Extração do óleo de sementes de melão por um método simples e estudo por quimiometria de seu rendimento

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, A.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Vasconcelos, I.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, D.G.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Anjos, J.A.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Ao observar que cerca de 60% das sementes de melão produzidas no mundo são descartadas, teve-se o intuito de criar e analisar a eficácia de um método simples de extração do óleo dessas sementes, para uma análise por quimiometria do rendimento e da interferência de cada parâmetro analisado. Observa-se que o método é viável e que deve ser adaptado para esse tipo de semente com determinados solventes, pois apresentam rendimentos relativamente insatisfatórios. Após otimizado, o processo deverá proporcionar uma maior obtenção desse material, que pode ser destinado a produção de bioprodutos economicamente viáveis, pois apresenta um grande número de ácidos graxos em sua composição.

Palavras chaves

Análise por quimiometria;; Método de extração; Ácidos graxos

Introdução

O Brasil é um país de dimensões continentais com uma proeminente produção agrícola e experiência na produção de oleaginosas e ainda dispondo de uma tecnologia própria para produção de óleos vegetais e para produção de bioprodutos, podendo-se afirmar que o país reúne as condições necessárias para fornecer a viabilidade técnica requerida na consolidação deste mercado e produção em escala industrial para poder suprir as necessidades encontradas em relação a essa produção. O melão, (Cucumis melo L.) é uma fruta muito apreciada e de grande popularidade no mundo. O Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores de melão da América do Sul, com cerca de 17% da produção total (COSTA, s/d). No processamento do melão, o rendimento é da ordem de aproximadamente 40% em massa fresca dos frutos inteiros, isto é, cerca de 60% da matéria-prima é descartada como resíduo (ROCHA, 2011). Assim observa-se a necessidade de se dar um destino para esse material, que seja menos danoso ao meio ambiente. Logo, esse trabalho objetivou-se na extração do óleo de sementes de melão através de um método simples, com 3 tipos de solventes, e posteriormente sendo feita uma análise por quimiometria dos rendimentos que cada um proporciona e a viabilidade do método com tais solventes.

Material e métodos

As extrações foram feitas com hexano, ciclo-hexano e etanol, para comparar o rendimento que cada solvente proporcionava. Assim as sementes foram trituradas e imersas nos solventes sob agitação constante em agitador magnético com aquecimento da marca Nova Ética modelo 114, em tempos de 1 hora e 2 horas, a temperatura ambiente e 40 °C, para observar o rendimento de cada parâmetro combinado. As sementes foram recolhidas de frutos saudáveis e maduros, secas numa estufa de secagem e esterilização da marca Gehaka modelo G402-3D a uma temperatura de 40 °C, após secas foram trituradas em massas de 10 gramas em um multiprocessador da marca Arno, foram adicionados 200 mL de etanol em béqueres e colocada a massa triturada de sementes para a extração do óleo no agitador magnético. Após o tempo de agitação constante foi filtrada a mistura contida no béquer várias vezes, para separação do óleo com etanol da massa restante, lavando com etanol para arrastar o óleo das paredes internas do béquer. Após filtrados foram transferidos para um balão de fundo redondo e seguiu para o evaporador rotativo da marca Tecnal, modelo TE-211 para separar o óleo do etanol, onde o etanol evaporava e ficava apenas o óleo dentro do balão. O óleo obtido foi caracterizado em cromatógrafo HPLC. Todas as análises feitas por quimiometria têm como base os conceitos e discussões do livro Como Fazer Experimentos (NETO et all, 2010). Com os dados obtidos fez-se uma tabela com o rendimento referente a cada extração, e assim um estudo quimiométrico para saber a influencia e a interação do tempo e da temperatura no rendimento da extração.

Resultado e discussão

As extrações foram realizadas em triplicata, os resultados estão expressos nas tabelas 1 e 2. Para o hexano quando se aumenta o tempo de extração á temperatura ambiente, tem-se uma diminuição de 7% no rendimento. Quando se aumenta o tempo de extração á 40°C temos um aumento de 7%. Assim quando se aumenta o tempo de extração existe uma perca de rendimento, e que o aumento da temperatura contribui para aumentar o mesmo. O efeito da temperatura é de 1%, mostrando que o rendimento varia com o aumento da temperatura, tendo assim influencia na reação, enquanto o do tempo e o de interação entre o tempo e a temperatura é de 0%, mostrando que para esse solvente o tempo não influencia com esse solvente. Nas extrações com ciclo-hexano quando se aumenta o tempo de extração se tem uma diminuição de 4,62% no rendimento, e quando se aumenta a temperatura se tem outra diminuição de 4,55%, logo quando se aumenta o tempo e a temperatura se tem diminuição de rendimento com tal solvente. O efeito da temperatura é de - 0,435%, mostrando que a temperatura diminui o rendimento da extração, e o do tempo é de – 4,585%, que também contribui para a diminuição do rendimento. Assim o efeito de interação entre os dois parâmetros é - 0,07%, mostrando que quando combinados o rendimento também diminui. Para o etanol o efeito da temperatura é de 0%, isso mostra que o rendimento não varia com o aumento da temperatura, e que o do tempo é de - 1,5 %, Isso mostra que existe uma diminuição de, em média, 1,5% no rendimento quando se aumenta o tempo. Enquanto que o efeito de interação é de - 1%. Os ácidos graxos contidos no óleo expostos no cromatógrafo hplc foram o ácido esteárico, ácido palmítico, ácido láurico, ácido caprílico, ácido mirístico, ácido miristoleico e ácido oleico.

Figura 2 - Parâmetros analisados com etanol

Estão expressos os valores das extrações com etanol que foram utilizados na análise por quimiometria.

Figura 1 - Parâmetros analisados e rendimentos obtidos nas extrações d

Mostra os resultados obtidos nas extrações com hexano e ciclo-hexano, esses valores foram utilizados na análise por quimiometria.

Conclusões

Podemos concluir que esse método é bastante viável para a extração de vários tipos de óleos vegetais, porém deve-se ter o cuidado de adaptar o processo para adequação do solvente com a amostra, para obter um maior rendimento. Tendo em vista que o solvente que apresentou dados mais expressivos foi o hexano, observa-se a viabilidade de extrações futuras com o mesmo. Portanto deve-se adequar tal método para a obtenção do óleo de sementes de melão, pela oportunidade do aproveitamento do mesmo na produção de bioprodutos de valores agregados consideráveis.

Agradecimentos

Ao PIBIC/CNPq/UFPE pela bolsa de iniciação científica, aos amigos e técnicos do Laboratório de Química do CAA pelo apoio durante as atividades.

Referências

NETO, B. B.; SCARMINIO, I. S.; BRUNS, R. E. Como fazer experimentos: pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
COSTA, N. D.; O cultivo do melão. Disponível em: <http://www.hortibrasil.org.br/jnw/images/stories/Melao/m.69.pdf> Acesso em: 30/07/2014
ROCHA, L.G.; Dossiê Técnico, aproveitamento de resíduos agroindustriais. Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais. Maio, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ