Estudo quimiotaxonômico do feromônio sexual de três populações alagoanas do complexo Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae)

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Aquino, N.C. (UFAL) ; Santos, J.L. (UFAL) ; Ferreira, L.L. (UFAL) ; Tavares, R.F. (UFAL) ; Melo, R.S. (UFAL) ; Silva, C.S. (UFAL) ; Santos, C.C. (UFAL) ; Vanicková, L. (UFAL) ; Mendonça, A.L. (UFAL) ; Nascimento, R.R. (UFAL)

Resumo

A pesquisa objetivou identificar os componentes da mistura feromonal liberada por machos de Anastrepha fraterculus, de populações coletadas em diferentes regiões do estado de Alagoas, através de Cromatografia bidimensional acoplada à Espectrometria de Massas. Os resultados revelaram que a composição do feromônio de machos de A. fraterculus variou qualitativamente e quantitativamente entre as três populações estudadas evidenciando as substâncias α-pineno, limoneno, (Z)-non-3-en-1-ol, (E,Z)-nona-3,6-dien-1-ol, (E,E)-α- farneseno e epianastrefina, que constituem uma mistura biologicamente ativa que elicia atração em fêmeas coespecíficas. O desenvolvimento da pesquisa objetiva futuramente a utilização de soluções sintéticas desta mistura de substâncias no controle da praga

Palavras chaves

complexo A. fraterculus; CGxCG/TOF-EM; identificação química

Introdução

O Brasil é um país com elevado potencial na produção de frutas, porém a existência de insetos-praga, tais como as moscas-das-frutas, causam danos irreparáveis aos frutos e consequentemente a toda produção. Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) é uma praga polífaga altamente destrutiva, conhecida por constituir um complexo de espécies crípticas (denominado Complexo AF) que exibe níveis consideráveis de isolamento reprodutivo pré e pós-zigótico. (SELIVON; PERONDINI; MORGANTE, 1999), o que tem levado a sua classificação em entidades morfologicamente distintas (morfotipos), que exibem comportamento reprodutivo e comunicação química, mediados por feromônios, distintos. No estado de Alagoas, existem três municípios onde são encontradas populações de A. fraterculus: Maceió, Murici e Coruripe, cujo morfotipo ainda não foi identificado. Deste modo, o presente estudo objetivou investigar a composição química das misturas de substâncias liberadas por machos de A. fraterculus provenientes de populações coletadas em Maceió, Murici e Coruripe, para verificar as similaridades e diferenças existentes entre elas, considerando que a variação pode constituir um indicativo de especiação e determinar quais, dentre as substâncias liberadas, constituem uma mistura atraente para fêmeas desta espécie.

Material e métodos

Os espécimes de A. fraterculus utilizados neste estudo são provenientes de três populações coletadas nos municípios de Maceió, Murici e Coruripe, as quais foram estabelecidas no laboratório de Ecologia Química da UFAL. Ao atingir a maturação sexual, os machos foram submetidos à técnica de aeração, utilizando Tenax® como adsorvente, por um período de 24 horas, para extração das substâncias voláteis liberadas por eles. Após a aeração, as substâncias foram dessorvidos com hexano (3 mL) e as três amostras de cada população foram submetidas a análises por Cromatografia Gasosa bidimensional acoplada à Espectrometria de Massas (CG x CG-TOF-MS) com detector time-off-flight.

Resultado e discussão

Diferenças qualitativas e quantitativas significativas foram encontradas na composição dos extratos hexânicos contendo os constituintes voláteis liberados por machos das três populações de Alagoas (Figura 1). Dezessete substâncias foram identificadas nos extratos. Limoneno constitui o principal componente de machos das populações de Maceió e Coruripe (25,58% e 43,32%, respectivamente), ao passo que, delta-3-careno (31,39%) é a substância mais abundante no extrato de machos da população de Murici e o segundo mais abundante na população de Maceió (12,10%) (Tabela 1). Dentre as substâncias identificadas, foi registrada a presença de α-pineno, limoneno, (Z)-non-3-en-1-ol, (E,Z)-nona-3,6-dien-1-ol, (E,E)-α-farneseno e epianastrefina, as quais, constituem uma mistura biologicamente ativa cuja atratividade para fêmeas coespecíficas já foi evidenciada anteriormente. Para a população de A. fraterculus oriunda do município de Coruripe. Ensaios eletrofisiológicos e comportamentais deverão ser conduzidos para determinar a atratividade da mistura sintética, constituída por estas seis substâncias para fêmeas das populações de Maceió e Murici e para verificar o indicativo de especiação para as três populações de Alagoas.

Figura 1

Cromatografia bidimensional para as populações de A. fraterculos dos municípios de (a) Coruripe, (b) Murici e (c) Maceió.

Figura 2

Médias percentuais da composição química dos extratos de machos de A. Fraterculus. (*) Substâncias empregadas nos ensaios comportamentais.

Conclusões

As misturas de substâncias liberadas por machos das três populações de A. fraterculus se assemelham qualitativamente, porém diferem quantitativamente.

Agradecimentos

CAPES, CNPq, IQB-UFAL e RENORBIO

Referências

SELIVON, D. ; PERONDINI, A. L. P. ; MORGANTE, J. S. Haldane's rule and other aspects of reproductive isolation observed in the Anastrepha fraterculus complex (Diptera, Tephritidae). Genetics and Molecular Biology, v. 22, n. 4, p. 507-510, 1999.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ