EFICIÊNCIA DE ISCAS FEROMONAIS MICROENCAPSULADAS EM BIOPOLÍMERO NA CAPTURA DA BROCA PEQUENA DA CANA-DE-AÇUCAR.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Nobrega Tavares, R.A. (UFAL) ; Silva, C. (UFAL) ; Melo, R. (UFAL) ; Canuto, C.S. (UFAL) ; Silva, M.L.B. (UFAL) ; Nascimento, R.R. (UFAL) ; Mendonça, A.L. (UFAL)

Resumo

Diatraea flavipennella é uma das principais pragas de cana-de-açúcar e várias técnicas de manejo integrado vêm sendo analisadas no sentido de diminuir seus índices de infestação. Recentemente, o feromônio sexual desta espécie foi identificado e vêm se apresentando promissor quanto à geração de uma formulação microencapsulada eficiente na captura massal desta espécie. Aliado a este método, a estratégia atual de controle, liberação massal do parasitóide Cotesia flavipes, deve ser otimizada no sentido de aumentar o tempo de retenção do mesmo na área. Assim, foi possível concluir que as formulações microencapsuladas, são efetivas para o controle da praga bem como na atração do seu inimigo natural.

Palavras chaves

Diatraea flavipenella; Biopolímero; Cana-de-açucar

Introdução

Diatraea flavipennella é uma das principais pragas de cana-de-açúcar que prejudicam muito a produção de álcool e açúcar no estado de Alagoas devido aos danos do seu ataque a planta, visando esses problemas várias técnicas de manejo integrado vêm sendo analisadas no sentido de diminuir a infestação da praga. Recentemente, o feromônio sexual desta espécie foi identificado e vêm se apresentando eficiente na captura massal desta espécie. Devido a alta volatilidade da formulação desse feromênio a microencapsulação foi o método mais promissor para aumentar o tempo de retenção na área, sendo muito mais efetivo. Aliado a este método, a estratégia atual de controle, liberação massal do parasitóide Cotesia flavipes. Sendo assim esse projeto teve como objetivo testar a eficiência da formulação do feromônio sexual microencapsulado, em diferentes concentrações, nos canaviais, testar diferentes alturas entre armadilhas.

Material e métodos

Obtenção de Insetos-Lagartas de D. flavipennella foram obtidos da criação estabelecida no laboratório de Ecologia Química-IQB-UFAL. Fêmeas de C. flavipes acasaladas, obtidas da Usina Triunfo S.A (Boca da mata-AL), foram postas em contato com as lagartas de D. flavipennella, onde houve a viposição do parasitóide. Após a fase de pupa houve a emergência e as fêmeas adultas foram utilizadas nos bioensaios. Os ensaios de campos foram feitos em canaviais da usina Cachoeira do Meirin (Maceió/AL), armadilhas tipo Delta®, contendo a formulação, foram distribuídas com 4 diferentes concentrações e 6 alturas de armadilhas. A distribuição foi realizada em canavial com plantas de 60 dias de idade e distâncias de 25m entre si. As formulações eram renovadas a cada 7 dias. A variável observada foi o número de machos capturados por armadilha. O experimento seguiu um esquema fatorial 4x6 com seis repetições por tratamento.

Resultado e discussão

Os resultados demonstraram que armadilhas iscadas com formulações do feromônio sexual de D. flavipennella, encapsuladas em microesferas de quitosana, exercem atratividade para machos desta espécie, porém com diferenças significativas, com maior captura para a solução na concentração de 0.1 mg/mL (p<0.05). Os resultados demonstraram que a altura influencia diretamente na captura de machos de D. flavipennella em armadilhas iscadas com formulações do feromônio sexual sintético encapsulado em microesferas de quitosana. Foram encontradas diferenças significativas, com maior captura para ás armadilhas colocadas na altura de 0.8m (p<0.05). Na Figura 1 podemos ver a relação entre Contração e altura destacando o melhor resultado.

Figura 1

Relação dos resultados de altura e concentração.

Conclusões

Estes resultados comprovam a eficiência da formulação do feromônio sexual de D.flavipennella na captura de machos na sua forma microencapsulada na concentração de 0.1mg/mL e na altura de 0.8m para plantas de 2 meses de idade (período de início de infestação da praga).

Agradecimentos

Agradeço ao grupo de ecologia química da Universidade Federal de Alagoas que ajudou na conclusão desse trabalho.

Referências

NORDLUND, 1988. Local and Systemic Production of Volatile Herbivore-induced Terpenoids: Their Role in Plant-carnivore Mutualism.

Vet & Dicke, 1992. Ecology of Infochemical Use by Natural Enemies in a Tritrophic Context Annual Review of Entomology Vol. 37: 141-172 (Volume publication date January 1992).

PARÉ P.W, TUMLINSON J.H 1999 - Plant physiology am Soc Plant Biol.

Cindy E. M. Van Den Boom, 2004. Qualitative and Quantitative Variation Among Volatile Profiles Induced by Tetranychus urticae Feeding on Plants from Various Families. Journal of Chemical Ecology Volume 30, Issue 1, pp 69-89, January 2004.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ