AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO FRUTO DA ESPÉCIE Garcinia acuminata Planch. & Triana – Clusiaceae

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Ferreira, R.D.S. (UFPA) ; Nascimento, W.M.O. (EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL) ; Müller, R.C.S. (UFPA)

Resumo

A Garcinia acuminata Planch. & Triana, conhecida popularmente por bacurizinho rugoso, é uma fruta nativa da Amazônia, porém pouco cultivada devido ao seu escasso rendimento de polpa. As amostras foram coletadas na Embrapa Amazônia Oriental, localizada na cidade de Belém, PA. As determinações de umidade (a 105 ºC), cinzas, acidez e pH foram realizadas em triplicatas, segundo métodos do Instituto Adolfo Lutz. Foi possível determinar pelos métodos empregados neste trabalho que alguns parâmetros físico-químicos estudados confirmam, parcialmente, os dados encontrados na literatura para outras polpas de frutas.

Palavras chaves

bacurizinho rugoso; genótipos; caracterização

Introdução

A avaliação da produtividade é essencial no melhoramento genético de plantas. Entretanto, nas espécies frutíferas, além da produtividade, a qualidade dos frutos é também de grande importância, por determinar a aceitação do produto e ter grande influência no preço obtido (ARAUJO et al, 2009). Partindo deste princípio, Garcinia acuminata Planch. & Triana - Clusiaceae, conhecido popularmente como bacuri limão ou bacurizinho rugoso, foi escolhido para nosso estudo para se avaliar a qualidade dos mesmos, oriundos de diferentes genótipos, selecionando dentre os materiais genéticos aqueles que apresentem qualidade superior. É uma espécie frutífera de pequeno porte, nativa da Amazônia e raramente cultivada, pois seus frutos, embora comestíveis, apresentam escasso rendimento da parte comestível (NASCIMENTO, 2002).

Material e métodos

Amostras: As amostras para análises foram do fruto bacurizinho rugoso, cedidos pela EMBRAPA Amazônia Oriental, localizada na cidade de Belém, PA. Reagentes: Hidróxido de sódio, fenolftaleína 1%, soluções tampão de pH 4 e 7. Equipamentos: Estufa QUIMIS a 105ºC, balança analítica Bioprecisa eletronic balance FA2104N, Mufla Linn elektro Therm a 550ºC, refratômetro modelo RT-30ATC e pHmetro PHTEK. Métodos: As análises físico-química foram foram realizadas no Laboratório de controle de qualidade e meio ambiente da Universidade Federal do Pará.Seguiram- se os procedimentos descritos no Manual de Métodos Físicos- Químicos de Análise de Alimentos do Instituto Adolfo Lutz, do qual se adotou o método gravimétrico para análise de umidade por aquecimento em estufa a 105 ºC e pesagem em balança analítica até peso constante, método gravimétrico para análise de cinzas por aquecimento a 550 ºC em mufla e pesagem até peso constante e a acidez foi determinada pelo método titulométrico.

Resultado e discussão

A Tabela 1 mostra os resultados físico-químicos obtidos nos frutos de bacurizinho. Para o teor de umidade a amostra M5 apresentou menor teor de umidade entre todas as amostras estudadas, valores semelhantes às polpas de outras frutas, como o mangostão e bacuri (SILVA, 2009; CARVALHO, 2003). Os valores encontrados de cinzas totais variaram entre 0,04 e 0,15%, os valores encontrados foram inferiores às polpas de outros frutos, como o mangostão e mandacaru (SILVA, 2009; SILVA, 2012) que foi de 0,138% e 0,37%, respectivamente. Os valores de sólidos solúveis totais (ºBrix) nas amostras M1, M5 e M7 variaram entre 11,60 e 14,00 ºBrix, a amostra M7 apresentou menor valor de sólidos solúveis entre todas as amostras estudadas, valores semelhantes às polpas de outras frutas, como o bacuri (CARVALHO, 2003). Os valores médios de pH variaram na faixa de 3,00 a 3,60, caracterizando o bacurizinho como um fruto ácido. A acidez expressa em ácido cítrico variou de 0,10 a 0,16%. A determinação da acidez total em alimentos é bastante importante tendo em vista que através dela, podem-se obter dados valiosos na apreciação do processamento e do estado de conservação dos alimentos (AMORIM, 2012).

Resultados das análises físico-químicas dos frutos de G. acuminata.

Resultados das análises de umidade, cinzas totais, sólidos solúveis totais, pH e acidez total titulável em genótipos de Garcinia acuminata.

Conclusões

De acordo com os dados obtidos e discutidos, pode-se concluir que a caracterização físico-química de alguns parâmetros estudados confirma, parcialmente, os dados da literatura comparando com outras polpas de frutas, visto que ainda não há estudos físico-químicos para esta espécie.

Agradecimentos

A FAPESPA pela bolsa concedida, a EMBRAPA Amazônia Oriental e ao LACQUAMA (Laboratório de Controle de Qualidade e Meio Ambiente).

Referências

AMORIM, Andressa Gomes; SOUSA, Tatiane de Almeida; SOUZA, Andrey Oliveira de. Determinação do pH e acidez titulável da farinha de semente de abóbora (cucurbita máxima). VII CONNEPI (Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação), 2012.
ARAÚJO, Emmanuelle Rodrigues; et al. Caracterização físico-química de frutos de biri-biri (Averrhoa bilimbi L.). Revista Biotemas, v.22, 2009.
CARVALHO, José E.U.; et al. Caracteristicas físicas e físico-químicas de um tipo de bacuri (platonia insignis Mart) com rendimento industrial superior. Rev. Frutic., Jaboticabal-SP. V.25.n.2. 2003.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, 3. ed. São Paulo: IMESP, 1985.
NASCIMENTO, Walnice. M.O. do; et al. Caracterização morfológica da semente e da plântula de bacurizinho (Rheedia acuminata (Ruiz et PAV.) Plchon et Triana – CLUSIACEAE). Rev. Frutic., Jaboticabal-SP. V.24.n.2. 2002.
SILVA, Aline de Oliveira , et al. Caracterização físico – química da polpa e casca de frutos do Mandacarú (cereus jamacaru). Encontro Nacional de Educação, ciência e tecnologia/ UEPB. Campina Grande- PB, 2012.
SILVA, Andréa Gomes da, et al. Potencial nutritivo de polpas de mangostão (garcinia Mangostana, l.) Oriundas da região amazônica e do Nordeste brasileiro. XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica Ceará, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ