIVEIRA, M.A. Avaliação da qualidade de drogas vegetais comercializadas em São Luís/Maranhão. Revista Brasileira de Farmacognosia, v.13, p. 27-30, 2003.
ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, resolução RDC nº 482, de 23 de setembro de 1999, Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Óleos e Gorduras Vegetais. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso em: 01 de Março de 2011.

CASSEL, E.; VARGAS, R. M. F., MARTINEZ, N.; LORENZO, D.; DELLACASSA, E. Steam distillation modeling for essential oil extraction process. Industrial Crops and Products, v. 29, p. 171-176, 2009.
CORREA JÚNIOR, C., MING, L. C., SCHEFFER, M. C. (1998). Cultivo de plantas medicinais condimentares e aromáticas. Curitiba: EMATER - Paraná.

Farmacopéia Brasileira. Parte I, 4.ed. São Paulo: Atheneu, 1988. Paginação irregular.

LORENZETTI, B. B., SOUZA, G. E. P., SARTI, S. J., SANTOS F. D., FERREIRA, S. H., 1991. Myrcene mimics the peripheral analgesic activity of lemongrass tea. Journal of ethnopharmacology (1), 43-48.

LUIZ,J.M.Q.; MORAIS, T.P.S.; BLANK, A.F.; SODRÉ, A.C.B.; OLIVEIRA, G.S. Teor, rendimento e composição química do óleo essencial de manjericão sob doses de cama de frango. Horticultura Brasileira, v. 27, n.3, jul/set:349-353.2009.

MARTINS, A.G.L.A. Atividade antibacteriana dos óleos essenciais do Manjericão (OcimumbasilicumLinnaeus) e do Gengibre (ZingiberofficinaleRoscoe) frente a linhagens de Escherichia coli enteropatogênicas isoladas de hortaliças. 2010. 179f. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologia de Alimentos)- Universidade Federal do Paraná. João Pessoal, 2010.

MARTINS, M. B. G.; MARTINS, A. R.; TELASCRÊA,M.; CAVALHEIRO, A. J. Caracterização anatômica da folha de Cymbopogon citratus (CD) Stapf (Poaceae) e perfil químico do óleo essencial. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 6, n. 3, p. 20-29, 2004.

ORTIZ, R. S., Marrero, G. V., Navarro, A. L. T. (2002). Instructivo técnico para el cultivo de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf (Caña Santa). RevistaCubanaPlantasMedicinais, 7(2): 89-95.

PHARMACOPOEIA of the United States of America. 20 rd. Washington , Dc: Pharmacopeial Convention, 1990.

RAUBER, C. S.; PALMA, E. C. ; LIMBERGER, R.P.; APEL, M.; HENRIQUES, A. ; SCHA-POVAL,E.E. Avaliação da estabilidade do óleo volátil de Cymbopogon citratus. In: REUNIÃO DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE FITOQUÍMICA, 3., 1999 ; SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE FARMACOBOTÂNICA, 9., 1999, Gramado.Porto Alegre: Metrópole, 1999.

SANTOS, A., PADUAN, R. H., GAZIN, Z. C., JACOMASSI, E. D. OLIVEIRA, P. S. CORTEZ, D. A. G., CORTEZ, L. E. R. (2009). Determinação do rendimento e atividade antimicrobiana do óleo essencial de Cymbopogon citratus (DC.). Revista Brasileira de Farmacognosia-BrazilianJournalofPharmacognosy, 19(2A): 436-441.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ