INFLUÊNCIA DO SULFITO NA PRODUÇÃO DE GLICEROL DURANTE A FERMENTAÇÃO ETANÓLICA REALIZADA PELA Saccharomyces cerevisiae

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Albuquerque, A. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, T. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

As leveduras responsáveis pela fermentação alcoólica dos açucares presentes no mosto estão sujeitas a vários tipos de estresse como pressão osmótica, pH, esgotamento de nutrientes, temperatura e sulfito. Este último se apresenta no mosto de mel como um residual do uso do enxofre na clarificação do caldo durante a produção do açúcar branco. A partir de analises observou-se que o glicerol teve sua produção aumentada, enquanto a eficiência de fermentação (%) e o rendimento de álcool (L de etanol/t mel), que estão atrelados aos subprodutos da fermentação, diminuíram em função do aumento do sulfito presente no mosto para fermentação. Assim, é confirmado que maiores concentrações de sulfito no mosto interferem negativamente na produção de etanol por favorecimento ao subproduto o glicerol.

Palavras chaves

Glicerol ; Sulfito ; Saccharomyces cerevisae

Introdução

A produção e o uso do etanol combustível no Brasil, desde 1975, constituem o mais importante programa de combustível comercial renovável implementado no mundo até hoje. Esse sucesso hoje reconhecido, aliado ao interesse crescente na substituição de derivados de petróleo, na redução de emissões de gases poluentes e na mitigação do efeito estufa, tem provocado uma intensa demanda de informações sobre o programa (Unica, 2007). O etanol esta em expansão por ser um combustível ainda barato, renovável e cujo emprego como alternativa para a matriz energética mundial está em fase de crescimento. A tendência de aumento da produção de etanol no Brasil ocorre por vários fatores, como o aumento da frota de carros bicombustíveis (demanda interna), Protocolo de Quioto (demanda externa) e aumento do peço do petróleo, entre outras (Mendonça, 2009). Desta forma, diante da importância econômica do etanol, o conhecimento dos parâmetros que interferem na atividade da levedura Sacchamyces cerevisiae durante do processo de fermentação alcoólica é fundamental para o controle de perdas, bem como para estimativas da eficiência do processo fermentativo dos açucares presentes no mosto. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a interferência de sulfito no mosto para produção de glicerol como um subproduto da fermentação conduzida pela Saccharomyces cerevisiae, e avaliar o efeito negativo no rendimento fermentativo.

Material e métodos

 MATERIAL • Para elaboração dos mostos de fermentação, foram utilizados mel final (melaço); Concentração celular de Saccharomyces cerevisiae; Reator (dorna) de fermentação. • Avaliamos diversos parâmetros empregando equipamentos analíticos de acordo com cada procedimento: balança analítica e semi-analitica; refratômetro, desnsímetros Brix e °GL; polarímetro; espectrofotômetro; pHmetro; centrifugação; cromatógrafo líquido (HPLC) e vidrarias comuns de laboratórios.  MÉTODO Realizamos os procedimentos apropriados seguindo os respectivos métodos: • Teor de Brix – Refratométrico • Açúcares redutores fermentescíveis – HPLC e/ou titrimetria de oxi-redução • Açúcares redutores residuais totais - HPLC e/ou titrimetria de oxi-redução • Teor alcoólico – Densímetro de imersão • Acidez – Titrimetria de neutralização • Percentual de fermento – centrifugação • Glicerol – HPLC

Resultado e discussão

Os resultados obtidos em decorrência dos métodos mencionados por via de amostras do mel e mosto da cana-de-açúcar estão plotados no gráfico 1, onde estão as concentrações de sulfito adicionado em relação a °GL, Glicerol, Rendimento e eficiência.

Tabela 1:

Valores encontrados nas amostras analisadas.

Tabela 2:

Valores encontrados em relação às concentrações de sulfito.

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o glicerol teve sua produção aumentada, enquanto a eficiência de fermentação (%) e o rendimento de álcool (L de etanol/t mel), que estão atrelados aos subprodutos da fermentação (ARRT, Glicerol, Reprodução Celular e Acidez), diminuíram em função do aumento do sulfito presente no mosto para fermentação. Assim, é confirmado que maiores concentrações de sulfito no mosto interferem negativamente na produção de etanol por favorecimento ao subproduto o glicerol.

Agradecimentos

Aos professores Antonio Albuquerque e Celso Caldas pelo sucesso da pesquisa junto a Central Analítica.

Referências

ALCOOLBRÁS, 2006. Revista Alcoolbrás. Edição nº 101. Abril.

DARÉ, R. M. Avaliação de Coeficientes de Rendimento e Modelagem do Processo Fermentativo de Produção de Etanol. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, 2008.

LOPES, M.L. Curso de Fermentação Alcoólica. Piracicaba, Cd Room, 2002.

MAGALHÃES, P.G. 30 anos de Pro álcool no centro de debate. Jornal da Unicamp, Campinas, v. 309, p.11, 2005.

FINGUERUT, J., Workshop Tecnológico – Fermentando com Eficiência e Controle de Perdas – 2007. UDOP, Araçatuba - SP.

MENDONÇA, J. C M.; DE ANDRADE, L. A.; RIBEIRO, E. J.; CARDOS, V. L.; Contribuição ao Estudo da Fermentação Alcoólica em Altas Concentrações Iniciais de Sacarose. VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, Uberlândia, MG, 2009.

TOSETTO, G. M. Influência da matéria-prima no comportamento cinético de levedura na produção de etanol. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

Unica, Produção e uso do etanol combustível no Brasil – Respostas às questões mais frequentes. São Paulo, 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ