Utilização de sabão fabricado dentro da escola como difusor de conhecimento sustentável e Químico

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Oliveira Junior, J.C. (UFCG) ; Dantas, D.L. (UFCG) ; Araújo, F.M.A. (EEEM PROFESSOR LORDÃO) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

Resumo

O trabalho tem como objetivo promover uma conscientização e educação ambiental para a comunidade escolar Professor Lordão através da fabricação de sabão ecológico a partir do óleo de fritura que é utilizado na cozinha da própria escola. Foi demonstrado de forma prática que produtos feitos de forma sustentável podem ser altamente rentáveis e úteis para o nosso cotidiano e conscientizando toda a comunidade escolar sobre a importância das ações sustentáveis para com o nosso meio ambiente.

Palavras chaves

Sustentabilidade; Ensino de Química; Educação Ambiental

Introdução

Atualmente os impactos ambientais estão tomando dimensões inimagináveis, e isso ocorre por causa das diversas agressões que o ser humano vem provocando em nosso planeta. Isso está ocorrendo devido um modelo de sociedade que não se preocupa com a qualidade de vida das gerações atuais e futuras. E na contramão desse modelo existe um desenvolvimento sustentável que se apóia em bases ecológicas, sociais e econômicas. Sendo assim, faz-se necessário que tomemos atitudes voltadas para a sustentabilidade que venham fazer parte de ações para um planeta menos agredido, tornando-o bem melhor de se viver e conviver com todos, pois são pequenas atitudes que nos tornam idealizadores de um mundo melhor agora (BENEVIDES et al., 2009). A decomposição do óleo de cozinha emite gás metano na atmosfera. O Metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa que contribui para o aquecimento da Terra, pois o óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia acaba chegando às águas pelas redes de esgoto, e isso prejudica imensamente nosso meio ambiente já que um litro de óleo e capaz de poluir um milhão de litros de água. Neste sentido, este trabalho buscou promover uma Educação Ambiental para toda a comunidade escolar da E.E.E.M. Professor Lordão, localizada na cidade de Picuí-PB através da produção de sabão ecológico a partir do óleo de fritura que é utilizado na cozinha da escola, e com fins para ser usado na limpeza e higiene da mesma. Sendo assim, por meio desta pesquisa propagamos uma conscientização ambiental para toda a comunidade escolar envolvida, mostrando-lhes que com pequenas ações podemos contribuir bastante com o meio ambiente.

Material e métodos

As atividades foram desenvolvidas na EEEM Professor Lordão da cidade de Picuí-PB onde o subprojeto PIBID- Química está inserido. Para a realização do referido trabalho foi convidada uma amostra de membros da cozinha da escola, para que atuassem como observadoras de todo o processo de fabricação de sabão em pedra que foi feita pelos alunos da própria escola. Foi recolhido todo o óleo de cozinha que foi utilizado para preparação na merenda dos alunos na escola para ser reaproveitado na fabricação do sabão. O sabão produzido está sendo utilizado dentro do cotidiano das referidas cozinheiras para limpeza e higiene da cozinha e banheiros da escola. As mesmas são avaliadoras das eficácias dos produtos que foram feitos e após isso será demonstrada a importância da sustentabilidade dentro de nosso dia-dia e que produtos sustentáveis podem ser além de saudáveis para os meio ambientes e rentáveis para os membros da comunidade.

Resultado e discussão

Essa pesquisa teve grande importância no que diz respeito à conscientização ambiental e a motivação dos alunos e funcionários da comunidade escolar na Escola Professor Lordão, visto que a reciclagem de óleo de fritura é bastante simples, e minimiza os impactos ambientais incentivando o trabalho solidário em equipe. A aplicação da atividade (Figura 1) possibilitou a percepção e conscientização, com mais clareza, da mobilização dos alunos e funcionários que compõe a comunidade escolar da escola em torno da temática ambiental, principalmente a partir da ação implantada na escola sobre as consequências que o óleo de cozinha quando descartado de maneira incorreta no meio ambiente pode provocar em nosso planeta. Assim, juntamente com professores de química e supervisor do subprojeto PIBID- Química na escola, selecionamos alguns alunos, funcionários da limpeza e cozinheiras da escola, para reutilizar o óleo de cozinha que é usado na preparação da merenda escolar e fabricar sabão visando sua utilização para fins de limpeza e higiene na própria escola. Todos os envolvidos adoraram a idéia e se dispuseram a ajudar a por em prática Todo o óleo de cozinha usado na preparação da merenda escolar que antes era descartado de forma errada no ralo da pia foi coletado para ser reaproveitado na produção do sabão. Todos os envolvidos na pesquisa ficaram bastante orgulhosos por saber que a reutilização do sabão fabricado dentro da escola contribuiu com a sustentabilidade e um aprendizado importante para si.

Figura 1. Fotos do processo de fabricação e utilização do sabão na esc

Fotos do processo de fabricação e utilização do sabão na escola.

Conclusões

As chamadas gerações do futuro vêm sentindo na pele os efeitos dos processos de degradação socioambiental do planeta no tempo atual. A produção e a utilização do sabão, produzido com resíduos do óleo de cozinha da Escola, ocorreu de forma satisfatória. Foi de grande importância chamar a atenção dos alunos e todos que compõe a comunidade acadêmica da Escola Professor Lordão para a questão ambiental que está inserida em cada momento das nossas vidas.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

BENEVIDES, L.H.C.; MACIEL, O.S.; SILVA, V.G.; ALVES, S.M.A.; QUEIROZ, C.P.; QUEIROZ, F.A.; SILVA, M.B.L.S.; QUEIROZ, E.J.; BEZERRA, N.; NASCIMENTO, T.A. ESCOLA X COMUNIDADE: PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO COMO ALTERNATIVA DE RECICLAGEM DO ÓLEO DOMÉSTICO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN. Anais do 49º Congresso Brasileiro de Química, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ