A experimentação no processo de ensino e aprendizagem de Química: Um Estudo de Caso

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Martins, J.S. (UFCG) ; Araújo, A.L. (EEEM PROFESSOR LORDÃO) ; Santos, J.C.O. (UFCG) ; Melo, F.M.A. (EEEM PROFESSOR LORDÃO)

Resumo

“Os cientistas na sua escola” é uma iniciativa pedagógica, que veio a ser desenvolvida de acordo com a realidade encontrada em sala de aula, pois os alunos se mostravam desestimulados e saturados com o ensino de química, devido à dificuldade com os cálculos nas avaliações, portanto essa proposta foi incentivar e auxiliar os alunos a pesquisar experimentos envolvendo os conteúdos específicos. O projeto tem o objetivo Promover a construção de um conhecimento amplo, diverso e coletivo, possibilitando ao aluno condições de analisar, compreender, e buscar melhorias, considerando a prática uma melhoria da pesquisa.

Palavras chaves

Projetos; Experimentação; Ensino de Química

Introdução

A experimentação no ensino de Química tem-se mostrado um meio favorável para atingir a tão almejada relação entre o ensino e a aprendizagem. Alunos do Ensino Médio geralmente têm grande dificuldade em assimilarem os conceitos básicos de Química, e um dos vários fatores que pode ser responsável por originar esta dificuldade são as aulas meramente expositivas, sem o uso de demonstrações e/ou experimentos relacionados com o conteúdo teórico ministrado. O ato experimental possibilita o ensaio científico visando a observação de um fenômeno físico ou químico. Segundo Guimarães (2009), “a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação”. A realização de uma prática depende de diversos fatores que precisam ser considerados, como as instalações da escola, os materiais e reagentes requeridos e, principalmente, as escolhas das experiências. Dessa maneira, este projeto tem por objetivo avaliar o uso de atividade experimental, bem como validar a sua importância como metodologia de ensino. Estudo foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, localizada na Av. Getúlio Vargas s/n- Centro Picuí-PB e fez parte do plano de atividades do subprojeto da área de química PIBID/UFCG - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/Universidade Federal de Campina Grande, onde é possível promover a articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público.

Material e métodos

O desenvolver das atividades aconteceu em três etapas: de início vem a ser realizada uma pesquisa para elaboração dos experimentos onde a turma é divida em grupos, e os mesmos pesquisam até 3 experimentos, a segunda etapa é a visita nas escolas onde vem ser apresentados os experimentos aos alunos de 6ª a 3ª série. Ao retornarem das atividades de campo os alunos iniciam a produção de relatórios das práticas, sendo essa a etapa final. Os materiais necessários foram de baixo custo, onde os mesmos são encontrados é na escola: cartolinas e papel madeira, folhas de papel ofício, cola, para a confecção de cartazes, os experimentos foram utilizados materiais alternativos.

Resultado e discussão

As atividades experimentais se apresentam de forma construtiva e satisfatória para os alunos da Escola Professor Lordão, situada em Picuí-PB, de modo que estes se mostram instigados em preparar os experimentos, e adaptá-los para o público infantil, vencendo a insegurança , trabalhando em grupo e desenvolvendo á pesquisas, como consequência vem sendo obtido um resultado significante, tanto no método de avaliação quanto na execução das atividades, ao mesmo tempo em que demos nossa pequena contribuição para a educação infantil, os alunos se mostraram responsáveis, onde tiveram iniciativa de escolher os experimentos apresentados ao expor seus métodos para prática em sala de aula, onde foi notável a segurança e empolgação ao se apresentarem.

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos, o trabalho está se mostrando significante e meritório, de forma que os alunos estão obtendo um excelente desempenho, nas atividades avaliativas, e expositivas além de desenvolver um bom trabalho em equipe, envolvendo pesquisa e prática, isso nos leva a crer que estamos realizando um ótimo trabalho, promovendo atividades que estimulam ao aluno o hábito de pesquisar e associar a aplicação de conteúdo específicos ao dia-a-dia, além de promover para a comunidade conceitos de educação ambiental.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

GUIMARÃES, C.C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, 31(3),198-202, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ