Pesticidas em águas subterrâneas de Sinop - MT

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Sassaki, P. (UFMT) ; Alves Pinto, A. (UFMT) ; Oliveira Cutrim, A. (UFMT) ; Freire Gaspar de Carvalho Dores, E. (UFMT)

Resumo

A cidade de Sinop, localizada no centro norte de Mato Grosso, está em expansão devido à intensa atividade agropecuária e agroindustrial e suas águas subterrâneas suprem 100% da demanda do sistema de abastecimento público e das atividades sócio econômicas. Na região, o nível freático é raso, indicando elevada vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos. Este trabalho objetivou avaliar a contaminação por pesticidas em águas subterrâneas de Sinop. Foram coletadas amostras em março/2014 em 7 poços na região periurbana de Sinop próximo a áreas agrícolas. Treze pesticidas foram determinados por extração em fase sólida seguida de identificação e quantificação por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas. Os pesticidas analisados não foram detectados em água subterrânea.

Palavras chaves

Pesticidas; Sinop; Vulnerabilidade

Introdução

No estado de Mato Grosso as águas subterrâneas são utilizadas em larga escala, tanto para consumo humano quanto para os diversos meios de produção e lazer, porém pouco se conhece sobre essas águas e sobre o impacto da explotação destes aquíferos (CUTRIM, REBOUÇAS, 2005). A cidade de Sinop, localizada no centro norte de Mato Grosso, está em expansão devido à intensa atividade agropecuária e agroindustrial e suas águas subterrâneas suprem 100% da demanda de água. Segundo Finep (2014) na cidade de Sinop os principais aquíferos são o Rio Ávila, Salto das Nuvens e Utiariti, sendo que apenas o Utiariti ocorre de modo livre (Fig. 1). Toda demanda de água da cidade é explotada dos aquíferos Uiariti e Salto das Nuvens (BOLDRIN & CUTRIM, 2013). No município de Sinop, nas áreas mais elevadas com relevo plano e suave onduladas o solo dominante é o Latossolo Vermelho-Escuro distrófico com textura argilosa. Ocorrem também os Latossolos Vermelho-Amarelos distrófico, textura argilosa (OLIVEIRA; AMARAL FILHO; VIEIRA, 1982). A agricultura desenvolvida no entorno da cidade usa intensivamente pesticidas que podem ser potenciais contaminantes ambientais. A contaminação por pesticidas pode atingir locais mais distantes do ponto de aplicação e portanto causar danos não só no local onde é aplicado, devido a processos de movimentação do pesticida como, por exemplo, a lixiviação (SILVA; FAY, 2004). Diversos trabalhos desenvolvidos no Estado têm detectado pesticidas em água (CARBO et al., 2008; DORES et al., 2008; NOGUEIRA, 2012). Esses resultados são atribuídos à grande utilização de pesticidas na agricultura. O presente estudo objetivou avaliar a contaminação por pesticidas em águas subterrâneas no município Sinop como subsídio para avaliação da vulnerabilidade da região.

Material e métodos

Foram coletadas amostras de água subterrânea entre 10 a 14 de março de 2014 (período de alagamento) em 7 poços na região de Sinop conforme a Fig 2. As amostras coletadas foram armazenadas em caixa térmica com gelo e transportadas ao laboratório. Os pesticidas analisados foram selecionados considerando os ingredientes ativos usados intensivamente em Mato Grosso e que têm sido detectados em água subterrânea em outras regiões do estado. O método utilizado para determinação dos pesticidas atrazina, cipermetrina, clorpirifós, λ-cialotrina, endossulfan sulfato, α-endossulfan, β-endossulfan, malation, metolaclor, metribuzin, paration, permetrina, trifluralina consistiu em filtrar 500 mL-1 de água, filtrar à vácuo e então corrigir o pH para uma faixa de 6,5 a 7,5. Logo após a amostra foi pré-concentrada em um sistema de extração a vácuo, onde foram utilizados cartuchos contendo uma fase sólida de C18 previamente condicionada com 10 mL de metanol e água deionizada. Em seguida,, os cartuchos foram centrifugados e os analitos foram eluídos sequencialmente com 10 mL de acetato de etila, 10 mL de hexano e acetato de etila (7:3) e 5 mL de hexano. Os extratos foram então concentrados em um evaporador rotatório, então adicionado padrão interno D-Fenantreno e analisado por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas (CG/EM) (NOGUEIRA et al., 2012). Para a análise por CG/EM, foi necessária a construção de uma curva de calibração para se quantificar as amostras. Foram definidos 7 concentrações para a construção da curva de calibração dos pesticidas analisados: 1µg L-1; 0,75 µg L- 1; 0,50 µg L-1; 0,25 µg L-1; 0,1 µgL-1; 0,05 µgL-1; 0,01 µgL-1. Às soluções padrão foi adicionado fenantreno deuterado como padrão interno.

Resultado e discussão

Apesar da elevada vulnerabilidade dos aquíferos na região de estudo considerando a baixa profundidade do aquífero freático, a permeabilidade dos Latossolos da região e o uso intensivo de pesticidas em diversas culturas desenvolvidas no entorno da área urbana da região, não foi detectado nenhum dos ingredientes ativos analisados. A época de coleta (março de 2013) corresponde a um período de elevada pluviosidade (final do período de chuvas) quando haveria maior probabilidade de haver lixiviação dos pesticidas. As prováveis razões para a não detecção dos pesticidas são: - retenção dos pesticidas na camada superficial do solo da região (apesar de alguns dos pesticidas analisados tais como atrazina, metribuzim e metolacloro serem mais solúveis em água e pouco retidos no solo) devido ao fato dos solos da região serem argilosos. - ausência de chuva logo após a aplicação havendo tempo para que os pesticidas interajam fortemente com as partículas do solo e/ou sejam degradados química ou biologicamente; - volatilização das moléculas diminuindo a quantidade de pesticidas no solo disponíveis para serem lixiviados.

Figura 1.

Mapa hidrogeológico da cidade de Sinop e seu entorno (Finep, 2014).

Figura 2.

Localização dos pontos de coleta de água subterrânea em Sinop, MT.

Conclusões

Não houve indícios de contaminação por pesticidas nas amostras analisadas. É necessário uma análise contínua e regular para definir se os pontos podem estar sendo contaminados, incluindo outros ingredientes ativos usados na região.

Agradecimentos

Finep, CNPq

Referências

BOLDRIN, M. T. N.; CUTRIM, A. O. Avaliação de impactos potenciais nas águas subterrâneas urbanas de Sinop (MT) usando a matriz de Leopold. Geociências (São Paulo. Online), v. 33, p. 89-105, 2014.

CARBO, L; SOUZA, V.; DORES, E. F. G. C.; RIBEIRO, M. L. Determination of Pesticides Multiresidues in Shallow Groundwater in a Cotton-growing Region of Mato Grosso, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society. v.19, n.6, p. 1112-1117, 2008.

CUTRIM, A. O; REBOUÇAS, A. C. Aplicação de sondagem elétrica vertical na estimativa do topo e da espessura de unidades geológicas da Bacia do Paraná na cidade de Rondonópolis-MT. Revista Brasileira de Geofísica. v.23, p.89-98, 2005.

FINEP. Avaliação de métodos de vulnerabilidade à contaminação de aquíferos, na cidade de Sinop, MT e desenvolvimento de um novo método de vulnerabilidade. Relatório Técnico. MCTI – Ministério da ciência, tecnologia e informação. Brasil. 2014.

LUSSI, C. Avaliação hidrogeológica do grupo parecis na região de Sinop-MT. 2005. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) Universidade Federal de Mato Grosso, p. 02. 2013.

NOGUEIRA, E. N.; DORES, E. F. G. C.; PINTO, A. A.; AMORIM, R. S. S.; RIBEIRO, M. L.; LOURENCETTI, C.; Currently Used Pesticides in Water Matrices in Central-Western Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society. v.23, p. 1476. 2012.

POSSAVATZ, J. Contaminação por pesticidas em águas superficiais e pluviais em área de nascente do rio São Lourenço-MT. 2010. Monografia (Bacharelado em Química) Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, p. 41. 2010.

SILVA, C. M. M. S.; FAY, E. F.; Agrotóxicos Aspectos Gerais: Agrotóxicos e Ambiente. Embrapa: Brasília, p. 400. 2004.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ