A experimentação como ferramenta para auxiliar no ensino e aprendizagem de alunos de Química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Araújo, D.S. (UFCG) ; Sousa, A.S. (UFCG) ; Silva, A.S. (UFCG) ; Costa, E.O. (UFCG) ; Lima, J.A.C. (UFCG) ; Araújo, M.L.M. (UFCG) ; Lima, R.C.S. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

Resumo

Neste trabalho podemos observar a importância das aulas experimentais no ensino médio, como uma ferramenta que visa auxiliar tanto o professor como o aluno no seu processo de ensino e aprendizagem. O experimento foi realizado no laboratório da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos com o auxilio de materiais de baixo custo. Mesmo sendo um experimento simples foi possível fazer o aluno relacionar o conteúdo teórico ministrado nas aulas anteriores com o seu cotidiano, pois o processo de ensino e aprendizagem é um processo continuo e diário.

Palavras chaves

Ensino de Química; Experimentação; Ensino Inovador

Introdução

As aulas experimentais é uma ferramenta que auxilia o professor, na sala de aula. É uma forma de fazer com que o aluno faça uma relação com o conteúdo teórico apresentado na sala de aula. Segundo os aspectos elaborado temos três pontos muitos importantes com relação as aulas experimentais: a proposta do experimento tem uma proposta significativa na formação cientifica do aluno; o procedimento experimental tem como base auxiliar o professor na hora de ensinar o manuseio como também a manipulação de substancias dentro do ambiente laboratorial da escola seguindo um roteiro pré estabelecido para a aula; os resultados obtidos tem como finalidade instigar a reflexão do aluno sobre os conceitos científicos (FERREIRA et al., 2010). O objetivo do presente trabalho é desenvolver aulas experimentais de baixo custo, relacionada ao conceito ministrado na sala de aula.

Material e métodos

Os experimentos que levam o nome de experiência de café com leite foram trabalhados em 08(oito) turmas do 1º ano do ensino médio. Os materiais utilizados foram: Leite, Água, Café, Açúcar, béqueres, pipetas, pedaço de cortiça ou madeira. As aulas experimentais foram realizadas pelos alunos do Pibid - Química, para auxiliar os alunos do ensino médio para que consigam fazer uma ligação do que é ministrado na sala de aula como o nosso cotidiano. O experimento foi realizado no laboratório da Escola Estadual do Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité - PB, consistindo em duas etapas. Na primeira se fez um questionamento sobre o conteúdo, logo em seguida realizou- se o experimento e pediu-se para eles fazerem uma relação com o conteúdo aprendido em sala de aula. Ao término da realização do experimento, solicitou-se que eles fizessem um relatório sobre a prática apresentada. O experimento foi feito da seguinte forma: Inicialmente adiciona-se o leite ao café formando uma mistura homogênea. Em seguida coloca-se um pouco de leite num béquer e um pedaço de cortiça e com o auxilio de um contra gota adiciona-se o café a este béquer pingando lentamente sobre o pedaço de cortiça. Pode-se acrescentar ainda água a esta mistura. Aproxima mistura de ser do café com o açúcar adiciona-se lentamente no béquer pelas laterais, pode-se prosseguir e adicionar água a esta mistura do mesmo modo.

Resultado e discussão

Antes de iniciar a aula experimental foram feito perguntas aos alunos, sobre o conteúdo soluções, pedindo que os alunos fizessem uma relação como o seu cotidiano, foi possível observa que eles tinham dificuldade de fazer essa relação (CASTILHO et al., 1999). Por serem mistura miscíveis, o café, o leite e a água foi utilizado neste experimento. A aula experimental teve inicio fazendo com que os alunos entendem se o conceito de tensão superficial, o café tem que ser adicionado lentamente no leite, para não quebra a tensão superficial do leite e com isto obtemos duas fases que é possível ver claramente na foto, isto é possível por causa da densidade das duas substâncias que é diferente. Por este motivo o leite fica na parte inferior e o café na parte superior, ao colocar a água por o menos denso dos três ficara na parte superior, o café na intermediaria e o leite na parte inferior, formando um sistema trifásico. Se utilizarmos agora o café doce (adoçado com açúcar dissolvendo suas partículas no café) este será mais denso que o leite, ao ser adicionado lentamente para a parte inferior e o leite ficara na superior, pois está mais denso do que o leite. Ao longo da aula experimental que foi realizada com o "experimento café com leite", os alunos começaram a demonstrar interesse sobre o conteúdo de soluções, conseguindo identificar quantos componentes tem as fases, a densidade das substâncias, mais ao se perguntado a eles por que o café com leite não se mistura eles não souberam explicar, que era por causa da tensão superficial. As aulas se mostraram muito produtivas, pois os alunos ficaram muito empolgados (motivados) com estas aulas (LOBO, 2012).

Conclusões

Foi possível perceber que apesar dos alunos terem certo grau de dificuldade com o conteúdo de química, esta dificuldade pode ser superada com o auxilio das aulas experimentais com material de abaixo custo, ajudando o aluno a compreender o conteúdo teórico ministrado na sala de aula com o seu cotidiano. A aula experimental veio como uma ferramenta para auxiliar o professor, ajudando a fazer uma relação com o cotidiano do aluno.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

CASTILHO, D. L.; SILVEIRA, K. P.; MACHADO, A. H. As Aulas de Química como Espaço de Investigação e Reflexão. Química Nova na Escola, Nº9, p.14-17, 1999.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, Nº2, p. 101-105, 2010.
LÔBO, S. F. O Trabalho Experimental no Ensino de Química. Química Nova na Escola, Nº2, p.434-436, 2012.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ